RESENHA DO ARTIGO "POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS: AS ABORDAGENS ESTRATÉGICA E INSTITUCIONAL"
Por: eilane.correa • 16/9/2016 • Resenha • 450 Palavras (2 Páginas) • 1.090 Visualizações
Resenha 2
POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS: AS ABORDAGENS ESTRATÉGICA E INSTITUCIONAL
O artigo aborda as práticas de gestão de pessoas dentro de uma organização, considerando fatores institucionais como legislação, situação do mercado, os acionistas e até a herança histórica da organização.
Lacombe e Chu (2008) destacam que a maior parte das pesquisas existentes sobre gestão de pessoas adota uma abordagem estratégica de recursos humanos, sugerindo que seja possível identificar e desenvolver comportamentos necessários capazes de implementar a estratégia organizacional.
O objetivo do artigo seria apresentar as abordagens que ressaltariam o papael dos fatores institucionais, que tivessem impacto potencial nos processos decisórios da gestão de pessoas. Os fatores institucionais seriam as ações de agentes governamentais, sindicatos, consultorias,associações profissionais e acionistas.
Destaca-se que pesquisas sobre gestão de pessoas (ou Recursos Humanos- RH) vem seguindo quatro abordagens predominantes e complementares: estratégica, comportamental, de recursos da firma e a sistêmica. (WRIGHT; MACMAHAN, 1992 apud LACOMBE e CHU, 2008)
A abordagem estratégica envolveria o entendimento das pessoas como recurso para conseguir uma vantagem competitiva; além do uso de planejamento e coerência entre políticas e as práticas de emprego, o que é chamado de alinhamento interno; integração de políticas e práticas de emprego com estratégias de negócios, chamado de alinhamento externo; e tomada de decisões sobre alguns aspectos da relação de emprego, quando no mais alto nível hierárquico. (SISSON; STOREY, 2000 apud LACOMBE e CHU,2008)
Na abordagem comportametal, há um destaque sobre os papéis mais importantes e fundamentais à implementação da estratégia, levando em consideração que o comportamento seja o principal mediador entre a estratégia e a implementação efetiva. Ressalta-se também que as políticas e práticas de RH devem ser direcionadas à promoção e o controle dos comportamentos necessários à implemntação. Acrescenta-se, ainda, que diferentes estratégias demandam diferentes comportamentos das pessoas. ( SCHULER; JACKSON, 1997 apud LACOMBE e CHU, 2008)
Já para a abordagem da teoria dos recursos de firma,há um direcionamento da atenção para os recursos internos, que podem configurar uma base para obtenção de vantagem competitiva sustentável. (DUTRA, 2001 apud LACOMBE e CHU, 2008)
Com base no levantamento teórico sobre o tema proposto, as autoras apresentaram de forma bem clara e de fácil entendimento,além de terem conseguido atender ao objetivo proposto que era apresentar as abordagens que ressaltariam o papael dos fatores institucionais, que tivessem impacto potencial nos processos decisórios da gestão de pessoas. Pela leitura realizada do artigo pôde-se notar que o tema gestão de pessoas possui grande relevância ao se falar de organizações e resultados.
LACOMBE, Beatriz Maria Vargas; CHU, Rebecca Alves. Políticas e práticas de gestão de pessoas: as abordagens estretégica e institucional. 2008
...