RESENHA REFERENTE AO TESTE: BATERIA FATORIAL DE PERSONALIDADE
Por: whend • 24/5/2018 • Resenha • 1.267 Palavras (6 Páginas) • 2.236 Visualizações
RESENHA REFERENTE AO TESTE:
BATERIA FATORIAL DE PERSONALIDADE (BFP);
A personalidade é um tema bastante abrangente na psicologia, visto que são diversos os estudos científicos que permeiam esse construto, embora existam controvérsias teóricas e metodológicas relacionadas a esse construto. Nesse sentido, a personalidade possui um lugar central nos estudos psicológicos, visto que são diversos os estudos e debates que permeiam a mesma, independentemente do modelo teórico. Portanto, a personalidade descreve e caracteriza padrões de pensamento, sentimento e comportamento.
Nessa perspectiva, um dos meios mais utilizados para mesurar e avaliar a personalidade são os testes psicológicos. Atualmente, há uma diversidade de instrumentos voltados a avaliação e mensuração da personalidade, dentre eles estão os inventários e as escalas. No Brasil, o meio mais utilizado para mesurar e avaliar a personalidades são por intermédio dos testes psicométricos, dentre os quais a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) é a mais utilizada nos mais diversos contexto, por sua multiplicidade na avaliação do construto da personalidade.
Nesse sentido, a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) é um instrumento psicométrico de uso privativo do psicólogo, constituído com a finalidade de investigar e avaliar a personalidade, baseada no Modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF). O público alvo do BFP está compreendido entre adolescentes e adultos, sem limite de idade. Desse modo, o BFP é um teste não verbal, com 126 itens, sendo estes perguntas compreendidas dentro dos 5 (cinco) fatores que o teste se propõe a avaliar. A aplicação pode ser realizada de forma individual e coletiva, não possui limite de tempo de aplicação, visto que o tempo médio é de 40 minutos.
Diversos são os contextos nos quais são utilizados o BFP, dentre eles estão:
- Avaliações no contexto da Segurança, como o porte de arma;
- No Trânsito, para obtenção da CNH;
- Avaliações dentro do contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho, como processos de seleção e avaliação para planos de carreira;
- No contexto de Orientação Profissional;
- Psicologia Escolar e Educacional;
- Psicologia Forense;
- Avaliação Neuropsicológica;
- Âmbito Hospitalar e Clinico.
Nessa perspectiva, o BFP (Bateria Fatorial de Personalidade), investiga 5 (cinco) fatores distintos, de acordo com o Modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF) incluindo dimensões equivalentes ao Neuroticismo (N), a Extroversão (E), a Socialização (S), a Abertura para Novas Experiências (A) e a Realização (R). Nesse sentido, ambos os fatores descritos anteriormente se organizam e se subdividem em outras dimensões.
O Neuroticismo (N), é considerado uma dimensão de ajustamento e instabilidade emocional, sendo constantemente associado as diferenças individuais quando os mesmos são exposto a padrões emocionais distintos. O alto nível de neurotiscismo indica indivíduos propensos ao sofrimento psicológicos, com uma tendência à ansiedade, a autocrítica e a vulnerabilidade, possuindo pouca habilidades de enfrentamento. Entretanto, as pessoas com baixo nível de neuroticismo são otimistas e dotadas de alta autoestima. Nesse sentido, o Neuroticismo é subdividido em dimensões relacionadas a vulnerabilidade, a instabilidade emocional, a passividade e a depressão.
A Extroversão (E), refere-se a quantidade e a intensidade da interações interpessoais, medem a sensação de bem estar do indivíduo, indicando quanto os mesmos são comunicativos, ativos e assertivos. Pontuações elevadas identificam indivíduos otimistas, afetuosos, sociáveis e responsivos. No entanto, pontuações baixas identificam indivíduos introvertidos, reservados, tímidos, propensos a submissão. A Extroversão, pode ser mensurada a partir de dimensões voltadas para comunicação, altivez, dinamismo e interações sociais.
A Socialização (S), descreve a qualidade e o tipo de relações interacionais estabelecidas, ou seja, a socialização é uma dimensão interpessoal. A socialização, está relacionada a capacidade de convívio social, visto que alto níveis de socialização tendem a ser bondosas, generosas e prestativas. No entanto, indivíduos com baixos níveis de socialização tendem a ser retraídos, críticos e egocêntricos. Nessa perspectiva, a socialização, pode ser mesurada através da amabilidade, da pró-sociabilidade e da confiança nas pessoas.
A Abertura para Novas Experiências (A), caracteriza indivíduos criativos, independentes e ousados. Pontuações altas, referem-se a indivíduos com comportamentos exploratórios, que gostam de novidades e que apreciam experiências novas. No entanto, pessoas com níveis baixos de abertura para novas experiências, são mais reservadas e convencionais. Essa dimensão pode ser mensurada por intermédio da abertura a ideais, liberalismo e busca por novidades.
A Realização (R), representa o grau de persistência, controle, organização e motivação do indivíduo, com a finalidade de alcançar determinados objetivos. Escores altos nesse fator indicam pessoas organizadas, decididas, pontuais, perseverante e confiáveis. Entretanto, pessoas com baixos escores nos níveis de realização, não possuem objetivos claros, podem ser descuidas, negligentes e preguiçosas. A realização pode ser avaliada através do índice de competência, ponderação, prudência, empenho e comprometimento.
PROCEDIMENTOS PARA APLICAÇÃO DA BATERIA FATORIAL DE PERSONALIDADE - BFP
MATERIAIS:
Caderno do teste: contém as instruções e 126 itens.
Folha de Resposta: onde são registradas as respostas aos 126 itens e informações sobre os examinandos.
Lápis para anotação das respostas
DA APLICAÇÃO:
A BFP pode ser aplicada de forma individual ou em grupos. O ambiente precisa ser preparado com antecedência à aplicação do teste. Caso a aplicação seja em grupo é necessário que as acomodações sejam suficientes e adequadas, além de pessoal de apoio, caso o grupo seja grande. O teste não tem limite de tempo e usualmente não ultrapassa 40 minutos.
...