RESUMO DA PSICOSSOMÁTICA AMANHÃ
Por: 811078 • 15/11/2020 • Resenha • 669 Palavras (3 Páginas) • 408 Visualizações
Resumo do artigo PSICOSSOMÁTICA AMANHÃ (EUGENIO PAES CAMPOS).
A psicossomática preocupa-se com as interfaces, as conexões, as ligações entre o biológico, psicológico e social. E também se preocupa integração do individuo onde ele se contitui de forma subjetiva e individual.
Desta forma, o mundo atual traz cada vez mais a individualidade e tem um discurso capitalista, que reforça este pensamento e tornando cada vez mais forte entre a população, portanto na piscossomática e via que anda na contramão deste pensamento atual.
O artigo fornece alguns dados importantes e faz um covite para uma reflexão sobre a sociedade da atualidade, onde o “ter” e mais importante que o “ser”.
A tecnologia nós supreende cada vez mais com sua rapidez e com sua desenvoltura, proporcionando agilidade, facilidade e uma quantidade imenssuravél de produtos que são disponibilizados todos os dias para o consumo. Sendo está sociedade que não consegue consumir o que e produzido, a constatação é que só uns poucos usufruem o que é produzido.
“A riqueza está concentrada em cerca de 20% da população mundial. Os 80% restantes, ou estão no limite do suficiente e ávidos com a possibilidade de passar para o “lado de lá”, ou lutam desesperadamente para sobreviver na busca de recursos elementares como alimentação e moradia. O consumismo supera em muito a preocupação ética, com a coletividade, com o conjunto de cidadãos.”
Através desses dados e possivél ver claramente a desigualdade, e podemos refletir sobre esta crítica que o artigo traz da produção em massa e com isso prevalece a força e o poder e cada vez mais acelerado.
Contudo a qualidade de vida fica inatingivél trazendo o mal estar para esta sociedade, que tem muito e nada ao mesmo tempo. A quantidade de pessoas com ansiedade, trantorno de pânico, depressão, stress e muitos outras infermidades causadas por essa opressão que o artigo cita: “oferecendo, seduzindo, impondo o
consumo. Insisto: impondo. Vejam os dizeres: compre! faça! use! adquira! invista! conquiste!.”
Cada vez mais frenetico, e claro que tudo que e em excesso terá consequências e podemos ver claramente que a nossa sociedade cada dia mais encontra-se adoecida.
O autor conclui que a sociedade atual traz uma falta que jamais será suprida, e logo ele faz uma pergunta para o leitor, porque a psicossomática tem haver com esse assunto que foi discutido, já que estamos discutindo sobre a velocidade das coisas no mundo atual. Percebemos logo o desdobramento do texto, trazendo uma sociedade individualista e competitivos.
Assim podemos perceber que não a “libertade” nas escolhas, ficamos em um lupin eterno de satisfazer os nosso desejos, mas esquecendo de dar atenção para o que e realmente importante: as relações interpessoais, família, filhos, cutivar amizades, viajar, lazer e muitas outras formas de ter uma qualidade de vida eficiente e feliz, mas infelizmente o mal estar vem com a velocidade desenfreada trazendo essa desigualdade. E a falta de tempo para as relações com as pessoas e reafirma a ideia de trabalhar cada vez mais horas para relacionar com objetos ou produtos desse desejo.
Percebemos milhares de pessoas desdobrando em horas extras em busca dessa vida ideal e acaba esquecendo de viver o real. O prejuízo que o individualismo traz
...