RESUMO MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
Por: Rodsmoura • 17/10/2019 • Resenha • 882 Palavras (4 Páginas) • 288 Visualizações
RESUMO MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
-- Revisão de literatura cobrindo o período de 1990 a 1997 ( Ambrose; Kulik): Dois grandes grupos a respeito do tema: o que relata pesquisas derivadas de teorias sobre motivação; e o que relaciona a motivação a 3 novos temas:
1) Criatividade
2) Grupos
3) Cultura
-- Revisão realizada por Latham e Pinder(2005): Avanço na teoria sobre necessidades, características pessoais, cognição e afeto, cultura nacional, desenho, do trabalho e modelos de ajuste pessoa-ambiente, nos estudos sobre motivação.
- Chega-se à conclusão a respeito da importância das teorias de estabelecimento de metas, teoria sociocognitiva e da justiça organizacional nas abordagens de motivação do trabalho nas últimas três décadas.
-- Na década de 90, as pesquisas de motivação dividiam-se em 3 grupos:
1) Dos fatores extrínsecos ou intrínsecos do trabalho: relacionava tais fatores com a satisfação no trabalho.
2) Necessidade de realização: acreditava existir uma relação entre a baixa necessidade de realização e baixa satisfação no trabalho.( necessidade de realização: vontade de atingir objetivos que apresentam algum desafio).
3) Ética protestante no trabalho: trabalho como valor central na vida.
-- No início dos anos 2000, a influencia das características pessoais passou a ser considerada importante para a motivação, principalmente relacionando autorregulação e desempenho no trabalho.
- A especificação de metas e a autoeficácia vem sendo testadas como mediadoras nas reações entre características pessoais e desempenho. (a percepção da autoeficácia e a especificação de metas atuam como potenciadoras entre a relação das características pessoais como o desempenho).
- Os valores estão sendo cada vez mais considerados na teoria motivacional: metas são concebidas como meios para a realização de valores .
- Na Teoria da Expectância ( Vroom, 1995) - A valência ( recompensa, ou resultado que advém do bom desempenho) inclui a dimensão valorativa.
- A articulação entre necessidades e valores tem sido incorporada aos estudos sobre motivação e desempenho no trabalho, auxiliando na compreensão das diferenças culturais.
- Os estudos interculturais ressaltam a necessidade de se adotar práticas de gestão distintas.
- Autoeficácia como importante mediadora entre meta e desempenho.
- Cresce o interesse pelo ajuste da pessoa-ambiente, que seria a relação do equilíbrio entre as características do trabalho e as habilidades pessoais. A adequação das metas às habilidades pessoais é importante.
- As revisões previamente mencionadas fazem referencia à consolidação da teoria do estabelecimento de metas no campo da psicologia organizacional e do trabalho.
- Seu suporte empírico envolve o nível de dificuldade da meta e o feedback do desempenho.
- Identificação da meta individual com a meta grupal: potencializa o desempenho do grupo.
MINHA PARTE
- Na revisão de 2005, é possível também identificar o uso da teoria sociocognitiva de Bandura nos estudos sobre motivação no trabalho. Efeito mediador de variáveis cognitivas na relação entre antecedentes e conseqüentes ambientais. Contribuiu para uma concepção menos específica e mais geral da percepção de autoeficácia.
- Autoavalicação: avaliação que as pessoas fazem sobre suas próprias competências e habilidades, e envolve quatro núcleos; autoestima, autoeficácia, estabilidade emocional e lócus de controle. Relação entre autoavaliação e satisfação no trabalho.
- Ferris ( 2013) propõe a relação entre a teoria do núcleo de autoavaliação com a abordagem das orientações de metas motivacionais.
- A orientação de metas motivacionais medeia ( é a base da) a autoavaliação e sua relação com a satisfação no trabalho- soma de experiências prazerosas e crenças positivas sobre o próprio trabalho.
- Foco regulatório: regulação, que pode ser feita pela prevenção ( evitar que algo ruim aconteça, auto proteção, sendo a meta orientada pelas obrigações; ou promoção , que seria buscar um comportamento positivo que enalteça o eu, orientada pelas aspirações e desejos.
...