Registro de Observação
Por: Anderson Gouveia • 17/10/2017 • Trabalho acadêmico • 4.077 Palavras (17 Páginas) • 266 Visualizações
Práticas Sociais e Subjetividade – 2017/2
Registro de Observação
Nome: Anderson Preto Gouveia RA: C53CCE-4
Tema do Grupo: Geração e Idade/ Lazer
Data: 16/09/17 Local: Praça Vitoria Regia
Horário de Início: 14:00 Horário de Término: 15:30 Total de Horas nesta data:1h 30
A seguinte observação foi realizada no dia 16 de setembro de 2017 às 14h e 00 min na praça pública que fica localizada dentro do Bairro Vitória Regia em Sorocaba.
Era um dia bem ensolarado, havia muitas pessoas na praça fazendo exercícios e praticando esportes, muitos grupos de pessoas que pareciam ser amigos e também famílias, uns com garrafinhas de agua nas mãos sentados de baixo de algumas arvores e outros tomando algo que pareciam ser sorvetes.
Nos primeiros minutos de observação pude reparar, bem no meio do parque, debaixo de uma arvore bem grande, um grupo grande de pessoas sentadas, entre elas, quatro mulheres sentadas em um lençol estendido no gramado da praça e mais dois homens em pé conversando com elas. A todo momento aquelas pessoas conversavam sobre algo que não pude ouvir más que dava impressão ser um assunto muito bom, pois, toda vez que um parecia se expressar por palavras sobre algo, outros riam ou pareciam concordar.
Depois disto, no lado direito perto de uns bancos cobertos por galhos de arvores grandes, um grupo de jovens adultos se relacionando entre eles, eram duas mulheres e dois homens que aparentemente eram amigos. Percebi que as duas mulheres conversam entre elas e os dois rapazes que estavam bem a frente delas, em pé com celulares nas mãos, não se relacionavam com elas más pude notar que conversavam bem poucos entre si, pois, a maioria do tempo estava olhando para um aparelho que me parecia ser um celular em suas mãos.
Me dirigi para outra parte da praça, um lugar bem aberto e com poucas arvores, tinha um rio bem grande e uma ponte de madeira onde algumas pessoas passavam por ali e pareciam passar algum tempo olhando de cima da ponte para o rio. Havia um grande número de casais circulando por ali, não pude notar se eram namorados ou casados e até mesmo amigos, más alguns estavam abraçados e outros pareciam praticar exercícios físicos juntos.
No outro lado do rio, naquela mesma praça, um grande número de pessoas praticando algum esporte que me parecia ser futebol, era um grande grupo de homens competindo entre si. Bem próximo a esse grupo, havia um número de mulheres jovens e rapazes sentados em um gramado que pareciam assistir o tempo todo aquele jogo, pois, alguns até dirigiam ao grupo que estava jogando, palavras em voz alta no qual não pude entender a maioria das vezes.
No final de minha observação, numa sorveteria, na travesse da praça, reparei um grande número de pessoas sentadas tomando alguma coisa que aparentemente era sorvete, entre eles muitas mulheres jovens conversando. A todo momento, algumas delas se levantavam da cadeira e ia para dentro da sorveteria e voltava com outro pote que me parecia ser de sorvete, elas voltavam a se sentar no mesmo lugar em que estavam e algumas até mesmo pareciam ir embora com aqueles potes em suas mãos. Na maior parte do tempo aquele grupo de pessoas não vaziam muitas coisas, somente ficavam sentados e conversando entre eles.
Práticas Sociais e Subjetividade – 2017/2
Registro de Observação
Nome: Anderson Preto Gouveia RA: C53CCE-4
Tema do Grupo: Geração e Idade/ Lazer
Data: 17/09/17 Local: shopping Cianne
Horário de Início: 19:00 Horário de Término: 20:30 Total de Horas nesta data: 1h 30
A seguinte observação ocorreu dentro do Shopping Cianne no dia 17 de Setembro de 2017 às 19h e 00 minutos.
Foi escolhido como local de observação dos fenômenos a praça de alimentação do Shopping que fica localizada na parte superior do prédio. Era um local bastante movimentado e com várias bancas de alimentos, muitas filas de pessoas que aparentemente era para fazer pedidos de algum alimento. Nessa praça continha vários objetos como cadeiras e mesas, bancos e alguns vasos de flores.
Nos primeiros minutos de minha observação eu pude reparar um grupo de jovens adultos que estavam em número de quatro pessoas sendo eles, dois homens e duas mulheres. Falavam e conversavam entre si, pareciam estar contentes e se divertindo, estavam bem arrumados que passava bastante tempo conversando e tirando foto um do outro. Um determinado momento uma das duas meninas se levantou com mais outro menino e foi em direção a uma banca de alimentos onde pude reparar que trouxeram com eles uma bandeja contendo algum tipo de alimento. Sentaram e começaram a comer e dialogar entre eles, pareciam estar muito felizes e bem acomodados naquele momento.
Alguns minutos depois, direcionei minha observação a um outro grupo de pessoas que estavam sentadas bem no canto da praça de alimentação. Aquele grupo me parecia ser de uma determinada cultura diferente, pois, se vestiam de uma forma bem diferente de outras pessoas que estavam ali. Pude chegar perto e notar que falavam em outra língua diferente a de português, não pude saber da qual se tratava más parecia ser um grupo de amigos curtindo seus momentos de lazer naquele ambiente.
Em um outro lado, quase no meio da praça de alimentação, pude observar um casal de jovens adultos que estavam sentados conversando e tomando alguma coisa que não pude identificar muito bem, mas me parecia ser sorvete ou outro tipo de bebida, pois havia dois copos bem grandes em cima da mesa com canudos e algum tipo de bebida ou sorvete dentro, tive a impressão que era um casal de namorados, pois, a todo momento um dava abraços no outro.
No final de minha observação, direcionei meu olhar a um grupo de jovens mais o menos de uns vinte e cinco anos de idades, sendo eles duas mulheres e três homens. Estavam entre eles algumas bandejas sobre as mesas contendo algum tipo de alimento e alguns copos que pareciam ser de um tipo de bebida especifica. Notei que eles faziam um pouco de barulhos, pois, pareciam se expressarem muito alto um com o outro, não pareciam estar bravos, pareciam estarem felizes e brincando com algum assunto naquele momento. Observei que, umas das mulheres que estavam ali com o grupo falava sempre mais alto, ria alto e mexia a todo tempo em um aparelho que estava em uma de suas mãos.
Ao lado desse último grupo observado, havia um lugar onde se colocava as badejas após as pessoas usarem a praça de alimentação como ambiente de lazer e refeição. Pude notar que, algumas pessoas que passavam por ali colocavam suas badejas neste local, no qual era um pequeno armário onde empilhava aquelas badejas para serem levadas para outro local que poderia ser um local onde fazia a limpeza daqueles objetos de uso. Más algumas pessoas que também passavam ali não colocava as bandejas naquele local, simplesmente levantavam das mesas onde estavam sentados e iam embora deixando as bandejas nas mesas e seguiam seus caminhos levando somente consigo seus objetos de valores. Então, algumas mulheres que pareciam ser funcionárias do shopping, usando algum tipo de uniforme especifico, iam até as mesas que continham bandejas e restos de alimentos de outras pessoas, limpava tudo e guardava aquelas bandejas dentro do armário e assim as mesas já limpas eram ocupadas por outras pessoas que iam chegando naquela praça de alimentação. Notei que isso era constante a todo momento!
...