Relatório Análise Experimental Sniffy Pró
Por: Cabcouto • 10/10/2018 • Trabalho acadêmico • 3.240 Palavras (13 Páginas) • 1.550 Visualizações
[pic 1]
CAROLINA BENTO COUTO E SOUZA
PETRA LUISE TEUBER
RELATÓRIO FINAL
PRÁTICA EXPERIMENTAL RATO VIRTUAL SNIFF
CURITIBA
2018
CAROLINA BENTO COUTO E SOUZA
PETRA LUISE TEUBER
RELATÓRIO FINAL
PRÁTICA EXPERIMENTAL RATO VIRTUAL SNIFF
Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Análise do Comportamento do Curso de Psicologia da FAE Centro Universitário do Paraná, com a orientação da Prof.ª Inaê Benchaya Duarte.
CURITIBA
2018
SUMÁRIO
Introdução............................................................................................................4
1. Fundamentação teórica...................................................................................4
1.1. Behaviorismo Radical...................................................................................4
1.2. Análise do Comportamento..........................................................................5
2. Metodologia.....................................................................................................7
2.1. Sujeito..........................................................................................................7
2.2. Equipamentos e material utilizado...............................................................8
3. Desenvolvimento.............................................................................................8
3.1. Procedimentos.............................................................................................8
3.2. Resultados...................................................................................................9
4. Considerações finais......................................................................................15
5. Referências.................................................................................................................16
INTRODUÇÃO
A psicologia experimental é, entre a variedade de ramos e correntes da psicologia, aquela que defende que as questões da psique podem ser estudadas através da observação, da manipulação e do registro das variáveis que têm influência no indivíduo, recorrendo, portanto ao método experimental. Utiliza como principal objeto de análise as ações comportamentais dos indivíduos, fazendo uso da manipulação dos registros de dados e variáveis que são observados no comportamento de determinado indivíduo, compostos por um compilado de experimentos realizados em laboratório.
Este método utilizado parte de uma observação considerada científica, com o princípio de analisar os fatos e elaborar hipóteses, tendo como principal objetivo compreender o comportamento humano. Para chegar a este objetivo realizam-se experiências com pessoas, principalmente com animais.
Tendo em vista a metodologia, este trabalho tem por intuito, registrar e estudar os comportamentos que foram evidenciados pelo rato virtual Sniffy, do softwaer Siffy Pro podendo assim contextualizar os conteúdos ministrados em sala de aula.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A análise experimental do comportamento é uma das abordagens da Psicologia, que tem como objetivo entender o ser humano a partir da sua interação com o ambiente, e como se dá aprendizagem de um novo comportamento. Inclui tanto os aspectos filosóficos (Behaviorismo) quanto os seus conceitos fundamentais, este último demonstrado no laboratório de condicionamento operante, geralmente utilizando-se ratos como sujeitos e caixa de Skinner, como equipamento experimental. O Behaviorismo Radical, como intitulado por Skinner, propôs que essa filosofia da Ciência do Comportamento se desse através da análise experimental do comportamento (TOMANARI & ECKERMAN, 2003).
1.1. BERAVIORISMO RADICAL
A teoria do Behaviorismo Radical foi criada na década de 40 por Skinner, desenvolvida como a filosofia da ciência comportamento humano, suas interações com o ambiente e conseqüentemente suas respostas. Através da interferência dos experimentadores é possível observar as mudanças no comportamento do indivíduo (MOREIRA & MEDEIROS, 2007). Para Skinner (2003), qualquer condição que tenha algum efeito sobre o comportamento deve ser considerada. Em sua visão monista, o ser humano é uma entidade única, e não é dividido entre corpo e mente.
Em sua teoria, Skinner utiliza o condicionamento operante e a seleção por consequências para explicar o comportamento. O condicionamento operante método de aprendizagem que ocorre através de reforços e punições para o comportamento. É feita uma associação entre o comportamento e uma consequência para que esse comportamento ocorra, quando um resultado desejável segue essa ação, o comportamento torna-se mais provável de ocorrer novamente no futuro (MOREIRA & MEDEIROS, 2007).
Ainda de acordo com Moreira e Medeiros (2007), teoria de Skinner acreditava que a causa com uma interação complexa que se estende em várias escalas temporais envolvendo organismos e o meio ambiente, isto é, o comportamento desenvolve em três fontes primárias de influência:
- Filogênese, características da espécie;
- Ontogênese, história do indivíduo;
- Contexto sociocultural.
∙ Ontogênese, história do indivíduo;
∙ Contexto sociocultural.
∙ Ontogênese, história do indivíduo;
∙ Contexto sociocultural.
∙ Ontogênese, história do indivíduo;
∙ Contexto sociocultural.
Skinner tem influenciado as práticas psicológicas e contribuindo na teoria comportamental para a educação, o conhecimento de alguns conceitos se faz necessário para melhor compreensão desta abordagem (MOREIRA & MEDEIROS, 2007).
1.2. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Análise do Comportamento é uma ciência com base nos fundamentos e princípios Behaviorismo, tem como objetivo entender o ser humano a partir da sua interação com o ambiente (GOMIDE & DOBRIANSKYJ, 1993).
...