A Sniffy - Psicologia Experimental
Por: glisboa.lkgi • 27/9/2021 • Trabalho acadêmico • 2.121 Palavras (9 Páginas) • 520 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE GUARULHOS
PSICOLOGIA
GIOVANNA LISBOA DE OLIVEIRA
RELATÓRIO SNIFFY
GUARULHOS
2021
[pic 2]
GIOAVANNA LISBOA DE OLIVEIRA
RELATÓRIO SNIFFY
Relatório apresentado ao Professor Jeferson Ulisses da disciplina de Psicologia Experimental do curso de Psicologia da Universidade de Guarulhos.
GUARULHOS
2021
Resumo: A análise do comportamento, em sua maioria, procura mostrar por meio de teste empírico o que enuncia na teoria, por algumas vezes, fazendo testes em animais por questões práticas, biológicas e éticas. Este relatório contém informações de testes realizados através do software Sniffy, que simula o contato com a caixa de Skinner, de maneira virtual, trazendo a possibilidade de observar, analisar e controlar o comportamento, sujeitando o rato albino a uma observação operante, treino ao comedouro e por fim a modelagem.
Palavras-chave: Análise, Skinner, Comportamento, Modelagem, Observação Operante, Sniffy.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5
2. REFERENCIAL TEÓRICO 6
2.1 Tríplice contingência 6
3. MÉTODO 8
3.1 Sujeito 8
3.2 Equipamento 8
3.3 Procedimentos 8
3.3.1 Observação operante 8
3.3.2 Treino ao comedouro 8
3.3.3 Modelagem 8
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 10
5. CONCLUSÃO 12
REFERENCIAS 13
APÊNDICE 14
1. INTRODUÇÃO
O termo behaviorismo nasceu com J. B. Watson em 1913 com a publicação do livro “A psicologia como um behaviorista vê”. Watson, com seu behaviorismo metodológico, afirmava que o homem é o produto do meio e que a psicologia deveria ter como objeto de estudo o comportamento observável.
Logo após, o behaviorismo tomou o caminho de Skinner que foi denominado como behaviorismo radical. Skinner, diferentemente de Watson, defendia que o homem não é totalmente passível ao ambiente e seus comportamentos eram influenciados por suas consequências. Aqueles comportamentos cujas consequências eram reforçadoras tinham mais probabilidades de voltar a ocorrer do que aqueles comportamentos que eram punidos.
Para Skinner, o comportamento operante é uma ação voluntaria do sujeito que produzira uma resposta qualquer. Operando sobre o ambiente, ou seja, é uma ação ou reação do sujeito sobre o ambiente, sendo modificado de algum modo. Esse comportamento é adquirido e mantido devido suas consequências, logo, é aprendido.
Sua preocupação com controles científicos, Skinner realizava a maioria de suas experiências com animais inferiores como, por exemplo, pombo e rato albino. Desenvolveu o que hoje chamamos de “Caixa de Skinner”, aparelho adequado para o estudo animal, onde, normalmente, um rato albino é colocado dentro de uma caixa fechada que contém apenas uma alavanca e um fornecedor de alimento. Quando o animal aperta a alavanca sob as condições e critérios estabelecidos pelo experimentador, uma bolinha de alimento cai sobre a tigela, recompensando-o. Após o animal ter fornecido esta resposta, o experimentador pode colocar o comportamento deste animal sob controle de uma infinita variedade de estímulos. Além disso, o animal está exposto a uma variedade de comportamentos que podem ser modelados gradativamente.
Este relatório refere-se a este exercício pratico, todavia, feito através do Sniffy, um programa totalmente virtual criado para simular a caixa de Skinner, trazendo exercícios como a observação operante, treino ao comedouro e modelagem.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Como estudamos em Psicologia Experimental, o comportamento sempre foi uma grande cifra para a sociedade, todavia, no começo do século XX Ivan Pavlov revolucionou essa ciência iniciando seu experimento, condicionamento respondente, aonde defendia que respostas podem ser eliciadas por estímulos.
O que Pavlov fez foi, resumidamente, apresentar um estímulo neutro ao cachorro, tocando uma sineta por repetidas vezes. Depois, o pesquisador emparelhava uma carne para o cão, logo em seguida do som da sineta, gerando salivação no cão. Após determinado período, Pavlov apresentava apenas o som da sineta e, ainda assim, os cães salivavam como se estivessem comendo carne.
SN (som da sineta) [pic 3]
SI (pedaço de carne) RI (salivar) [pic 4]
Então, o cão associava o som ao estímulo e toda vez que a campainha era soada, o cão salivava, agora, os cães possuíam um comportamento condicionado.
SC (som) RC (salivar) [pic 5]
Este experimento, que ficou conhecido como “Cães de Pavlov”, trata-se de um processo que descreve a origem e a transformação de comportamentos com base no estimulo vs resposta, sobre o sistema nervoso central dos seres vivos.
2.1 Tríplice contingência
Tríplice Contingência é a representação gráfica sobre como determinados comportamentos estão relacionados. É a formula usada pela Análise do Comportamento para estudar e entender como estes comportamentos se relacionam com os estímulos que os antecedem e com os estímulos que a eles se seguem, princípio básico do condicionamento operante.
...