Relatório produzido na disciplina de Psicologia Geral Experimental, referente às aulas no laboratório de informática.
Por: Fyyamma • 30/4/2015 • Relatório de pesquisa • 1.251 Palavras (6 Páginas) • 685 Visualizações
Relatório produzido na disciplina de Psicologia Geral Experimental, referente às aulas no laboratório de informática.
RESUMO
Sniffy Pro - O Rato Virtual é um programa de computador, acompanhado de um manual de laboratório, que tem como proposta servir de recurso didático aplicado ao ensino introdutório de Análise Experimental do Comportamento.
Ao procedimento que estipula comportamentos através das interações com o ambiente denominamos de aprendizagem. Das várias concepções teóricas que estudam o comportamento humano, destaca-se o Behaviorismo, cujo propulsor foi Skinner que procurou explicar como funciona o comportamento humano e de animais apor meio da observação e aplicação dos princípios de condicionamento operante para aquisição, manutenção e modificação de comportamentos.
O objetivo do presente artigo é analisar Sniffy Pro no tocante aos aspectos concernentes à sua pertinência e adequação como material de ensino.
Para a aprendizagem dos conceitos comportamentais, foi utilizado um software para a simulação virtual com um rato denominado Sniffy 2.0. Esteve dentro do programa a aplicação de conceitos como a modelagem, na qual consiste o aprendizado de um novo comportamento, CRF que foi o reforço contínuo de um dado comportamento, extinção que é o desaparecimento de uma dada resposta, razão fixa, onde o organismo deve responder em certa quantidade fixa para a apresentação de um reforço, e treino discriminativo na qual consiste em o organismo responder na presença da luz acesa (S+) e não responder durante a luz apagada (S-).
Conclui-se enfim que toda teoria estudada em sala de aula é efetiva em experimentos de laboratório.
Palavras-chave: caixa de Skinner, análise do comportamento e comportamento operante.
Orientadora:
Prof. Eliane Araújo
SUMÁRIO[pic 1][pic 2]
1. INTRODUÇÃO 4
2. MÉTODO 5
2.1 Sujeito 5
2.2 Ambiente 5
2.2.1 Físico 5
2.2.2 Virtual 5
2.3 Materiais 5
2.4 Equipamento 5
2.5 Instrumentos 6
2.6 Procedimentos 6
2.6.1 Experimento I – Nível Operante 6
2.6.2 Experimento II – Treino ao Comedouro 6
2.6.3 Experimento III – Modelagem 7
2.6.4 Experimento IV – Reforço Contínuo 7
2.6.5 Experimento V – Extinção 7
3. RESULTADOS 9
4. DISCUSSÃO 13
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
ANEXOS
1. INTRODUÇÃO
A análise experimental do comportamento nos proporciona enquanto alunos do curso de psicologia a oportunidade de observar, analisar e prever o comportamento de um sujeito experimental com base em testes empíricos realizados em um laboratório de informática.
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