Relatorio visita Galba Veloso
Por: Lukas Barbosa • 2/5/2016 • Relatório de pesquisa • 571 Palavras (3 Páginas) • 971 Visualizações
Relatório de Visita - Hospitais
Máximo de 2 laudas
Valor: 10 pontos
Data de entrega: 25/04/2016
Elabore um texto, baseando-se em suas observações e naotações após as vitias técnicas relaizadas no Hospital Espírita André Luiz e Hospital Psiquiátrico Galba Velloso, discorrendo sobre os pontos abaixo:
- A urgência: como funciona, de onde vêm encaminhados os pacientes? Qual o percurso do paciente após dar entrada em crise no hospital? Como caracterizar a crise?
- A internação: quanto tempo dura, em média, a internação? Quais são os procedimentos e quais são os tratamentos dispensados neste período?
- Prontuários: como são realizados os registros referentes aos atendimentos psicológicos dos pacientes?
- Levando-se em conta o livro “História da Loucura na Idade Clássica”, de Michel Foucault, você teria alguma crítica quanto ao modo de funcionamento desses serviços?
A visita ao Hospital Galba Veloso foi acompanhada pela Elaide, no dia 12/04/2015
Elaide contou um pouco da historia do Hospital:
O Hospital Galba Velloso - HGV, , foi inaugurado em 1961. Inicialmente, prestava assistência somente para pacientes psiquiátricos. Em 1969, o HGV passou a integrar a recém criada Fundação Estadual de Assistência Psiquiátrica (FEAP). Com a criação da Fhemig, em 1977, a unidade foi incorporada pela Fundação. O Galba Velloso é um hospital público pertencente à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). A unidade assistencial está alinhada aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), às diretrizes da Política Nacional de Humanização e voltada para qualidade dos cuidados prestados aos pacientes.
Realiza o acolhimento e o tratamento do sujeito em crise até a sua estabilização psíquica, assim como a articulação da continuidade do tratamento na rede de atenção à Saúde Mental do município, da região metropolitana e de demais cidades do Estado de Minas Gerais, possibilitando a este sujeito o restabelecimento de seus laços sociais.
O hospital acolhe pessoas de todo o estado e em qualquer estado de crise, maiores de 18 anos , depois de acolher existe uma estadia de 24horas para controlar a crise e permanecer em observação, apos o diagnostico o paciente sera encaminhado para uma das 7 enfermarias de curta ( 3 a 5 dias ), media(19 dias ) ou longa duração.
Cada enfermaria é formada por uma equipe multidisciplinar formada por : Psiquiatra, Clinico Geral, Neurologista, Psicologo, Tecnico de Enfermagem,Psicologo,Terapeuta ocupacional e Assistencial Social.
O procedimento vai variar de acordo com o paciete e sua crise. Vai variar as interveção, se sera preciso aplicar medicamento ou não e tambem o tempo de permanencia.
Os prontuarios são armazenados em um sistema do Galba e apenas os funcionarios e equipe multidisciplin ar tem acesso e quando o paciente é encaminhado para o CAPS o prontuario ajuda na hora de explicar o caso. A principio o prontuario ira conter apenas dados pessoais e contato do familiar. E ficam armazenados por tempo inderteminado em um lugar proprio.
Observando as instalações do Hospital é possivel perceber que muita coisa mudou, os pacientes que estão em tratamento sendo restringido apenas ao patio, eles tem um espaço interativo chamado GALBART, uma forma de tirar o paciente da rotina hospitalar. Tendo em vista a Idade Classica, muita coisa mudou. Agora só falta mudar o preconceito instaurado na sociedade( devido ao que acontecia antes ) de que hospital Psiquiatrico é um lugar de ‘’ditarura militar’’. Mas um local onde uma pessoa que precisa de ajuda sera ajudada da maneira que se deve.
...