TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio visita Galba Veloso

Por:   •  2/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  971 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de Visita - Hospitais

Máximo de 2 laudas

Valor: 10 pontos

Data de entrega: 25/04/2016

Elabore um texto, baseando-se em suas observações e naotações após as vitias técnicas relaizadas no Hospital Espírita André Luiz e Hospital Psiquiátrico Galba Velloso, discorrendo sobre os pontos abaixo:

  • A urgência: como funciona, de onde vêm encaminhados os pacientes? Qual o percurso do paciente após dar entrada em crise no hospital? Como caracterizar a crise?
  • A internação: quanto tempo dura, em média, a internação? Quais são os procedimentos e quais são os tratamentos dispensados neste período?
  • Prontuários: como são realizados os registros referentes aos atendimentos psicológicos dos pacientes?
  • Levando-se em conta o livro “História da Loucura na Idade Clássica”, de Michel Foucault, você teria alguma crítica quanto ao modo de funcionamento desses serviços?

A visita ao Hospital Galba Veloso foi acompanhada pela Elaide, no dia 12/04/2015

Elaide contou um pouco da historia do Hospital:

O Hospital Galba Velloso - HGV, , foi inaugurado em 1961. Inicialmente, prestava assistência somente para pacientes psiquiátricos. Em 1969, o HGV passou a integrar a recém criada Fundação Estadual de Assistência Psiquiátrica (FEAP). Com a criação da Fhemig, em 1977, a unidade foi incorporada pela Fundação. O Galba Velloso é um hospital público pertencente à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). A unidade assistencial está alinhada aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), às diretrizes da Política Nacional de Humanização e voltada para qualidade dos cuidados prestados aos pacientes.

Realiza o acolhimento e o tratamento do sujeito em crise até a sua estabilização psíquica, assim como a articulação da continuidade do tratamento na rede de atenção à Saúde Mental do município, da região metropolitana e de demais cidades do Estado de Minas Gerais, possibilitando a este sujeito o restabelecimento de seus laços sociais.

 O hospital acolhe pessoas de todo o estado e em qualquer estado de crise, maiores de 18 anos ,  depois de acolher existe uma estadia de 24horas para controlar a crise e permanecer em observação, apos o diagnostico o paciente sera encaminhado para uma das 7 enfermarias de curta ( 3 a 5 dias ), media(19 dias ) ou longa duração.

Cada enfermaria é formada por uma equipe multidisciplinar formada por : Psiquiatra, Clinico Geral, Neurologista, Psicologo, Tecnico de Enfermagem,Psicologo,Terapeuta ocupacional  e Assistencial Social.

O procedimento vai variar de acordo com o paciete e sua crise. Vai variar as interveção, se sera preciso aplicar medicamento ou não e tambem o tempo de permanencia.

Os prontuarios são armazenados em um sistema do Galba e apenas os funcionarios e equipe multidisciplin ar tem acesso e quando o paciente é encaminhado para o CAPS o prontuario ajuda na hora de explicar o caso. A principio o prontuario ira conter apenas dados pessoais e contato do familiar. E ficam armazenados por tempo inderteminado em um lugar proprio.

Observando as instalações do Hospital é possivel perceber que muita coisa mudou, os pacientes que estão em tratamento sendo restringido apenas ao patio, eles tem um espaço interativo chamado GALBART, uma forma de tirar o paciente da rotina hospitalar. Tendo em vista  a Idade Classica, muita coisa mudou. Agora só falta mudar o preconceito instaurado na sociedade( devido ao que acontecia antes ) de que hospital Psiquiatrico é um lugar de  ‘’ditarura militar’’. Mas um local onde uma pessoa que precisa de ajuda sera ajudada da maneira que se deve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com