Relatório Farmacológico filme: Mr Jones
Por: Gabriela Santana • 22/9/2019 • Resenha • 582 Palavras (3 Páginas) • 591 Visualizações
Farmacologia
Relatório filme: Mr Jones
- Durante o filme pudemos observar algumas intervenções medicamentosas nos casos de crises e internação.
A primeira droga administrada foi o Haldol®. Seu princípio ativo é o Haloperidol. Para os sintomas de agitação e agressividade é possível obter melhora logo após as primeiras doses para a solução injetável.
Foi possível identificar a administração de Amytal®. Seu princípio ativo é o Amobarbital e está classificado como um Barbitúrico.
Foi prescrito o Carbonato de Lítio, porém só foi consumido com regularidade durante o período de internação.
- Haldol® ou haloperidol é um antipsicótico do grupo das butirofenonas. Ele é um bloqueador potente dos receptores dopaminérgicos centrais, classificado como um antipsicótico muito incisivo. O haloperidol não tem atividade anti-histamínica ou anticolinérgica. Como consequência direta do bloqueio dopaminérgico, haloperidol apresenta uma ação incisiva sobre os delírios e alucinações (provavelmente a nível mesocortical e límbico) e uma ação sobre os gânglios da base (via nigro-estriatal). O haloperidol causa sedação psicomotora eficiente, o que explica seus efeitos favoráveis na mania, agitação psicomotora e outras síndromes de agitação.
Injeções de Amytal® ou amobarbital de sódio são indicadas para pessoas que precisam ser sedadas ou para dormir. A principal ação do barbitúrico é sobre o Sistema Nervoso Central. Eles podem causar depressão profunda, mesmo em doses que não têm efeito sobre outros órgãos. A depressão pode variar sendo desde um efeito sedativo, anestésico cirúrgico, ou até a morte. Outro efeito dos barbitúricos é o de causar sono, podendo induzir apenas o relaxamento (efeito sedativo) ou o sono (efeito hipnótico), dependendo da dose utilizada. Os efeitos colaterais mais comuns são Sonolência, dor de cabeça, depressão, confusão.
Carbonato de Lítio é indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos afetivos bipolares; no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno afetivo bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na tentativa de prevenção da mania recorrente; prevenção da fase depressiva e tratamento de hiperatividade psicomotora. Quando dado a um paciente em episódio maníaco, o Carbonato de Lítio pode normalizar os sintomas num período que varia de 1 a 3 semanas.
Estudos pré-clínicos mostraram que o Carbonato de Lítio altera o transporte do sódio nas células nervosas e musculares provocando uma alteração no metabolismo intraneural das catecolaminas, porém o mecanismo específico de ação do Carbonato de Lítio (substância ativa) no tratamento da mania é desconhecido.
Apesar de o Carbonato de Lítio restabelecer o humor nos transtornos bipolares, o paciente tem reações emocionais normais e pode sentir ou não pequenas interferências com a capacidade física e mental.
...