Sniff - O Rato Virtual
Por: Lo-Ruama • 13/9/2015 • Relatório de pesquisa • 2.278 Palavras (10 Páginas) • 4.281 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA GERAL EXPERIMENTAL
TÍTULO:
LO-RUAMA BUZATTO DOS SANTOS – RA. C01104-5
HAIANOAN BACAN RAMOS – RA. C00EEC-6
São José do Rio Pardo
Abril de 2015
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA GERAL EXPERIMENTAL
TÍTULO:
LO-RUAMA BUZATTO DOS SANTOS – RA. C01104-5
HAIANOAN BACAN RAMOS – RA. C00EEC-6
Relatório Científico de Atividade Prática Supervisionada em laboratório, sob orientação do Prof. Augusto Amato.
São José do Rio Pardo
2015
Resumo
Iremos falar a seguir de um assunto referente a Caixa de Skinner. Este experimento com a Caixa de Skinner vem com o interesse de nos ensinar e nos fazer refletir que em nosso meio passamos por vários estímulos onde somos reforçados ou punidos positivamente ou negativamente além de nos mostrar que certos comportamentos que chegam a acontecer e com qual frequência acontecem. O objetivo da Caixa de Skinner é observar se o sujeito (rato) é ativo aos vários estímulos dados e que comportamentos ele apresenta. Passamos algumas vezes pelo laboratório com o objetivo de observar os comportamentos como por exemplo: NO, CRF, Estímulos e Respostas e outros. Como já foi dito, fizemos os testes com um rato virtual em uma sala de laboratório de informática. O programa usado chama-se Sniffy Pró – O Rato Virtual. Ele imita o comportamento de um rato de verdade em uma caixa de Skinner que o condicionará e introduzirá estímulos ao longo de seu comportamento. Nosso dever foi usar as mesmas funções que B.F Skinner usou para modelar o rato, e depois de termos todos os dados anotados passamos as anotações em gráficos e por fim analisar, discutir e comparar tudo que aprendemos.
Palavras – Chave: Skinner; Estímulo; Resposta; Condicionamento.
SUMÁRIO
- Sumário
1 Resumo
SUMÁRIO
3 Introdução
4 Método
4.1 Sujeito
4.2 Ambiente, materiais e instrumentos.
4.3 Procedimentos
4.3.1 Treino ao Comedouro
4.3.2 Modelagem:
4.3.3 CRF:
4.3.4 Extinção:
4.3.5 Discriminação:
5 Resultados
5.1 Gráfico 1
5.2 Gráfico 2
5.3 Gráfico 3
5.4 Gráfico 4
5.5 Gráfico 5
6 Discussão
7 Referências Bibliográficas
Introdução
Sniffy Pro é um programa de computador aplicado no ensino de Analise Experimental do Comportamento. É um material didático que nos oferece a chance de estudar e experimentar as atividades feitas no laboratório de comportamento operante em quem ratos são usados como objeto de pesquisa e como equipamento de experiência a Caixa de Skinner.
Para a produção dessa experiência foram usados a observação, esquemas de reforçamento, estímulos discriminativo e delta, extinção operacional e por fim razões variável e fixa.
Primeiro observamos o comportamento do animal em seu ambiente virtual e sua aproximação a barra, em seguida, de acordo com nossas anotações e com a ajuda do manual do programa Sniffy Pro – O Rato Virtual e o modo como o animal se comportava iniciamos os processos de reforçamento. Os processos de Reforçamento são estímulos dados ao animal, como, por exemplo, os estímulos discriminativo e delta que são testes de condicionamento realizados no rato. O processo de extinção operacional é quando todos os estímulos oferecidos ao animal até determinado momento são retirados. E por fim as razões variável e fixa que definem o condicionamento do rato.
Assim, depois do animal ter passado por todo esse processo demos início aos resultados e discussões acrescentando novas críticas ao nosso dia a dia e compreendendo melhor o que tanto estudamos sobre B.F Skinner neste semestre.
Método
Sujeito
O sujeito é o programa Sniffy Pro – O Rato Virtual versão 2.0, estabelecido pela faculdade Universidade Paulista – Unip. Foi com ele que nós, os alunos de Psicologia, simulamos a Caixa de Skinner e realizamos os experimentos. Inicialmente ele era um rato sem nenhuma experiência prévia com esse tipo de experimento e foi privado de alimento.
...