Relatório Sobre Psicologia e Suas
Por: larieszs • 10/11/2019 • Trabalho acadêmico • 376 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
Relatório sobre Psicologia e SUAS.
Na psicologia há diversas formas de atuação, porém ainda está presa em algumas representações e deu alguns exemplos de modelos de atuação: profissional autônomo, focado do modelo médico e a atuação em consultório particular, além de atualmente 50% dos profissionais estarem atuando em políticas públicas.
A psicologia se iniciou como profissão com a “elite como clientela”, pois a terapia era considerada como um luxo, já que apenas pessoas com condições financeiras tinham acesso e também com um status social. Houve muitas críticas a esse modelo, pois a psicologia deveria ser mais que uma atividade de luxo e não reduzida a uma simples técnica de soluções de problemas. Enquanto conselho começou a funcionar nos anos 70, tendo três funções: orientar, fiscalizar e disciplinar, através do código de ética.
SUAS: Sistema Único de Assistência Social e a Atuação do Psicólogo no SUAS.
Entrando no tema da palestra, foi enfatizado que ao falar de políticas públicas é importante o psicólogo fique atento aos processos de construção de subjetividade, para contextualizar a história de vida daquela pessoa e a situação que ela se encontra naquele momento. A palestrante esclareceu que a comissão de políticas públicas do CRP-RJ e Federal, estabeleceram 17 referências técnicas para a atuação do psicólogo em políticas públicas, sendo 15 dessas para a atuação prática e duas para a gestão: uma no SUS e uma no SUAS.
Segundo a palestrante, a assistência social no SUAS é divida em assistência básica e assistência especial. A assistência básica é coordenada pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), sendo uma política de prevenção para famílias, grupos ou indivíduos em situação de vulnerabilidade social. A assistencial especial é coordenada pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), onde são atendidas as pessoas em situação de violência, como por exemplo, violência contra ao idoso, a mulher e a criança ou adolescente. No CRAS o psicólogo irá acolher essas famílias, grupos ou indivíduos, realizando oficinas para fortalecimento de vínculos e no CREAS irá realizar serviços de encaminhamentos a abrigos ou casas especializadas e fazer planos de contingência para emergências e desastres.
Cabe então o psicólogo participar das ações realizadas no CRAS e no CREAS, articulando sua atuação a um plano de trabalho elaborado em conjunto com a equipe interdisciplinar.
...