Relatório organizacional
Por: Luanalsn • 26/11/2016 • Trabalho acadêmico • 3.266 Palavras (14 Páginas) • 311 Visualizações
FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
WEBFÓLIO
CURITIBA
2016
LUANA NASCIMENTO
WEBFÓLIO
Projeto de estágio apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Psicologia Organizacional.
Orientador (a): Prof. (ª) Hellen Priscila Farias Moletta
CURITIBA
2016
- INTRODUÇÃO
O trabalho atual aborda a descrição do estágio desenvolvido para disciplina de Psicologia Organizacional, que tem por objetivo o resumo três temas relacionados a esta área, como o Recrutamento e Seleção, Integração de colaboradores e Processos Motivacionais que serão correlacionados com as vivencias, possibilitando assim maior compreensão e assimilação dos conteúdos, o trabalho foi realizado no CAPE/DENARC Centro Antitóxico de Prevenção e Educação, o objetivo deste local é atender toda a comunidade que tenha problemas relacionados ao uso, abuso e dependência de substancias psicoativas. É um órgão de apoio que foi criado pela Secretária de Estado da Segurança Pública (SESP), em 17 de março de 1994.
O Centro Antitóxicos de Prevenção e Educação – CAPE, teve inicio com a Resolução n° 226/94, junto a Delegacia Antitóxicos, atuando conforme a antiga Lei 6368/1976, sobre drogas que prendia o usuário de drogas, no entanto, o usuário que era apreendido não ficava preso logo apos o pagamento de fiança era solto e recebia uma documentação do serviço social e do setor de psicologia, então era intimado a comparecer no CAPE para receber orientações e aconselhamento sobre os malefícios causados pelas drogas. .
Por fim, o estágio foi realizado no departamento iniciando com a observação do local e auxilio nas atividades da área recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e gestão de pessoas.
1.1 OBJETIVOS
- Conhecer o ambiente e a estrutura física do local;
- Verificar as necessidades do local;
- Especificar os problemas correlacionando com a teoria;
- Sugerir estratégias para resolução do problema identificado;
2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
2.1 HISTÓRICOS DA POLICIA CIVIL
Em 1760 o Rei de Portugal D. José I cria o que viria a ser o primeiro cargo de Intendente Geral de Polícia da Corte e do Reino, com amplos poderes e ilimitada jurisdição, com o objetivo de garantir a ordem, a segurança e a paz públicas. O Intendente Geral era responsável por todo o Brasil, nas vilas havia os Delegados e Subdelegados do Intendente, como seu representante. Por Decreto Imperial, é nomeado o primeiro Chefe de Polícia do Paraná, o Bacharel Antônio Manoel Fernandes Júnior que veio do Rio de Janeiro, juntamente com o Presidente da Província, Zacarias de Goes e Vasconcelos.
Em 22 de novembro de 1871, por Decreto Imperial n.º 4824, foi instituído o inquérito policial. Em 17 de junho de 1911, pelo Decreto n.º 262, foi instituída a Guarda Civil do Paraná, órgão civil, incumbido de auxiliar na manutenção da ordem e segurança públicas, e teve honrosa atuação, sendo considerada corporação de elite da Polícia Civil.
Em 1918 foi publicada a obra "O Agente Policial", de autoria de Antônio Francisco Nauffal que se constitui numa das primeiras manifestações sobre o desempenho, a utilidade e os meios necessários para a missão policial, que foi enriquecida com a divulgação de técnicas da polícia científica, cujo uso na época era considerado heresia.
No ano de 1922, com a Lei n.º 3052 foi concebido a polícia de carreira. Com Emenda Constitucional n.º 03 de 1971 fixou a organização da Polícia Civil com carreiras funcionais, criou-se o Conselho da Polícia Civil e determinou o provimento da carreira de Delegado de Polícia por Bacharel em Direito, aprovado em concurso público.
O primeiro Estatuto da Polícia Civil foi determinado pela Lei Complementar n.º 03 de 1974, estabelecendo a organização da Polícia Civil. Segue-se o decreto n.º 4.884, de 24 de abril de 1978 que regulamenta a estrutura da Polícia Civil. A Lei Complementar n.º 14 de 1982 – Segundo
Estatuto da Polícia Civil - muda a denominação do órgão para Departamento da Polícia Civil, com a mesma subordinação, tendo como titular, o Delegado Geral, cargo a ser exercido obrigatoriamente por um Bacharel em Direito, preferencialmente ocupante do cargo de Delegado de Polícia, da classe mais elevada.
Portanto, a Polícia Civil é organizada da seguinte forma:
[pic 1]
FIGURA 01 – Organograma da Polícia Civil do Paraná
2.2 DENARC
Diante a premente necessidade de combater o narcotráfico, o Departamento da Policia Civil instituiu a Delegacia Antitóxicos - DATOXO , pois o combate às drogas sempre foi uma das maiores preocupações da Polícia Civil. Juntamente com a referida delegacia, para a prevenção e educação sobre drogas, através da RESOLUÇÃO n.º 226 de 17 de março de 1994, D.º n.º 4.230 de 28.03.94, criou o Centro Antitóxicos de Prevenção e Educação (CAPE), ambos subordinados à Divisão de Investigações Criminais - DIC. Em 1997, através do Decreto nº 3.211, de 10 de junho de 1997, do Governador Jaime Lerner, foi criado o Grupo Especial de Trabalho - Força Especial de Repressão Antitóxico - FERA, subordinado diretamente ao Delegado Geral do Departamento da Policia Civil do Estado do Paraná.
Com o aumento da criminalidade, e da demanda de investigação para repressão ao Narcotráfico, o Governo do Estado do Paraná, no âmbito de suas atribuições, através do Decreto n° 2.428, de nove de agosto de 2000, criou a Divisão de Narcóticos - DINARC, a qual foi inserida na estrutura da Polícia Civil, no nível de execução. Com a criação da Dinarc, a Delegacia Antitóxicos, o CAPE e o FERA, deixaram de ser subordinados da Divisão de Investigações Criminais - DIC e do Delegado Geral, respectivamente, para serem todos subordinados à mesma divisão, ora instituída.
...