TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevancia Do Desenvolvimento

Monografias: Relevancia Do Desenvolvimento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

(ETAPA 3)

A RELEVÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, MOTOR, INTERPESSOAL E INTRAPESSOAL.

O afeto oferece estrutura às pessoas, dando fonte de saúde mental.

Em uma família, normalmente o casal depende um do outro. Mas os filhos são dependentes dos pais. É à partir dessa relação que a criança vai organizando e estruturando sua personalidade.

Há famílias que não são estruturadas, não exercendo suas funções de pais, onde acabam gerando crianças sem identidade própria, sem vontade de se desenvolver.

Crianças que atravessam a fase de divórcio dos pais sentem um abalo intenso, porém, é criado um novo modelo funcional, onde o diálogo jamais pode faltar e os pais se fazerem presentes.

Englobando esse assunto, nos deparamos que a família tem a função de educar e preparar a criança para o convívio social.

Nos tempos de hoje, os pais estão cada vez mais estressados, sobrecarregados pelo trabalho, deixando os momentos “do brincar” com seus filhos cada vez mais de lado.

Portanto, promover atividades que envolvam pais e alunos mostra para a criança de que os pais estão interessados em sua educação.

Promover uma manhã de brincadeiras/gincanas para atividades em família, com exercícios de alongamentos e relaxamentos, brincadeiras como: amarelinha, corridas de três pernas, cabo-de-guerra, corrida de sacos, piquenique, soltar pipa, dança da cadeira, xadrez, dados de montar, entre outras.

Resgatando a atividade de brincar entre pais e filhos, todos vão se divertir, afinal, todos nós já fomos crianças.

Com todas as sugestões de brincadeiras citadas acima, a mente da criança será estimulada em diversas áreas:

• Lingüística: é a ciência que estuda a linguagem. Está voltada a explicar como a linguagem funciona e suas variações e dialetos, ou seja, a criança tendo maior contato com pessoas adultas enriquecem sua linguagem, desvendando novas palavras e seus significados;

• Linguagem: ferramenta de comunicação para interagir com si próprio e com o mundo. Ela pode ser: Linguagem Verbal que acontece por meio das palavras, sendo ela escrita ou falada e Linguagem Não Verbal: através de expressões faciais, gestos, silêncio, tom de voz, pronúncia, postura corporal;

• Personalidade: o ambiente em que a criança se desenvolve, o modo de envolvimento dos pais e a forma de demonstração de carinho desde a alimentação até os cuidados básicos, fazem parte do processo de formação da personalidade. Tendo os pais essa importante contribuição para a formação da personalidade, motivar e proporcionar o convívio entre pais e filhos é primordial para o bom resultado do desenvolvimento da criança;

• Cognitiva: este termo está relacionado com o processo de conhecimento que envolve diversos fatores como: o pensamento, a linguagem, a memória, a percepção e o raciocínio que fazem parte do desenvolvimento intelectual.

Com a companhia dos pais (ou de um adulto responsável pela criança), a criança se sentirá mais segura, conseguindo abstrair maior conhecimento, além de aprender brincando;

• Emocional: as crianças absorvem informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com