Resenha Dilema das Redes Sociais
Por: dedessaguimass • 18/10/2023 • Trabalho acadêmico • 434 Palavras (2 Páginas) • 78 Visualizações
Resenha sobre o documentário:
O dilema das redes
Andressa Guimarães | Produção e interpretação de texto | 29/03/2023
Dilema das redes
Nesse documentário podemos analisar as redes sociais, que chegou no mundo prometendo facilidade nas interações, como nas vendas online onde a comunicação é mais rápida e abrange-te do que em uma venda física. Facilitando para um mundo mais social, entretanto, podemos notar certa dependência dessa tecnologia, desde um programa de pesquisa para fazer um trabalho, a uma notificação que chega em seu celular de alguma rede social. Vícios que desencadeiam transtornos psicológicos aos seus usuários.
A ideia apresentada no documentário passa que se você não paga pelo produto (aplicativo) você é o produto. Em consequência disso, é possível notar que as redes sociais (Facebook, Instagram, Tiktok, Twitter etc.) fazem de tudo para que o usuário mantenha o máximo de tempo conectado, e desta forma possibilita que a ferramenta crie um perfil de acordo com padrões de comportamentos e gostos de cada usuário. Com posse dessas informações, esses perfis serão vendidos a grandes indústrias de atacado e varejo. Tendo isso em mente, essa indústria tem como objetivo usa da psique dos usuários para mantê-los “presos” o máximo de tempo possível, usando de algoritmos que direcionam os conteúdos que o perfil do usuário mais se identifica.
Entretendo, o lado obscuro de todo esse comércio vem sendo exposto, como por exemplo, as Fakes News, que durante a pandemia do covid-19 trouxe desespero para a população mundial. E com a população já fragilizada decorrentes tamanhas tragédias, ainda teria que lidar com a propagação de falsas notícias, que normalmente são acompanhadas de um sensacionalismo gritante que facilita sua disseminação. Além disso, temos as doenças decorrentes aos vícios nas ferramentas, como por exemplo o Instagram, as comparações de padrões de vida, beleza e status social que são feitas pelos usuários, que se depreciam ao não conseguirem se igualar.
Diante disso, podemos concluir que a indústria virtual aproveita a vulnerabilidade de cada individuo, pois somos seres biologicamente sociais e temos a necessidade de estarmos sempre interagindo. O processo químico ocorre durante o uso dessas ferramentas sociais, e nosso encéfalo sempre que é estimulado com as interações, liberam grandes descargas de hormônios, e um deles é a dopamina, que é responsável por sensações de prazer. E com isso, o cérebro acaba se acostumando e se viciando. E quando o usuário deixa de interagir, pode desencadear vários problemas, dentre eles a depressão. Portanto, este documentário tem papel muito importante, e serve como alerta para que vejamos o quanto
nossa sociedade está sendo prejudicada diante o descontrole aos acessos as redes sociais.
PÁGINA
...