Resenha critica de violência social
Por: Malone Rodrigues • 29/4/2022 • Resenha • 366 Palavras (2 Páginas) • 98 Visualizações
Resenha crítica; Violências e contemporaneidade
Disciplina: Psicologia Social
Membros do grupo:
Nosso grupo se teve em uma análise do artigo “violências e contemporaneidade[1]”, escrito pela Dra. Irme Salete Bonamigo, que possui graduação em psicologia, mestre e doutora em Psicologia Social, e atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e do Curso de Psicologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)[2]. O artigo foi publicado na Revista Katálysis, que é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e pelo Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. A Revista Katálysis tem o objetivo de publicar produções científicas atuais e relevantes relacionadas ao Serviço Social, englobando temáticas das Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, política social, trabalho, questão social e saúde pública[3].
Este artigo que foi disponibilidade/indicado para o estudo da temática da violência, pelo professor Prof. Gustavo Affonso Gomes, na disciplina Psicologia Social. O texto começa com uma discussão do sentido etimológico do termo violência, fazendo uma análise das suas mais diversas possibilidades de definição e interpretação em nosso contexto social. O material da Professora Irme também apresenta as práticas consideradas violentas na atualidade. Segundo a pesquisa da psicóloga a contemporaneidade é compreendida tendo como referência a teoria da sociedade global de riscos, proposta pelo sociólogo alemão Ulrich Beck, o que assume uma postura que conceber as violências como configurações contemporâneas, associadas à imprevisibilidade e aos riscos que compõem o mundo moderno. Ela também identifica as narrativas de segurança emergente como uma contingência de mobilizar os indivíduos a legitimar práticas de vigilância e controle sociais, criando uma estratégia de acesso e manutenção do poder de governar um município, um estado, uma nação. Irme apresenta algumas proposições teórico-metodológicas para o estudo das violências na contemporaneidade, a partir da sua pesquisa, com fundamentos da sociologia.
Vamos fazer uma breve apresentação de algumas das violências apresentadas pela pesquisadora.
- Violência física (Negão)
- Violência moral (luquita)
- Violência de gênero (Alexandre)
- Violência social (Guilherme)
- Violência verbal (Malone)
Conclusão
[1] BONAMIGO, Irme Salete. Violências e contemporaneidade. Rev. katálysis vol.11 no.2 Florianópolis July/Dec. 2008. Disponível em:
[2] BONAMIGO, Irme Salete. Google Acadêmico. Perfil pesquisador. Disponível em:
[3] Revista Katálysis. Sobre a revista. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/index
...