Resiliência
Por: PaolaScotto96 • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 844 Palavras (4 Páginas) • 233 Visualizações
O presente trabalho a seguir é sobre o termo resiliência, uma palavra oriunda da física que nada mais é do que a capacidade que um corpo ou indivíduo tem de lidar com uma ruptura ou situação penosa de forma tranquila, podendo voltar ou continuar em seu estado normal.
O objetivo principal é compreender e colocar em prática a habilidade de resiliência, que mais concretamente refere-se a como devemos nos comportar corretamente e adequadamente frente a diversas situações e obstáculos que acabamos enfrentando diariamente, para isso, veremos que são importantes diversos comportamentos diários, como a autoconfiança, que nada mais é que do que a convicção da nossa própria capacidade para fazer ou realizar algo.
A metodologia utilizada foi a pesquisa via internet, enriquecida com discussões com outros indivíduos e artigos como o do Dr. Cristiano Nabuco.
O termo resiliência veio originalmente da Física, que significa a quantidade de força crítica que um material pode suportar e sua eficiência de retornar ao seu estado natural sem qualquer lesão ou danificação, porém, a física dispôs esta palavra para a psicologia, que acabou criando a expressão resiliência psicológica, para facilitar a compressão frente as pessoas que lidam com insatisfações e desapontamentos diários. Dadas as informações, para a psicologia, a resiliência nada mais é do que a capacidade de um indivíduo de lidar com seus impasses, enfrentar e vencer os seus problemas e obstáculos sem render-se a pressão.
Desde os primeiros passos, pessoas que se esquivam e fogem de dificuldades ou que até mesmo que são poupadas pelos pais ou avós de problemas cotidianos comuns como emprestar algum objeto ou até mesmo ouvir um não, deixam de ter a habilidade de resiliência, fazendo com que desta forma, quando crescerem, estes indivíduos não conseguirão lidar e nem tratar os problemas adequadamente, e acabam não sabendo como enfrentar diferentes situação da maneira correta. Falando de um modo claro e simples, quanto mais você treina sua habilidade de resiliência, mais fácil será para você lidar com as contrariedades e contratempos da vida.
A necessidade de ter a capacidade e aptidão da resiliência pode se apresentar em diversos momentos da vida de cada indivíduo, ou seja, no seu trabalho, no seu ambiente de estudo ou até mesmo dentro da sua própria casa, ou seja, a pessoa deve ter a capacidade de superar e lidar com problemas, resistindo à pressão de diversas situação sem se estressar ou entrar em um surto. Vale deixar claro, que a resiliência não pode ser considerada um traço da personalidade ou caráter de cada um, mas sim um aprendizado e interesse de cada indivíduo, dependo inclusive dos seus sistemas de criação, como o círculo social, familiar e até cultural, portanto, qualquer um de nós é apto para ter a habilidade de resiliência sem sofrer com a pressão.
Não é difícil encontrar sites e reportagens que ajudam e facilitem um bom comportamento para ser uma pessoa resiliênte, dentre alguns deles, podemos encontrar a autoconfiança como alicerce para encarar as diversas situações, controle emocional e empatia também são encontrados, saber se colocar no lugar do outro indivíduo e compreender a situação de outro modo, ter calma e manter o foco, são tão importantes quanto a autoconfiança. Mas nada adiantara se você não for otimista e pensar sempre positivo, encarar as mudanças e as dificuldades como novas oportunidades e aceitar a mudança como um crescimento é a chave para ser uma pessoa resiliênte e sem problemas com pressão do seu círculo social.
...