Resumir os mecanismos de proteção
Resenha: Resumir os mecanismos de proteção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luizadedeus • 4/11/2014 • Resenha • 258 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
Faça uma síntese sobre os Mecanismos de Defesa.
Ás vezes um acontecimento pode ser algo muito constrangedor, doloroso e desorganizador. Por isso, para lidar com esse problema, a pessoa “altera”, ou suprime a realidade.
São vários tipos de mecanismos que a pessoa pode usar para alterar esta realidade, chamados de mecanismos de defesa. Que são processos usados pelo própria pessoa e são inconscientes, ou seja, ocorrem mesmo que o indivíduo não queira.
Para Freud, esses mecanismos são uma forma que a pessoa apaga da memória alguns conteúdos indesejáveis.
Estes mecanismos são: Recalque: A pessoa “não vê”, “não ouve” o que acontece. Acontece uma supressão em uma parte da realidade. Esta parte que não é percebida pelo indivíduo faz parte de um todo e, ao ser “apagado” altera todo o sentido do acontecimento. Este é o mais radical dos mecanismos de defesa.
Formação Reativa: A pessoa tenta afastar um desejo, e para isso ela começa a ter uma atitude contrária a essa vontade.
Regressão: A pessoa volta para etapas anteriores de seu desenvolvimento; é uma passagem para modos de expressão mais primitivos.
Projeção: São várias distorções do mundo externo e interno. A pessoa projeta algo dela no mundo externo e não vê que aquilo foi projetado como algo seu que considera indesejável.
Racionalização: A pessoa cria argumentos intelectualmente convincentes e aceitáveis, que explica os estados alterados da consciência. Ou seja, uma defesa que justifica as outras.
Além destes mecanismos de defesa pessoal, existem outros: denegação, identificação, isolamento, anulação retroativa, inversão e retorno sobre si mesmo. O uso destes mecanismos não é patológico, porém distorce a realidade.
...