Resumo Capitulo Psicólogo nas Comunidades
Por: Elaine Cristina Evangelista Pereira • 21/3/2022 • Resenha • 524 Palavras (3 Páginas) • 201 Visualizações
Entende se que no campo da higiene mental e dentro da saúde pública o psicólogo tem múltiplas tarefas e funções que contribuem de forma específica para o bem-estar do indivíduo, entendo que dentro do tema psico higiene, atuando fora da saúde pública também se aplica às comunidades.
O autor em referência, chama a reflexão, na minha opinião, muito bem pautada , na atenção do profissional, atuando em comunidades, não somente focando nos indivíduos, atendendo às situações cotidianas.
A comunidade representa um espaço geográfico onde o indivíduo se mostra na função na qual desenvolvem a vida explícita não havendo uma tarefa comum que os una.
Já na instituição, os seres humanos exercem funções, tarefas que os unem, achei bem colocado essa explicação.
Portanto, o trabalho deste profissional a ser desenvolvido tem como objetivo a promoção de saúde (dentro do campo de saúde pública e da higiene mental) tem sua esfera de atuação no seio da própria comunidade, sobre os aspectos das condições de vida e do tipo de vida que ali se desenvolve. A intervenção deverá ser efetuada sobre uma estrutura complexa que constitui uma verdadeira constelação multifatorial integrada por todas as atividades, institucionais, normas e interações que se dão numa comunidade.
Autor aponta alguns pontos a serem considerados, dois primeiro dois objetivos da higiene mental requerem uma ampla participação do psicólogo, não só quanto ao psicodiagnóstico e à psicoterapia, como também, na promoção e divulgação de conhecimentos que alertem a comunidade para solicitar ajuda médica ou psicológica, combater os preconceitos da doença mental, bem como fatores psicológicos que intervêm no funcionamento das instituições assistenciais. Um terceiro aspecto seria refere à profilaxia ou à prevenção da doença, ou seja definir recursos psicológicos para prevenir as doenças.
O quarto aspecto, seria É a reabilitação, que consiste na ajuda psicológica , promover a reintegração a família, e a minimizar os pontos pelos quais ele ficou doente. E o quinto aspecto quinta etapa está dada pela promoção da saúde .
A promoção de saúde onde o psicólogo na comunidade deve situar no seio desta comunidade, chamado pelo autor de constelação multifatorial. Entendi para que este trabalho seja feito da melhor maneira possível, o profissional precisa de um vasto conhecimento sobre essa comunidade, de forma geral e especifica, assessorando poderes públicos, organismos diretivos e pessoas chaves.
Trabalhando em diversos tipos de instituições, como familiar, escolar, clubes. Abrangendo, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Participando nas diversas etapas do desenvolvimento, atuante também nos processos de transformação e experiências de mudanças, escolha de profissão, casamentos, divorcio, luto, etc.
Também nos períodos críticos da vida, acidentes, desastres econômicos. Achei interessante o autor chamar atenção, novamente para o papel do psicólogo, ele não pode ser considerado ou atuar como psiquiatra, podendo assim intervir em apenas em preparação emocional dos pacientes em virtude de tratamentos, cirurgias, mutilação etc.
O trabalho do psicólogo na comunidade deve se baseado em pilares, que entendi, quer seja na organização de personalidade, ou
...