Resumo do teste de apercepção temática
Por: Gabriela Bernardes • 10/8/2015 • Resenha • 2.618 Palavras (11 Páginas) • 2.578 Visualizações
TAT- Teste de Apercepção Temática.
Testes Projetivos X Testes Psicométricos
- Qualitativos - Quantitativos
- Psicológico - Normativo
Apercepção -> Interação dinâmica entre os objetos do mundo externo e mundo interno, criando- se uma terceira realidade;
- Apreensão dos dados do mundo externo terá sempre um componente subjetivo;
- O teste consiste no uso de gravuras que representam cenas diversas com diferentes graus de estruturação e realismo, é solicitado ao testando que narre uma história, sendo possível assim identificar a atitude do indivíduo frente as situações, temores, desejos, dificuldades, a dinâmica da personalidade)
- A condução da interpretação se faria a partir da identificação das necessidades e pressões percebidas pelo sujeito;
Material.
- 31 pranchas, que segundo murray representam situações humanas clássicas ou conflitos universais, divididas de acordo com a idade e sexo do sujeito e pranchas universais que se destinam a todo tipo de sujeito.
Aplicação
- “ Vou lhe mostrar uma série de figuras e desejo que você invente uma história para cada uma delas. Quero que você diga o que est acontecendo, o que sentem e pensam, quais os acontecimentos que levaram a situação atual e o que acontecerá depois”
- O aplicador deve dispor de papel, cronometro e lápis, para anotar o que for verbalizado, o tempo de latência inicial e total.
- Deve se estar atento a todo tipo de comportamento verbal e não verbal;
Inquérito
- Perguntas feitas pelo aplicados, após o término em casa prancha. Tem o objetivo de completar a história ou elucidar um aspecto que não tenha ficado claro. Perguntas amplas e genéricas. Se a história estiver completa não há necessidade. Apenas lembrar as instruções; (murray)
- Não há inquérito (shentoub).
Normais aperceptivas e temáticas
- Dados objetivos fornecidos pelas pranchas, personagens com sexo e idade relativamente definidos;
- Objetos negados ou falseados podem evidenciar defesa ou energia investida no mesmo;
- Existem temas normalmente abordados em cada prancha;
- Respostas cliclê: indicam a capacidade de adaptação do sujeito a trefa proposta e a sensibilidade a área evocada; relato voltados para a realidade externa, o que não implica na ausência de projeção;
- A presença de respostas não cliclê representam abordagens mais pessoais, mais investidos de energia;
Comentários sobre as pranchas:
Prancha 1. Universal ( o menino e o violino)
- situação que não mostra ameaça;
- autoridade e ideal do ego ( capacidade de realização e atingir objetivos);
- adaptação do indivíduo ao teste;
- distorções acerca do violino ( livro, papel).
Prancha 2. Universal ( a estudante do campo)
- relações familiares, percepção do ambiente e nível de aspiração;
- relações heterossexuais;
- razão X emoção e papeis femininos;
-omissão da gravidez em segundo plano.
Prancha 3. Masculina- feminina ( curvado sobre o divã jovem na porta)
- M. Tristeza, depressão, abandono, suicídio.
- F. Projeção e culpa.
Prancha 4. Universal ( mulher que detem o homem)
- abandono, traição, ciúmes (relações heterossexuais);
- mulher razão, homem impulso;
Prancha 5. Universal (senhora na porta)
- mãe, esposa, protetora.
- introdução de personagens.
Prancha 6 ( masculina- feminina)
- M. O filho que parte: relação com a figura materna, dependência, abandono e culpa
-F. Mulher surpreendida: relação com a figura paterna, ou a figura masculina pode ser percebida como parceiro ou possibilidade de contato afetivo- sexual.
Prancha 7 ( Masculino- feminino)
M. pai e filho, atitude frente a figura paterna, apoio e orientação, conteúdos homossexuais. Atitude do sujeito frente a terapia.
F. menina e boneca. Figura materna, modelo, apoio, satisfação ou obstáculo. Problemática em relação a maternidade. Hesitação em relação a boneca.
Prancha 8 ( masculino- feminino)
M. intervenção cirúrgica: Sonho lembrança do passado ou projeção pro futuro, área da agressividade.
F. pensativa. Associação referentes a conflitos atuais e conteúdos de devaneios. Associada a prancha 14.
Prancha 9. (Masculino- feminino)
M. Grupo de vagabundos: atitudes frente ao trabalho e ao ócio, sentimentos quanto a própria capacidade, relação com o grupo e homossexualidade.
F. Duas mulheres na praia: competência feminina, espionagem, culpa, perseguição. Atitude frente ao perigo, proibido. Ego real, ego ideal, cada uma das figuras representando um aspecto do sujeito.
Prancha 10. Universal
Abraço. Conflitos do casal frente a separação, favorece a projeção de relações heterossexuais satisfatórias, quando não há distorção dos sexos é frequente que não haja conflitos presentes.
Prancha 11. Universal.
Paisagem primitiva de pedra. Estímulos de grande impacto, um dos mais indefinidos da série. Atitudes frente ao desconhecido, ao perigo, ao instintivo. Analise simbólica do sujeito frente ao inconsciente. Aplicar na primeira sessão sendo a ultima, ou na segunda sessão sendo a segunda terceira ou quarta.
Pranha 12 ( homem- mulher- crianças)
O hipnotizador, M. situações de passividade e impotência. Atitude frente as figuras de autoridade, terapia e situação de teste. Tendências homossexuais podem se revelar nesse estimulo.
Mulher, jovem e velha- Relações mãe-filha, crítica ou aceitação do modelo materno. Ansiedade frente ao envelhecimento.
Bote boinando ( criança). Fantasias desiderativas.
Prancha 13. ( adultos- rapazes- meninas)
Adultos, mulher na cama: estimulo dramático , evoca atitudes frente as relações hetero sexuais e sexualidade relacionada agressividade.
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