Resumo dos Mitos: Édipo, Narciso e Minotauro com moral da história de Édipo e Narciso.
Por: deh1996 • 11/3/2017 • Trabalho acadêmico • 791 Palavras (4 Páginas) • 1.439 Visualizações
UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE
CAMPUS ANTÔNIO RODRIGUES COELHO
CURSO DE PSICOLOGIA
DEBORAH GUALBERTO DE SOUZA BARBOSA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: FILOSOFIA E SAÚDE
Governador Valadares
2017
DEBORAH GUALBERTO DE SOUZA BARBOSA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: FILOSOFIA E SAÚDE
Resumo dos mitos gregos:
Minotauro, Édipo e Narciso
com moral da história de
Narciso e Édipo
Governador Valadares
2017
O Minotauro
Havia um homem chamado Minos que vivia na ilha de Creta. O sonho dele era ser rei e, então, fez esse pedido à Poseidon, o deus dos mares. Poseidon lhe ofereceu um touro para ser sacrificado, realizando assim, o desejo de Minos. Porém, o mesmo não aceitou a ideia por achar o touro muito lindo.
Destarte, Poseidon se enfureceu e fez com que Pasífae, mulher de Minos, se apaixonasse perdidamente pelo touro e, dessa união, nasceu o Minotauro.
Com desprezo pelo “filho” de sua esposa, Minos mandou construir um labirinto abaixo de seu castelo para prender a criatura. Qualquer pessoa que chegasse ao labirinto, o Minotauro atacava-o e o matava. Nisso, surgiu um jovem chamado Teseu, muito corajoso, que decidiu enfrenta-lo.
Ao chegar ao palácio, Teseu se apaixonou por uma das filhas de Minos, Ariadne, que correspondendo à sua paixão, lhe deu uma espada mágica e um novelo de lã para que ele pudesse encontrar o caminho de volta.
Quando Teseu avistou a criatura atacando um dos atenienses, lhe deu um golpe e o matou. Logo após, Teseu voltou através do novelo de lã e foi encontrar sua amada.
Édipo
Laio e Jocasta estavam esperando um bebê que se chamaria Édipo. Consultando o Oráculo de Delfos, eles descobriram que seu filho fora amaldiçoado e que mataria o pai para se casar com sua própria mãe.
Ao nascer Édipo, Laio o abandonou no monte Citerão, pregando um prego em cada pé do menino a fim de mata-lo.
Édipo cresceu sem saber quem era seus pais e, certo dia, consultou o Oráculo por um acaso, obtendo assim, a mesma resposta que fora dada à Laio, seu pai. No caminho, Édipo avistou um homem vindo em sua direção e, pensando estar ameaçado, o matou sem saber que era seu pai.
Logo após, Édipo voltou à sua cidade natal e se apaixonou pela esposa do falecido rei Laio, casando-se com ela.
A Esfinge lançou um desafio que nenhum homem conseguia desvendar e muitos morriam por isso. Édipo se encorajou a descobrir o enigma, e a Esfinge lhe fez esta pergunta: “Qual é o animal que de manhã tem quatro patas, ao meio-dia tem duas e à noite tem três?” Com essa
...