SAUDE MENTAL CRIME E JUSTICA
Por: CAROLEGORDO • 10/9/2015 • Trabalho acadêmico • 6.342 Palavras (26 Páginas) • 778 Visualizações
SAUDE MENTAL – CRIME E JUSTICA |
Eliane Teiko Okura |
RA 565059 |
Saude Mental – Crime e Justica
Uma primeira impressão que se tem quando se ouve falar em Saude Mental parece estar ligada ao funcionamento saudável da mente em contraposicao a doenca mental ou loucura, como desde a fase pré-púbere nos e ensinado.
Essa dicotomia existente, desde a Idade Media, teve significativas mudanças auferidas, principalmente, através da cultura, assim como fatores psicossociais, etc.
Em verdade, neste livro, a abordagem sobre Saude Mental refere-se a uma equipe multidisciplinar e multiprofissional criada para dar alicerce ao poder judiciário, fornecendo conhecimentos específicos acerca dos transtornos mentais dos indivíduos anti-sociais. Não se trata de estigmatizar o individuo infrator das normas e leis como criminoso ou delinquente, mas sim trata-los como infratores da ordem socialmente estabelecida.
Diversas razoes decorrem desse desvio, porem o autor destaca as questões familiares como,senão primordiais, passiveis de prevenção (ambiente harmonioso para um desenvolvimento pleno e saudável do individuo), embora haja condutas variantes.
Dessa forma, fatores correlatos a Psicanalise e a Bioetica, poderiam explicar, senão em sua complexidade, as causas das ações anti-sociais.
Partindo da premissa de que o individuo já cometeu o ato ilícito, a equipe de profissionais das áreas de psicologia, medicina, sociologia, entre outros necessitam elaborar uma linguagem comum para avaliar os indivíduos e fornecer um diagnostico para auxiliar os juristas na definição da sentença, sem extrapolar seus limites, permanecendo na esfera da saúde mental do individuo e não com o intuito de responsabilizar penalmente ou civilmente.
Dessa forma, no âmbito da saúde mental, entender, explicar e tratar os fenômenos humanos e primordial, bem como conhecer suas leis internas (biológicas), indutivas (partir dos fatos individuais para posteriormente generalizar), estudar as modificações sofridas pelo individuo, assim como suas experiências e compreender os fenômenos que norteiam a conduta humana (suas emocoes, frustrações, angustias, etc.). Já na esfera jurídica, aplicar as leis para harmonizar a vida em sociedade, punindo as condutas anti-sociais, que interfiram na ordem e na preservacao da harmonia. A partir dos pressupostos do contraditório (direito), aplicar métodos dedutivos (silogismo-confrontar duas premissas para tirar uma conclusão) e apurar a verdade, quanto aos fatos legais. Neste caso controverso, os profissionais da Saude Mental devem acreditar nas verdades humanas, confiando nos depoimentos e possibilitando um ambiente onde o individuo sinta-se a vontade para falar abertamente, não se fechando em si mesmos, porem contando com a possibilidade da dissimulação em beneficio próprio (lógica adotada pelos advogados).
Implementada pela OMS (Organizacao Mundial da Saude) e desenvolvida no Brasil a partir de 1989, etse curso de extensão universitária teria como objetivos:
- melhorar o entendimento entre os especialistas e as autoridades judiciárias;
- uma formação especializada na área;
- mais confiança e credibilidade nos laudos;
- unificar o conhecimento dos profissionais da Saude Mental: Psicopatologia, psicologia da personalidade, serviço social e justiça, psicologia social e sociologia do direito;
- dirimir problemas específicos da área: psicologia da instituição judiciária, psicologia social, psicopatologia forense e interdisciplinaridade no trabalho de Saude Mental.
Hoje entendemos a saude mental totalmente diferente de como era antes. Esse conceito variava dependendo da cultura e de como era organizada a sociedade e tambem do pensamento filosofico da epoca.
A moderna psiquiatria ou psiquiatria cientifica, possuiu tres periodos distintos:
A CUSTODIA, final do seculo XIX ate a decada de 1930, baseado em ideias subjetivas acerca dos problemas mentais, que eram considerados loucura , inatas e incuraveis, sob tutela do Estado e, posteriormente, pelos medicos.
Periodo da TERAPIA, de 1930 a 1950, onde se tinha o predominio da escola Positivista, baseada na concepcao de que tudo tinha que ser cientificamente provado para ser aceito. Teoria Lombrosiana. O medico-psiquiatra passa a ter a responsabilidade total sobre o paciente, cabendo a este aceitar o tratamento para que tivesse efeito.
Periodo da SAUDE MENTAL, de 1950 ate os dias atuais. O enfoque agora e psicossocial, onde o paciente sera analisado sob os enfoques biologicos, psicologicos e sociais.
Varias foram as modificacoes da Classificacao Internacional de Doencas (CID)da OMS e a Classificacao da AssociacaoPsiquiatrica Americana.
Foram os romanos que estabeleceram a relacao entre Saude Mental e Justica.
O que vem a ser Saude Mental? Saude Mental e um bem estar fisico, mental e social e não somente a ausencia de doenca ou enfermidade. A saude mental de uma pessoa esta relacionada em como ela reage as exigencia da vida e ao modo como lida com seus desejos, capacidades, ambicoes, ideias e emocoes.E, em essencia, uma caracteristica do individuo e influenciada por fatores biologicos, psicologicos, pelas interacoes sociais, pelas estruturas sociais e pelos valores culturais.
A Saude Mental e considerada positiva quando inclui um sentido positivo de bem estar, aliado a recursos individuais tais como: a auto estima, o otimismo e um senso de dominio e coerencia; capacidade para iniciar, desenvolver e manter relacionamentos pessoais que satisfacam mutuamente e capacidade para lidar com as adversidades (tambem denominada de resiliencia). E possivel criar condicoes para que o individuo possa ter melhores condicoes de saude mental:
- Construindo politicas publicas saudaveis;
- Criando ambientes favoraveis (ambiente fisico, boas condicoes de habitacao, controle de ruidos externos, controle da densidade populacional, limpeza dos espacos publicos;
- Reforcando a acao comunitaria e desenvolvendo os sistemas de comunicacao e de transportes;
- Desenvolvendo competencias pessoais atraves de capacitacao e construcao de grupos de auto ajuda que possa orienta-lo em situacoes de crise, ao longo do ciclo de vida;
- E reorientando os servicos de saude bem como os servicos de lazer, com atividades fisicas regulares, entretenimento atraves de filmes, musicas, leituras ou simples reuniao de amigos..
...