SUSCITANDO ALGUNS ASPECTOS DA PSICOLOGIA NO BRASIL
Por: Jane Aurora Rodrigues • 30/9/2018 • Artigo • 3.617 Palavras (15 Páginas) • 356 Visualizações
KROTON EDUCACIONAL – UNIC RONDONÓPOLIS FLORIANO PEIXOTO Portaria de Credenciamento n° 707 de 08/08/2013 CURSO DE PSICOLOGIA |
[pic 1][pic 2]
JANE AURORA RODRIGUES DE CARVALHO
SUSCINTANDO ALGUNS ASPECTOS DA PSICOLOGIA NO BRASIL
Orientadora: Profa Ma. Jamille Carvalho
RONDONÓPOLIS-MT
NOVEMBRO/2017
SUSCINTANDO ALGUNS ASPECTOS DA PSICOLOGIA NO BRASIL
Jane Aurora Rodrigues de Carvalho.
RESUMO: A palavra “Psicologia” deriva do em do grego “estudo da mente”, a psicologia é uma ciência, e como característica de qualquer ciência tem um objeto de estudo específico. No Brasil, a Psicologia tem sua presença reconhecida desde a época da Colônia, não propriamente como área específica, mas caracterizada pela preocupação com o fenômeno psicológico. Cem anos são passados, desde o histórico 1879, quando, em Leipzig, Wilhelm Wundt fundava seu Laboratório de Psicologia Experimental, definindo, assim, o roteiro específico de uma nova ciência que, com métodos e objeto próprios. O Conselho Federal de Psicologia (CFP, 1992), caracteriza o psicólogo como o profissional apto para trabalhar individualmente, ou em equipes multiprofissionais, nas áreas da saúde, educação, comunidades, justiça, pesquisa, psicodiagnóstico, promoção da saúde mental e tratamento de distúrbios psíquicos, lazer, seleção de pessoas, dentre outros. Os campos profissionais e a Psicologia, em especial, configuram-se como espaços múltiplos, diversificados, muitas vezes marcados por conflitos de diversas ordens – teóricos, técnicos, políticos, ideológicos. Em vista do que foi relatado o presente artigo tem por objetivo contextualizar descritivamente embasando-se bibliograficamente em fontes de artigos científicos, e-books, teses de conclusão de curso, páginas de internet para endossar o mesmo, que concerne ao surgimento da Psicologia no Brasil, as demandas, a atuação do profissional, e o modelo do psicólogo no Brasil.
Palavras-chave: Psicologia; Ciência; Brasil; Profissional.
ABSTRACT: The word "psychology" derives from the Greek in "study of the mind," psychology is a science, and as characteristic of any science has a specific object of study. In Brazil, Psychology has had its presence recognized since the time of the Colony, not properly as a specific area, but characterized by the concern with the psychological phenomenon. A hundred years have passed since the historical 1879, when, in Leipzig, Wilhelm Wundt founded his Laboratory of Experimental Psychology, thus defining the specific script of a new science that, with its own methods and objects. The Federal Council of Psychology (CFP, 1992), characterizes the psychologist as the professional capable of working individually, or in multiprofessional teams in the areas of health, education, communities, justice, research, psychodiagnosis, promotion of mental health and treatment of disorders psychic, leisure, selection of people, among others. Professional fields and Psychology, in particular, are configured as multiple, diversified spaces, often marked by conflicts of different orders - theoretical, technical, political, ideological. In view of what has been reported the present article aims to contextualize descriptively based on bibliographical sources of scientific articles, e-books, theses of conclusion of course, internet pages to endorse the same, which concerns the emergence of Psychology in Brazil , the demands, the performance of the professional, and the model of the psychologist in Brazil.
Keywords: Psychology; Science; Brazil; Professional.
- INTRODUÇÃO
Uma profissão se constitui e se institucionaliza em função das demandas sociais que se responsabiliza por atender e que requerem saber especializado, domínio de tecnologias apropriadas e forte adesão a um conjunto de padrões éticos fundamentais para garantir a qualidade dos serviços que coloca à disposição da população. O fato de articular campo de conhecimento e demanda de serviços oriunda da sociedade faz com que as profissões, e a Psicologia em particular, necessitem lidar com dois mundos em contínua transformação e com ritmos de mudança diferenciados, o que impõe enorme exigência, tanto para o sistema de formação quanto para o sistema de acompanhamento das ações profissionais (BASTOS; GONDIN, 2010).
A palavra “Psicologia” deriva do em do grego “estudo da mente”, a psicologia é uma ciência, e como característica de qualquer ciência tem um objeto de estudo específico. No caso da psicologia, de uma forma muito geral, o objeto de estudo é o comportamento humano e os processos mentais, procurando princípios gerais que os expliquem. Foca-se nos seres humanos, mas também estuda comportamentos de animais, de forma a fazer comparações.
No Brasil, a Psicologia tem sua presença reconhecida desde a época da Colônia, não propriamente como área específica, mas caracterizada pela preocupação com o fenômeno psicológico. Seu desenvolvimento em nosso país se deu no interior da Educação e da Medicina, em consequência das ideias trazidas por brasileiros que estudaram no exterior ou por estrangeiros que vieram para o Brasil.
Bastos; Gondin (2010) citam que a origem dessa profissão como espaço técnico e especializado de conhecimentos e de serviços está evidenciada em incontáveis atividades nos campos acadêmico, jurídico, social, da saúde, do trabalho e da educação, desde a segunda metade do século XIX. Sua aceitação e sua consolidação ocorreram muito rapidamente pela atratividade das questões implicadas na pesquisa do psiquismo humano, pela importância dos problemas que dependiam da compreensão do comportamento do sujeito, pela funcionalidade e pela eficácia de técnicas oriundas do conhecimento dos processos psíquicos e pela confiança que mereceu das pessoas e das instituições.
Em vista do que foi relatado o presente artigo tem por objetivo contextualizar descritivamente embasando-se bibliograficamente em fontes de artigos científicos, e-books, teses de conclusão de curso, páginas de internet para endossar o mesmo, que concerne ao surgimento da Psicologia no Brasil, as demandas, a atuação do profissional, e o modelo do psicólogo no Brasil.
- REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 QUANDO A PSICOLOGIA SURGIU NO BRASIL?
Cem anos são passados, desde o histórico 1879, quando, em Leipzig, Wilhelm Wundt fundava seu Laboratório de Psicologia Experimental, definindo, assim, o roteiro específico de uma nova ciência que, com métodos e objeto próprios, assumia fóros de independência entre as ciências de experiência (SOARES, 2010).
...