Sartre
Resenha: Sartre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cacaualbuquerque • 8/3/2014 • Resenha • 226 Palavras (1 Páginas) • 461 Visualizações
Sartre como se era mais conhecido teve uma participação grande e fundamental para a psicologia através de suas biografias.
Critico das maneiras mecanicistas que as biografias eram elaboradas Sartre contribui com a psicologia no aspecto de uma “abordagem analítica de uma pessoa como um ser concreto e único.”
Existencialista, se destacou com a psicoterapia existencial, não apresentando um sistema fechado, mas sim com o centro de sua proposta que era a de dizer que somos a nossa própria escolha e liberdade, ou seja, seu método fenomenológico busca compreender o “ser” como uma totalidade, onde seus objetivos era justamente detectar padrões comportamentais para se chegar a uma projeto original onde o individuo se faz pessoa.
Seus pensamentos podem ser divididos em 2 fases:
1º O estudo do ser
2º O homem com uma visão integrada da psicologia com a sociologia. Em outras palavras;
O estudo do ser “o biográfico” e o método progressivo-regressivo, pois suas biografias expõe o ser enquanto totalidade e não fragmentos de pequenos comportamentos.
Em resumo Sartre contribuí-o com a psicologia mudando totalmente o seu campo de visão, a psicologia que antigamente se via presa ao mecanicismo e ao cientificismo se depara no inicio do século XX com um filosofo francês mostrando que o homem deveria ser visto e analisado com toda a sua singularidade, onde o sujeito “é” da historia, e não apenas a historia do sujeito.
...