Saúde coletiva, principais características
Por: luizamarrra • 2/5/2019 • Abstract • 530 Palavras (3 Páginas) • 225 Visualizações
INTRODUÇÃO A SAÚDE COLETIVA
[pic 1]
- É a ciência e a arte de evitar doenças, prolongar a vida e desenvolver a saúde física, mental e social, por meio de: saneamentos do meio-ambiente; controle de infecções entre pessoas; a organização de serviços médicos e paramédicos para a prevenção, diagnóstico precoce e o tratamento da doença; aperfeiçoamento da máquina social para que o individuo dentro da sociedade tenha um padra de vida adequado e com manutenção de saúde.
A HISTÓRIA
- De 1889 a 1984:
- 1920: Revolta da vacina e a epidemia da febre amarela;
- 1943: Criação da CLT: Somente quem tinha carteira assinada poderia ter acompanhamento médico;
- 1953: Criação do Ministério da Saúde;
- 1964: Piora drástica nos indicadores básicos de saúde;
- Epidemia da Poliomielite;
- Privatização dos hospitais;
- Ampliação das faculdade privadas de medicina;
- De 1985 a 1988:
- Diretrizes já!
- Aumento da mortalidade infantil, da morte por violência e de doenças imunopreviníveis;
- Epidemia da dengue;
- Melhora gradual da saúde (porém lenta):
- 1980: A AIDS é vista como “doença moderna”;
- Aumento de gastos com saúde, assistência medica e previdenciária;
- Reconhecimento da necessidade de novas diretrizes em saúde;
- Movimento para a nova reforma sanitária brasileira, com o intuito de privilegiar a universalidade na tentativa de prevenir doenças e na promoção de saúde. Consiste na proposta de um sistema de saúde único fundamentalmente estatal, sendo o setor privado suplementar aquele público e descentralizado. Também analisa as dificuldade e as identifica, podendo assim traçar planos para sua melhorias
- A realidade social da década de 80, em um exclusão de maior parte dos cidadãos do direito a saúde, que se constituía na assistência prestada pelo INPS, restrita aos trabalhadores que para ele contribuía.
- 1986: A VII Conferencia Nacional de Saúde dizia que a saúde é um direito de todos e dever do estado, como consequência em 1988 a Comissão Nacional de Reforma Sanitária define o termo da 8° conferencia – Saúde: dever do Estado.
Constituição Federal de 1988 – Art. 196 – “A saúde é direito de todos, e dever do Estado”
- O SUS, suas diretrizes e princípios:
- Art. 196 – A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
- As formas concretas de inserção socioeconômica da população (de trabalhos e condições de vida) são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico.
- As condições gerais de existência caracterizam o modo de vida que articula condições de vida.
- Condição de vida: condições materiais necessárias relacionadas a moradia, saneamento básico e condições do meio-ambiente.
- Estilo de vida: forma social e culturalmente determinada estilos de vida que se expressão no padrão alimentar, no esporte e em hábitos.
[pic 2]
...