Sindrome de Burnout
Por: krlosalberto • 12/9/2016 • Trabalho acadêmico • 3.197 Palavras (13 Páginas) • 989 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
4.1 Avanço tecnológico e o telemarketing 7
4.2 Saúde do Trabalhador em telemarketing 9
4.3 Estresse 10
4.4 Síndrome de Burnout 11
4.4.1 Sintomas 11
4.4.2 Diagnóstico 12
4.4.3 Tratamento 12
4.4.4 Legislação 13
1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento tecnológico é uma realidade do século XXI, realidade que vem crescendo exponencialmente com uma velocidade magistral. Junto com esse desenvolvimento cresce o número de empresas especializada nos mais diversos serviços e a população se torna cada vez mais exigente com os produtos consumidos. O intelecto coletivo sobre qualidade do produto também cresce, sendo criado então o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), para suprir a necessidade de informações ao consumidor e sanar possíveis dúvidas, muitas vezes aumentando até a relação Empresa-Consumidor. Em substituto aos Sacs, temos as centrais de telemarketing, revelando oportunidades para empresas se desenvolverem e gerarem empregos em alta escala, chegando a 5 milhões nos Estados Unidos e 1,5 milhão na Europa (TOOMINGAS et al., 2002 APUD GALASSO 2005).
Utilizando-se do telefone e de um terminal de computador, os operadores fornecem informações, dão suporte técnico, recebem queixas e sugestões, e vendem produtos ou serviços. A compactação do trabalho através da manutenção de altas metas e diminuição da jornada de trabalho gera um fator estressante muito alto. Onde o reconhecimento do bom trabalho pode nem sempre estar presente culminando numa fadiga emocional muito grande (GALASSO, 2005)
A palavra Burnout é um termo em inglês que em tradução livre significa “Combustão completa”, um termo forte quando o colocado no âmbito humano, o portador teria então “queimado” todas as suas forças e energias em meio a diversos fatores relacionados ao trabalho.
Os conceitos sobre o que de fato é a Síndrome de Burnout vem se modificando ao longo dos anos, adaptando-se as novas necessidades, descobertas e estudos. A interação com o público está intimamente ligada ao desenvolvimento da Síndrome.
Filho (2004) mostra que existem três formas básicas de tratamento, são essas, a psicoterapia, o tratamento farmacológico e as intervenções psicossociais. A psicoterapia ajudará o portador a repensar e resignificar sua inserção no trabalho e na vida de modo geral, associado ao tempo e espaço para chegar a essas conclusões. O farmacológico dará suporte ao psicoterápico e as intervenções psicossociais surgem da necessidade de afastamento do empregado do ambiente de trabalho.
Na portaria Nº. 1339/GM em 18 de novembro de 1999, que trata da Lista de Doenças Relacionadas com o Trabalho do Ministério da Saúde, já está anexada a Síndrome de Burnout como fator de afastamento do trabalho, dando o direito ao portador de realizar o tratamento de forma eficaz até que tenha plenas condições de voltar ao trabalho (BRASIL, 1999).
Dessa forma percebe-se que a Síndrome de Burnout é algo sério que não pode ser negligenciado, está associada a qualquer trabalhador que lide com o público e os operadores de telemarketing são um grupo de risco. Os danos que trazem a vida do trabalhador são de alta significância e pode ser confundido pelo portador e empregador como uma falta de responsabilidade ou competência. Com base em todo o exposto, emergiu a necessidade de estudar o assunto sendo norteados pela questão: A Síndrome de Burnout em operadores de telemarketing é algo preocupante?
2 JUSTIFICATIVA
Frente a gravidade da Síndrome de Burnout, sua influência na qualidade de vida do portador e sua influência no trabalho do mesmo, é necessário a realização de pesquisas mais profundas sobre o tema. Os operadores de telemarketing são expostos constantemente ao público que veem os procurar muitas vezes para reclamações, com xingamentos e preocupações (GALASSO, 2005).
Segundo MOST (1999, APUD GALASSO 2005), o trabalho em telemarketing é muito estressante, a combinação de elementos do trabalho industrial, exercido ao ritmo da máquina, com uma tensão psicológica presente nos ambientes de escritório, o que torna os operadores susceptíveis ao desenvolvimento de doenças emocionais relacionadas ao trabalho como a Síndrome de Burnout.
A pesquisa da Síndrome de Burnout em operadores de telemarketing se justifica pela escassez de conteúdo a respeito, por ser uma profissão nova voltada para jovens e por ser através desta, e outras, que poderão ser investidas novas formas de conduzir o paciente, além de corroborar para uma atenção especializada focada nesse grupo. Esse estudo, contribuirá ainda com a construção de conhecimento que permita o desenvolver de uma consciência crítica e uma possibilidade de empoderamento dos operadores de telemarketing, relativamente à prevenção de impactos potenciais do trabalho sobre a saúde.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo geral
● Verificar a Síndrome de Burnout em Operadores de Telemarketing
3.2 Objetivos específicos
● Verificar indícios da Síndrome de Burnout nos operadores de telemarketing;
● Analisar o nível de estresse dos operadores de telemarketing;
● Verificar se o trabalho é um fator influenciador no estresse dos pesquisados;
● Verificar se houve algum disgnóstico de Síndrome de Burnout, dentre os pesquisados;
● Verificar se o diagnóstico foi durante o trabalho como operador de telemarketing.
...