Sindrome de Burnout em Psicólogos
Por: Beatrizjov • 26/3/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 763 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
SÍNDROME DE BURNOUT EM PSICÓLOGOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
AUTORES: Joventino, P.D.B.(1); Solon, L.T.M (2) ; Ferreira, A.M.(3)
INTRODUÇÃO
Com o advento da sociedade contemporânea, observa-se um aumento na incidência do Burnout no meio das diversas áreas de trabalho, fruto de uma série de aspectos ligados a gestão de trabalho. Burnout, síndrome do esgotamento profissional, é produto de uma junção dos fatores pessoais, profissionais e sociais.
A saúde mental do psicólogo é algo que deve ser priorizado em sua vida, visto que o mesmo trabalha diariamente com a mente e o comportamento de outros seres humanos, o que gera uma grande carga emocional e tem uma imensa exigência psicológica, tais fatores podem e acarretam o aumento da síndrome de Burnout.
É interessante observar que a classe dos psicólogos, que são responsáveis por cuidarem de outras pessoas, tem apresentado a síndrome em altos níveis, levando ao afastamento, incapacidade de permanecer no âmbito de trabalho e adoecimento psíquico.
OBJETIVO
Geral:
Investigar como se manifesta a síndrome de burnout em psicólogos;
Específicos:
Identificar fatores levam a psicólogos desencadearem síndrome de Burnout?
Analisa como a síndrome de Burnout afeta o psicólogo em seu contexto psicossocial.
METODOLOGIA
Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, descritivo, do tipo Revisão Integrativa. Para o levantamento da pesquisa, foram utilizadas as seguintes bases de dados: Medline, Scielo e Psyinfo. A amostra foi composta por oito artigos, com base nos critérios de inclusão e exclusão. Os descritores utilizados foram: Síndrome de Burnout; Burnout em psicólogos; síndrome de burnout em psicólogos.
RESULTADOS
Toma-se consciência da incidência dessa síndrome nos trabalhadores psicólogos, relacionado a pressão que é sofrida, pela grande cautela que precisa ter ao trabalhar com a saúde mental de outros seres humanos, com a expectativa criada pelos profissionais para a melhora da vida de seus pacientes e as frustrações envolvidas ao longo desse processo, que na realidade muitas vezes divergem do que é idealizado.
DISCUSSÃO
A pesquisa denota a preocupação que precisa existir no cuidado dos psicólogos ao lidar sua carga de trabalho e as expectativas criadas em cima desse contexto. É importante salientar o cuidado que o profissional deve ter ao olhar para si, para que não chegue a alcançar os níveis de Burnout.
Porém, muitos ainda não tem ciência do que é essa síndrome, não ficando atento aos sintomas que começa a apresentar no esgotamento profissional.
CONCLUSÃO
Com este trabalho, é possível observar cientificamente a importância da síndrome de Burnout e como ela afeta os psicólogos que lidam diariamente com conflitos
...