Sistema Circulatório
Artigo: Sistema Circulatório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beeatrizs • 19/3/2015 • 2.877 Palavras (12 Páginas) • 384 Visualizações
Módulo 1 - Sistema Circulatório
1. Função
2. Localização
3. Circulação: pequena e grande circulação
4. Circulação coronária
5. Sistema de condução elétrica
6. Ciclo cardíaco: sístole e diástole
7. Controle nervoso do coração
Leitura Obrigatória:
PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp.2 - parte II
Leitura para Aprofundamento:
FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2002. Cáp. VIII
1 - FUNÇÃO
A função primordial do coração é bombear o sangue para todo o organismo a fim de que todas as células recebam substâncias nutritivas e oxigênio.
2 - LOCALIZAÇÃO
O coração esta situado na caixa torácica, em uma região chamada de mediastino médio (mediastino é o espaço entre os dois pulmões, atrás do osso esterno).
3 - CIRCULAÇÃO:
O coração é dividido em duas metades, direito e esquerdo, por um septo longitudinal e obliquo. As câmaras superiores chamam-se átrios e as câmaras inferiores chamam-se ventrículos.
O átrio direito recebe sangue venoso pela veia cavas superiores (membros superiores) e da veia cava inferior (membros inferiores). O átrio esquerdo recebe sangue arterial pelas veias pulmonares (duas do pulmão direito e outras duas do pulmão esquerdo).
O ventrículo direito envia o sangue venoso pelo tronco artério pulmonar para os pulmões e o ventrículo esquerdo envia o sangue arterial pela artéria aorta (maior artéria do corpo), para todo o organismo.
O coração realiza duas circulações fundamentais denominadas: circulação pulmonar (pequena circulação) e circulação sistêmica (grande circulação).
A CIRCULAÇÃO PULMONAR OU PEQUENA CIRCULAÇÃO inicia no átrio direito, que recebe o sangue venoso vindo de todo o organismo, dos membros superiores pela veia cava superior e dos membros inferior pela veia cava inferior. Esse sangue venoso circula pelo átrio direito e passa pela válvula tricúspide (válvula formada por três cuspes) e é depositado no ventrículo direito. Após sofrer uma determinada pressão a válvula pulmonar se abre e o sangue venoso é expulso do ventrículo pelo tronco artério pulmonar que se ramifica em artéria pulmonar direita que penetra no pulmão direito e artéria pulmonar esquerda que penetra no pulmão esquerdo. Nos pulmões estas artérias vão se ramificando até ficarem pequenas artérias que são denominadas arteríolas. As arteríolas no interior dos pulmões unem-se com as vênulas (pequenas veias), esta união entre estes dois vasos sanguíneos chamam-se capilares. Os capilares encontram com os alvéolos, que são estruturas pulmonares que recebem o oxigênio (O2) durante a inspiração. Nesse encontro acontecerá a respiração externa, ou melhor, a HEMATOSE (hematose troca de gases). Após a troca de gases os alvéolos ficam ricos em gás carbônico (CO2) que são eliminados dos pulmões na expiração e os capilares ficam ricos em O2. Os capilares conduzem o sangue arterial (sangue rico em oxigênio) paras veias pulmonares que levarão este sangue para o átrio esquerdo. O sangue arterial ao chegar ao átrio esquerdo finaliza a circulação pulmonar/pequena circulação e inicia a circulação sistêmica/grande circulação.
Nota-se durante este processo que sangue venoso circulou por artéria e sangue arterial por veia. Este fato é uma exceção do coração. Nos outros órgãos do corpo o sangue venoso circula por veia e sangue arterial por artéria.
Figura 1. Anatomia do coração
DICA: no CORAÇÃO não importa o tipo de sangue que entra ou sai, ou seja, se é venoso ou arterial, o que importa é que o SANGUE ao entrar NO CORAÇÃO ENTRA POR VEIA e ao sair SAI POR ARTÉRIA.
GRANDE CIRCULAÇÃO ou CIRCULAÇÃO SISTEMICA – O átrio esquerdo recebe sangue arterial (O2) dos pulmões pelas das Veias Pulmonares. Este passa pela válvula bicúspide ou mitral sendo depositado no Ventrículo esquerdo de onde é impulsionado para o interior da Artéria Aorta. No organismo acontece a hematose entre os capilares e as células. O sangue venoso (CO2) retorna ao coração pelas veias cavas, superior e inferior até o átrio direito, termina a circulação sistêmica ou grande circulação dando início a circulação pulmonar ou pequena circulação.
Figura 2. Circulação
4. CIRCULAÇÃO CORONÁRIA
O coração necessita como os outros órgãos, de oxigênio e substâncias nutritivas para o seu bom funcionamento, os quais devem ser levados as estruturas cardíacas e principalmente ao miocárdio (músculo cardíaco). A distribuição do sangue arterial para o próprio coração é feita pelas artérias coronárias. São duas as artérias que irrigam o miocárdio, as quais nascem na raiz da artéria aorta, num lugar chamado óstio das artérias coronárias. O sangue arterial chega ao miocárdio pelos ramos das artérias coronárias (direita e esquerda) que formam pequenas artérias (arteríolas), depois os capilares que alcançam as fibras musculares. Após a troca de gases (hematose), o sangue venoso circula por pequenas veias (vênulas) para a cavidade cardíaca, entrand pelo óstio das veias coronárias localizado no átrio direito
Figura 3. Coronárias
Acompanhe o seguinte exemplo de exercício:
...