TCC - Terapia Cognitivo Comportamental e TDAH
Por: Mychel93 • 16/4/2023 • Monografia • 3.319 Palavras (14 Páginas) • 126 Visualizações
FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI
ANA CAROLINA CRESPILHO
TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTL E SUA EFICÁCIA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
BRITÂNIA - GO
2022
ANA CAROLINA CRESPILHO
TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTL E SUA EFICÁCIA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em Terapia Cognitivo Comportamental
BRITÂNIA - GO
2022
TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTL E SUA EFICÁCIA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Ana Carolina Crespilho
Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.
Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).
RESUMO- O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurobiológico que acomete parte das crianças atualmente, sendo um dos transtornos mais comuns em crianças, sendo a desatenção, hiperatividade e impulsividade os sintomas mais comuns, trazendo grandes prejuízos para sua vida social e escolar, e para o tratamento é indicado o uso da Terapia Cognitivo Comportamental combinada com outros métodos, como a medicação e atendimento multimodal. Esse artigo visa analisar com base na literatura existente os benefícios que a Terapia Cognitivo Comportamental pode trazer no tratamento de crianças diagnosticadas com TDAH, assim como as principais técnicas utilizadas no decorrer do tratamento, analisando se a TCC é um método eficaz no tratamento.
PALAVRAS-CHAVE: Terapia Cognitivo Comportamental. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Crianças. Terapia.
ABSTRACT- Attention Deficit Hyperactivity Disorder is a neurobiological disorder that affects part of children today, being one of the most common disorders in children, inattention, hyperactivity and impulsivity being the most common symptoms, bringing great harm to their social and school life, and to treatment is indicated using Cognitive Behavioral Therapy combined with other methods, such as medication and multimodal care. This article aims to analyze, based on the existing literature, the benefits that Cognitive Behavioral Therapy can bring in the treatment of children diagnosed with ADHD, as well as the main techniques used during the treatment, analyzing whether CBT is an effective method of treatment.
KEYWORDS: Cognitive Behavioral Therapy. Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Children. Therapy.
- INTRODUÇÃO
As primeiras menções sobre sintomas que hoje relacionamos ao termo Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou TDAH, remontam da primeira metade do século XVIII, e desde então, o termo foi rebatizado várias vezes: o paciente diagnosticado foi o que tinha defeito no controle moral, portador de deficiência mental leve, hiperativo, entre outros termos até chegar no que conhecemos hoje como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Em 1902, temos um consenso de que foi George Still quem primeiro vinculou o transtorno da atenção a um defeito da vontade inibitória. Still é considerado o primeiro pediatra inglês, e autor de vários livros sobre o comportamento infantil normal e patológico, e é através de sua vasta produção que temos a primeira descrição médica do TDAH, analisando os defeitos anormais do controle moral em crianças e os sintomas comuns entre ambas (CALIMAN, 2010). A partir de então, temos vários estudos sobre o TDAH e como o mesmo afeta o desenvolvimento de crianças desde a sua infância.
O diagnóstico do TDAH deve ser feito por uma equipe especializada, e em relação aos sintomas que devem ser observados, temos como destaque a dificuldade de manter-se concentrado em algo, perda de foco, deixar compromissos para a última hora, esquecimento frequente, fala sem pensar ou falar demais, pode apresentar comportamentos agressivos, agitação fora do normal, tendência a descontar a ansiedade em comida ou em hábitos como roer unhas, dificuldade em esperar ou se manter quieto/sentado, dificuldade de organizar sua rotina com atividades básicas/rotineiras e tendência a parecer desajeitado (PULLY, 2016).
Para os casos diagnosticados, temos a Terapia Cognitivo Comportamental, ou TCC, que tem como foco o tratamento voltado para o desenvolvimento de habilidades sociais, modificações comportamentais no ambiente escolar a familiar, além da psicoeducação e treinamento de pais, tendo a possibilidade de adaptar as técnicas utilizando o brincar e outras atividades lúdicas.
Através desta pesquisa, buscamos entender a eficácia da Terapia Cognitivo Comportamental no tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, visto que a TCC é recomendada por abordar o transtorno no seu aspecto cognitivo e comportamental, uma vez que a mesma trabalha com um roteiro estruturado, participação dos responsáveis pela criança, prazo determinado de tratamento, conversa com outros profissionais e outras formas de tratamento, e aborda o transtorno em sua totalidade e utiliza de técnicas com uma alta taxa de resultados, trabalhando tanto com a criança quanto com os demais membros envolvidos na sua rotina diária.
...