TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E CONTROLE DO IMPULSO DE COMPRAR

Por:   •  23/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.784 Palavras (28 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 28

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

E CONTROLE DO IMPULSO DE COMPRAR

COGNITIVE - BEHAVIORAL THERAPY AND BUYING’S IMPULSE CONTROL

Elke Michely Sousa [1]

Graduando do Curso de Psicologia.  Faculdade Patos de Minas.

Arthur Siqueira de Sene [2]

Mestre em Psicologia Aplicada. Faculdade Patos de Minas

RESUMO

O comprar compulsivo se define como um transtorno do impulso que recentemente foi designado como uma doença,no qual o individuo não consegue ter controle sobre o que irá comprar e fazer compras se  torna-se uma válvula de escape que fornece alívio e prazer para problemas do dia a dia. Nos compradores compulsivos esse sentimento pode levar a culpa, a prejuízos familiares e financeiros. Quando este comportamento interfere na qualidade de vida do individuo é necessário tratamento. O acompanhamento psicoterapêutico por meio da Terapia Cognitivo-comportamental é uma alternativa que tem se apresentado como eficaz para o tratamento de compradores compulsivos, possibilitando ao indivíduo identificar suas formas de pensar e consequentemente como gerir suas emoções e comportamentos, e com isso trabalhar ativamente com a redução de sintomas que potencializam esse comprar compulsivo. O objetivo do presente estudo foi apresentar uma breve revisão bibliográfica do trabalho da terapia cognitivo-comportamental relacionado ao comportamento do comprar compulsivo, destacando as estratégias para o alívio do sofrimento e o aumento na qualidade de vida do indivíduo. Conclui-se que é fundamental no tratamento a compreensão do comportamento compulsivo por parte do comprador para que sejam estabelecidas e trabalhadas mudanças sobre esse padrão, uma vez que é notório a necessidade de ajuda de indivíduos que sofrem com esse transtorno.

Palavras-chave: Compras Compulsivas. Tratamento. Terapia Cognitivo-comportamental.

ABSTRACT

The compulsive buying is defined as a disorder of impulse which was recently designated as a disease in which the individual can not have control over what they will buy and shop if it becomes a safety valve that provides relief and pleasure to everyday problems. In compulsive buyers this feeling can lead to guilt, family and financial losses. When this behavior interferes with the individual's quality of life treatment is needed. Psychotherapy monitoring by Cognitive-behavioral therapy is an alternative that has shown to be effective for the treatment of compulsive buyers, allowing the individual to identify their ways of thinking and consequently how to manage their emotions and behaviors, and thereby actively work with reducing symptoms that leverage this compulsive buying. This paper aims to present a brief literature review of the work on cognitive-behavioral therapy related to compulsive’s buying behavior, highlighting strategies for the relieving of suffering and the increase in the individual’s quality of life. It concludes that it is essential on treatment the understanding of compulsive behavior by the buyer to be established and worked changes on this pattern, since the need to help individuals who suffer from this disorder is notorious.

Kewords: Compulsive buying. Treatment. Cognitive-behavioral therapy.

INTRODUÇÃO

        Atualmente com o desenvolvimento cada vez mais veloz da tecnologia, a produção mundial de mercadorias é ainda mais intensa na busca por atrair clientes. Atualmente as pessoas possuem uma grande facilidade em obter créditos e produtos de forma acessível, o que gera uma grande facilidade em comprar. A compra compulsiva é um tema presente na sociedade, pois, algumas pessoas acabam perdendo o controle sobre suas compras ao tornar padrão esse comportamento acarretando sérias consequências em suas vidas.

A compra por impulso é um processo definido como aquele que ocorre quando o consumidor vivencia uma repentina necessidade de comprar um item a que não consegue resistir não realizando um planejamento anterior, busca ou avaliação de alternativas antes de decidir adquirir algo, contudo experimenta um forte sentimento positivo após o ato da compra (SOLOMON, 2002). É caracterizada pelaincapacidade deresistir em compraritens desnecessários, causando sofrimento, interferindo com a vida familiar e social do individuo, emuitas vezes resultando emproblemas financeiros (JHANJEE et al., 2010).

O comprar compulsivo ocorre em resposta a emoções negativase resulta em uma diminuição na intensidade dessas emoções .Euforia ou alívio de emoções negativas é a conseqüência psicológica mais comum do
comprar compulsivo.Esse alívioé transitório e é seguido por um aumento da ansiedade (MÜLLER et al., 2013).

 Com o passar do tempo o individuo compulsivo começa a sentir culpa pelos seus atos, muitas vezes este transtorno pode estar associado a outros problemas afetando sua qualidade de vida sendo necessário o início de um tratamento psicológico ou psiquiátrico.  

A Terapia cognitivo-comportamental é eficaz no tratamento do comprar compulsivo, promovendo a diminuição de comportamentos disfuncionais típicos desta patologia, a reestruturação de cognições disfuncionais do paciente e a melhora dos sintomas de depressão e de ajustamento social. A aliança terapêutica, as tarefas comportamentais, a motivação do paciente e o modo de apoio do terapeuta, são fatores essenciais para este processo (BRANDTNER, 2012).

Este estudo aborda a terapia cognitivo-comportamental como tratamento para este transtorno. Ela ajuda o individuo a treinar seus padrões de pensamento e as sensações que levam a compulsão. A escolha desta temática justifica-se pela necessidade da realização de mais um estudo que aborde a eficiência do tratamento cognitivo comportamental no impulso de comprar compulsivamente.

        Com este trabalho espera-se conhecer mais sobre o tratamento cognitivo comportamental no impulso de comprar, e a importância do acompanhamento com o psicoterapeuta para reduzir os sintomas e descobrir as suas possíveis causas, melhorando assim a qualidade de vida do comprador compulsivo.    

O objetivo do presente estudo foi apresentar uma breve revisão do comportamento do comprar compulsivo descrevendo o que leva uma pessoa a comprar compulsivamente as conseqüências, prejuízos materiais e cognitivos que essa compulsão acarreta, e analisar como a terapia cognitiva comportamental pode auxiliar estes indivíduos na diminuição dos sintomas e na melhora da qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.6 Kb)   pdf (244.7 Kb)   docx (238.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com