TRABALHO DE OBSERVAÇÃO COM SITUAÇÃO PROBLEMA
Por: Brunathaylis • 20/9/2018 • Trabalho acadêmico • 2.186 Palavras (9 Páginas) • 216 Visualizações
SUMÁRIO
I INTRODUÇÃO 1
II SITUAÇÃO PROBLEMA 2
2.1 Aspectos da vida de Salim 2
2.2 Desenvolvimento esperado versus desenvolvimento de Salim 2
III CONCLUSÃO 7
IV REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
I INTRODUÇÃO
O conceito de desenvolvimento humano é amplo e refere-se a uma continua, progressiva e complexa transformação que inclui, além do crescimento, a maturação, aprendizagem e aspectos psíquicos e sociais. O momento da concepção dá início há um processo de transformação que continuará até o final da vida (BRASIL, 2012; PAPALIA, FELDMAN, 2013).
Como forma de facilitar os estudos, o desenvolvimento humano costuma ser dividido em três principais domínios, ou aspectos do eu: desenvolvimento físico (crescimento do corpo e do cérebro, capacidades sensoriais, habilidades motoras e saúde), desenvolvimento cognitivo (aprendizagem, atenção, memória, linguagem, pensamento, raciocínio e criatividade) edesenvolvimento psicossocial (emoções, personalidade e relações sociais). Mas cabe ressaltar que tais aspectos estão interligados e influenciam-se mutuamente durante a vida dos indivíduos (BRASIL, 2012; PAPALIA, FELDMAN, 2013).
Há ainda,outra divisão didática sobre o desenvolvimento humano, que é a divisão em períodos do ciclo de vida. Papalia e Feldman (2013) abordam oito períodos distintos. São eles: Período Pré-natal (da concepção ao nascimento); Primeira Infância (do nascimento aos três anos); Segunda Infância (de três a seis anos); Terceira Infância (de seis a onze anos); Adolescência (de onze a 20 anos); Início da Vida Adulta (de vinte a quarenta anos); Vida Adulta Intermediária (de quarenta a sessenta e cinco anos); e Vida Adulta Tardia (dos sessenta e cinco anos em diante).
Importante mencionar que fatores ambientais (família, vizinhança, nível socioeconômico, raça/etnia e cultura), bem como fatores hereditários afetam diretamente o desenvolvimento humano. Portanto, o desenvolvimento infantil será sempre mediado por outras pessoas, de seu convívio familiar e social, que delimitam e atribuem significados à sua realidade (BRASIL, 2012).
II SITUAÇÃO PROBLEMA
2.1 Aspectos da vida de Salim
Aos três anos Salim, sempre que possível, buscava dormir na cama com seus pais. Para isso, ele insistia muito, com suplícios e soluços. Após três ou quatro noites, os pais cediam, pois ficavam com pena dele. Quando não cediam, no meio da madrugada Salim ia para a cama dos pais e acabava dormindo no meio deles.
Aos cinco anos Salim começou a frequentar a escola e todos os dias selecionava quem iria busca-lo: ora a mãe, ora o pai. Caso os pais trocassem na hora de busca-lo, ele armava uma gritaria na porta da escola e não queria ir embora enquanto a pessoa escolhida não fosse até a escola. As professoras e a direção estranhava esta atitude, pois no dia-a-dia da escola, Salim se saia muito bem nas atividades.
Os pais sempre deram todos os presentes que Salim solicitava, porém com a separação, estão preocupados em não conseguirem atender todos os pedidos do filho, pelo fato que a situação econômica de ambos será reduzida pela metade.
Atualmente, Salim está com8 anos, no 3º ano do Ensino Fundamental e vem apresentando problemas em matemática (não consegue compreender multiplicação e divisão) e em português (troca letras as seguintes letras na escrita “p” com “q” e “b” com “d”, além de gaguejar e também trocar algumas letras durante a leitura). Possui alguns amigos, e é sempre ele quem determina as brincadeiras e as regras. Quando alguma criança propõe algo diferente, ele afirma que essa não é a forma correta e diz que não quer brincar.
2.2 Desenvolvimento esperado versus desenvolvimento de Salim
De acordo com os períodos do ciclo do desenvolvimento humano proposto por Papalia e Feldman (2013), a Primeira, Segunda e Terceira Infância contemplam os seguintes marcos de desenvolvimento, de acordo com os principais domínios físicos, cognitivos e psicossociais:
- Desenvolvimento Físico na Primeira Infância: todos os sentidos e sistemas corporais funcionam em graus variados no nascimento; há um aumento do cérebro em termos de complexidade, sendo altamente sensível à influência ambiental; tanto o crescimento físico quanto o desenvolvimento das habilidades motoras são rápidos.
Não há aspectos na Situação Problema que mencione sobre o desenvolvimento físico de Salim nesta fase de seu desenvolvimento.
- Desenvolvimento Cognitivo na Primeira Infância: estão presentes as capacidades de aprender e lembrar; por volta do final de segundo ano de vida é desenvolvida a capacidade de resolver problemas e de uso de símbolos (palavras, números, e imagens mentais); compreensão e uso da linguagem se desenvolvem rapidamente.
A partir dos dois anos, a criança apresenta capacidade de representar mentalmente objetos e ações, ou seja, é capaz de pensar em ações antes mesmo de realiza-la. Sendo assim, podemos incluir que a insistência com suplícios e soluços de Salim, para que pudesse dormir no quarto de seus pais, talvez fosse uma ação pensada. Bem como o mesmo apresentava condições de compreender e obedecer aos pais, quando eles diziam que o mesmo deveria dormir em seu próprio quarto.
- Desenvolvimento Psicossocial na Primeira Infância: os vínculos afetivos são formados com os pais e com outras pessoas; desenvolvimento da autoconsciência; passagem da dependência para a autonomia; aumento pelo interesse por outras crianças.
A partir dos dois anos, a criança desenvolve um senso de identidade, reconhecendo-se como uma pessoa e atribuindo conceitos a si mesma. É um momento em que a criança começa a reivindicar maior autonomia, expressando suas vontades próprias.
Neste momento, é muito importante que os pais ou cuidadores devam ajudá-la a fixar limites para que adquiram autocontrole e aprendam a identificar comportamentos aceitáveis e inaceitáveis. É necessário encontrar um equilíbrio entre a flexibilidade necessária para que a criança possa explorar sua autonomia e a colocação de limites claros e consistentes, para que a criança aprenda a se controlar (BRASIL, 2012).
...