TRABALHO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Por: PRSMOREIRA • 18/9/2019 • Relatório de pesquisa • 1.556 Palavras (7 Páginas) • 682 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - EAD
UNIDADE CAMPO GRANDE
ATIV ID AD E ES TR U TU R ADA
PS ICOLOGI A D O D E SE N V OLV IMEN T O E DA APR E N D IZAGE M
RIO DE JANEIRO
2019
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
2° PERÍODO
EAD
Trabalho de observação
Solicitado pelo tutor da disciplina
Psicologia e desenvolvimento da Aprendizagem
RIO DE JANEIRO
2019
SUMÁRIO
Introdução 1
Análise de uma criança 2
Desenvolvimento físico e psicomotor 3
Desenvolvimento cognitivo 3 .1
Desenvolvimento social 3 .2
Desenvolvimento emocional 3.3
Aná lise crítica 4
RIO DE JANEIRO
2019
1
INTRODUÇÃO
Este estudo visa trabalhar o desenvolvimento de um indivíduo segundo suas etapas, observando, segundo as teorias dos psicólogos Piaget, Freud, Vygotsky e Erick Erickson, identificando o indivíduo conforme o seu comportamento social, emocional, seu desenvolvimento físico e cognitivo com o meio ao qual ele se insere.
RIO DE JANEIRO
2019
2
ANÁLISE DE UMA CRIANÇA DE 6 ANOS
Identificação:
Nome: Luís Fellipe Mafort
Idade: 6 Anos
Escolaridade: Maternal II
Escola: Particular
Local da visitação: Residência da criança
Dias de Visitação: 09, 10 e 11 de Setembro de 2019
Horário: 18:00hs às 21:00hs
CORRIDA
Uma criança de baixa estatura, pesando aproximadamente 20 Kg, em observação notou-se que Luís é uma criança agitada e em alguns momentos se torna agressivo, corre, pula, grita, chora, tem facilidade de fazer novas amizades, porém em alguns momentos se exclui. É uma criança que ao mesmo tempo se elogia, também se diz incapaz.
Em casa, quando sua irmã não está, seu comportamento é um, pois longe da irmã é um menino carinhoso, não responde, fala corretamente, não grita, mas na presença da irmã seu comportamento muda completamente, tornando-se uma criança agressiva, chora por qualquer motivo, se excluindo logo em seguida.
Quando se contraria fala sozinho e se esconde atrás do sofá ou em baixo da cama, algumas vezes ele mesmo se diz que ninguém gosta dele, segundo os pais, depois do nascimento da irmã ele mudou muito seu comportamento, fazendo coisas que antes não fazia; algumas vezes tem atitudes que não condizem com a sua idade, como por exemplo: fala como nenê, faz xixi na cama e em tudo coloca a culpa nos outros.
Apesar de se histórico de nascimento, é uma criança que não apresentou nenhuma sequela, pois nasceu prematuro, abaixo do peso e com problema respiratórios, permanecendo por 19 dias na Unidade Semi-intensiva da Maternidade.
Na presença do pai, Fellipe é uma criança comportada, obedecendo às regras estipuladas, já com a mãe, o comportamento é outro, tanto que quando a mãe chama sua atenção, ele se esconde, além de investir contra a irmã, fazendo “brincadeiras” com o intuito de machuca-la.
3
Relata a professora que é um ótimo aluno, tem facilidade de realizar tarefas, agilidade em termina-las, gosta de contar histórias, escreve com letra cursiva, suas pinturas são coloridas e sem rasuras, porém em algumas atividades nas quais sente dificuldades em realizá-las, as faz de qualquer forma sem aceitar repreensão.
...