TRABALHO FINAL DE PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO E ÉTICA HIPOCRISIA
Por: Dado Lorenz • 21/5/2019 • Dissertação • 573 Palavras (3 Páginas) • 366 Visualizações
TRABALHO FINAL DE PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO E ÉTICA
HIPOCRISIA
A arte de exigir dos outros aquilo que não se pratica.
Eduardo R. Lorenz
É possível falar sobre ética sem falar de hipocrisia? Creio que não, e vou explicar durante este texto como ética e hipocrisia precisam uma da outra para existirem, andando lado a lado durante nossa vida.
Existem muitos conceitos esclarecendo ética como um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade, ou seja, são regras estabelecidas para provar a moral do sujeito. O conceito de hipocrisia é geralmente ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento, falsidade. Agora que ficaram esclarecido os conceitos vamos problematizar.
Quando o sujeito fica atrelado a um código de ética automaticamente terá que cumprir para que sua moral não seja colocada em julgamento, mas quando esse sujeito não acredita em alguns pontos desse código ético? Usará a defesa mais poderosa do ser humano, a conhecida hipocrisia ajudará esse sujeito a manter suas relações sociais, econômicas e profissionais, fazendo com que passe despercebido na multidão e não vire alvo de críticas ou pré-julgamentos, julgamentos estes que serão feitos por hipócritas que muitas vezes não se expõem e preferem partilhar do mesmo pensamento da massa para não ser alvo. Situações em que a ética e a moral são colocadas em julgamento acontece diariamente com todos que mesmo filtrando e escolhendo as palavras resolvem explanar opiniões sinceras mas que divergem e até agridem os ouvidos de outros, assim sendo a situação é levada em um tom de debate, pois há regras de convívio que estabelecem um padrão de educação mínimo, porém os ânimos começam a se exaltar conforme esse sujeito não demonstra arrependimento pelo seu jeito de pensar, analisando a questão o sujeito usa da hipocrisia para apaziguar o debate, fazendo isto ele ameniza o problema abrindo mão de sua opinião e fingindo aceitar a proposta contraria.
Há um problema grave em usar a hipocrisia demasiadamente para ser considerado normal ou aceito nos meios em que precisa estar, o sujeito está desistindo de suas opiniões, sentimentos, ideologias e desejos, fazendo com que uma frustração e agonia cresçam dentro dele e consumam sua subjetividade lentamente até chegar o dia em que o sujeito não se lembrará como se usa a arma mais poderosa do ser humano, a sinceridade. Arma que muitas vezes não pode ser usada eticamente para não gerar uma situação em que a moral será analisada e criticada. Então questiono novamente; é possível falar sobre ética sem falar de hipocrisia? Sigo achando que não, sendo assim não usei nenhuma citação de autores que falam sobre ética pois minha intenção foi usar a sinceridade e minha subjetividade ao invés da hipocrisia para redigir esse texto que tem como objetivo principal levar o tema ética a uma problematização em que alguns irão refletir sobre, já outros terão que usar a defesa hipócrita para conseguir conviver comigo pelos próximos semestres...
REFERÊNCIAS:
DISPARADOR: REVISTA ENTRE LINHAS ANO VI Nº31 novembro/dezembro de 2005
...