Teoria Psicanalítica
Por: deboraalves12 • 20/9/2016 • Trabalho acadêmico • 951 Palavras (4 Páginas) • 187 Visualizações
[pic 1]
Teoria Psicanalítica
Resumo Cisne negro
Débora Alves Carneiro C076074
A identidade somente se torna uma questão quando está em crise, quando algo, supostamente fixo, coerente e estável é deslocado pela experiência da dúvida e incerteza” (Hall, 1995, p.9)
A história do filme se passa no meio competitivo do balé clássico, com todo o desgaste físico e psicológico que vai para além do dançar por si só.
A personagem principal do filme chama-se Nina, ela é extremamente dedicada ao que faz, procurando sempre pertencer aquele meio e se destacar dentro dele. Parte-se do principio que ela e todo o seu entorno gira pela dança.
A companhia de balé da qual faz parte estava desenvolvendo uma adaptação do “O Lago do Cisne”, então estavam procurando uma bailarina que pudesse ter uma identidade hibrida e ser tanto o Cisne Negro como o Cisne Branco e transmitir com perfeição os opostos. Na realidade é mostrar que em uma sociedade fragmentada o sujeito se reconstrói com diversas informações e acaba criando múltiplas identidades.
O corpo para a bailarina é o principio de tudo, ele passa a mensagem aos demais, então a atitude e a postura são necessárias e há uma rigorosidade consigo mesmo em relação a isso. Você tende a exigir mais do seu psicológico e do seu próprio corpo chegando aos seus limites.
No decorrer do filme, após ser escolhida para fazer a Rainha Cisne, Nina acaba perdendo o seu EU, não conseguindo distinguir quem eram os personagens e quem era Nina Sayers. Ela queria perder o controle e entrou de tal forma no mundo dos personagens, que ela passou a se ver como duas pessoas paralelas, a menina boa, que seria a controlada e a menina má, que não segue padrões que tenta ir sempre além sem pensar nas consequências. E em meio a essas novas sensações ela se via confusa, por que aquilo estava se enraizando nela.
A personagem Lily tem a atitude e a postura que eram necessárias para o papel da Rainha Cisne e isso para Nina foi preocupante, pois ela se viu ameaçada, mas ao mesmo tempo ela queria ser como a Lily. Desejando-a em todos os sentidos.
Perdeu-se no que seria real e o que seria imaginário. Sua concepção estava tão perturbada que ela se viu matando o Cisne Negro, no caso a Lily, para se tornar ele, se transformar em uma pessoa segura de si, só que ela estava ferindo a si mesma.
“A única pessoa no seu caminho é você. É hora de se libertar. Solte-se”.
Questionário
De acordo com a Teoria Psicanalítica, como se dá o relacionamento de Nina com sua mãe? Quais são as consequências deste relacionamento nas relações afetivas de Nina?
A mãe é uma ex bailarina frustrada, onde não permite o crescimento da filha. O quarto todo cor de rosa e a caixinha de musica reflete muito isso. Ela passa seus medos e frustrações para filha.
A mãe é obsessiva pela Nina, em seu quarto á varias fotos e desenhos pendurados no espelho. Nina não faz nada por conta.
Essas e outras condutas ou mecanismos de defesa que persistem até a vida adulta, revelando grau de infantilismo na dependência de aceitação alheia de decisões. Para Psicanálise nessa fase é sinônimo de falta de autonomia de consciência. A busca de atenção, decorrente de sua personificação infantil, causa conforto. É decorrente de um “trauma” causa uma rede de fantasias que Freud levou como “Infantilismo da Sexualidade” Onde até o coreografo pediu para que Nina se descubra se masturbando.
A personagem vive uma luta interna, uma dualidade entre aceitar e acolher sua sombra contra toda uma educação baseada na repressão vinda da mãe.
Quais as relações podemos fazer entre a figurativização do Cisne Branco e Cisne Negro para a personagem Nina e as Instâncias psíquicas na Teoria Psicanalítica? Justifique.
Em 1923, Sigmund Freud formulou a divisão do aparelho psíquico. As instâncias psíquicas são Id, Ego e Superego. Depois de ter vivido intensamente na sua imaginação todos os conflitos da sombra refletida pela amiga, Nina consegue quebrar sua projeção, o espelho. Na cena que ela quebra o espelho, mata sua amiga e sua negação, recebendo o que é seu, reconhecendo em si tudo o que sua amiga representa, abraçando seu lado escuro e tornando-se inteira. Incorpora o Cisne Negro em si. A sombra, o lado negro ocultado pela doçura impar, á perversidade e a loucura, o diálogo interno entre as instâncias da psique. Os desejos mais profundos, os segredos de luxuria, a vontade de expressar tudo que não é permitido pelo Superego.
...