Teorias Humanistas e Existenciais
Por: Juscis Morais • 20/3/2023 • Seminário • 1.101 Palavras (5 Páginas) • 71 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
ATIVIDADE | |
Disciplina: Teorias Humanistas e Existenciais | |
Professor: Juscis Morais | |
Aluno(a): | Turma/Turno: |
1.A fenomenologia é uma corrente de muita importância na primeira metade do século XX. Leia os itens a seguir:
- Considera que devemos estudar o sujeito de forma simples e objetiva, estudando atos concretos e isolados;
- Foi influenciada pela perspectiva positivista marcante nos estudos da metade do século XX
- Se posiciona de forma crítica a filosofia
- Trata-se do estudo dos fenômenos
Podemos considerar que:
A) Todas estão corretas
B) Nenhuma está correta
C) Apenas II, III e IV estão corretas
D) Apenas IV está correta
E) Apenas III, IV estão corretas;
2. Considerando o texto trabalhado em sala, assinale a alternativa correta:
A) Na concepção fenomenológica toda consciência é consciência de alguma coisa e não é dotada de intencionalidade;
B) A fenomenologia propõe o estudo dos fenômenos, considerando a intencionalidade da consciência
C) Brentano é o criador do método fenomenológico
D) A fenomenologia propõe o estudo do sujeito numa perspectiva ahistórica.
3. Considere a leitura do trecho abaixo:
“A resistência de um grupo de psicólogas (os) por reconhecer a legitimidade do sofrimento impingido à população negra pelo racismo é decorrência da limitação profissional deste, por não conseguir se desprender de alguns valores. A necessidade de manter, a qualquer custo, o pertencimento a uma identidade socialmente privilegiada pode estar comprometendo a capacidade de assegurar uma prática inclusiva e promotora do desenvolvimento de mulheres e homens em suas universalidades”.
Considerando o exposto qual conceito fenomenológico se aproxima do enunciado
- Fenômeno
- Redução fenomenológica
- Dialética
- Objeto
- Consciência
4. Sobre os elementos da fenomenologia avalie as alternativas a seguir:
I. É tarefa da fenomenologia ir às coisas mesmas
II- O objeto é sempre um objeto para o inconsciente
III- Consciência, objeto e fenômeno são desvinculados
IV- A análise fenomenológica nos coloca diante da busca de dados que precedem a reflexão científica
Podemos considerar que:
A) Todas estão corretas
B) Nenhuma está correta
C) Apenas II, III e IV estão corretas
D) Apenas IV está correta
E) Apenas I, IV estão corretas;
5. Análise as asserções- razão a seguir:
I. Uma psicologia de base existencial-fenomenológica é relacional e intersubjetiva, isto
é, confirma a prioridade da relação com o outro na constituição do sujeito.
PORQUE
II. Fazer diagnóstico dentro desta perspectiva é identificar e explicitar o modo de
existência do sujeito em seu relacionamento com o ambiente em determinado momento
e que feixes de significados ele constrói de si e do mundo.
Analisando-se as afirmações acima, é correto afirmar que :
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da
I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
6. Um psicólogo uma consulente que relata sua vivência de violência doméstica. O psicólogo ao escutar a pessoa pensa “isso é tão obvio...ela está nessa situação porque quer... basta ela tomar uma decisão”. Logo em seguida o psicólogo verbaliza o que pensou e solicita que ela procure fazer atividades físicas e faça leituras sobre relacionamentos abusivos.
A) A queixa (violência doméstica) é um fenômeno que emerge na sessão e pode ser trabalhada
B) O terapeuta não suspende suas a prioris
C) O terapeuta se direciona a compreensão da essência do fenômeno manifestado pela consulente
D) O terapeuta manifesta uma atitude fenomenológica
E) Há uma valorização do encontro terapêutico
Assinale V ou F
7- Uma atitude interpretativa da vivência do consulente está para realização da epoché e seguinte descrição fenomenológica
( ) certo ( ) errado
...