Teorias do Desenvolvimento de Jean Piaget e Lev Vygotsky
Por: Beatriz Tadros • 1/5/2023 • Trabalho acadêmico • 1.143 Palavras (5 Páginas) • 164 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE PSICOLOGIA (FAPSI)
BEATRIZ TADROS PINHO
ANÁLISE COMPARATIVA
Teorias do Desenvolvimento de Jean Piaget e Lev Vygotsky
MANAUS
2022
BEATRIZ TADROS PINHO
ANÁLISE COMPARATIVA
Teorias do desenvolvimento de Jean Piaget e Lev Vygotsky
Análise comparativa apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento do curso de Psicologia, ministrada pelo prof. Enio Tavares.
MANAUS
2022
- ANÁLISE COMPARATIVA
Dentre as fontes de conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, destacam-se duas teorias de diferentes, porém ambas dotadas de uma perspectiva interacionista. A essência dessa perspectiva é a ideia de que o conhecimento é advindo da interação do sujeito com os objetos inseridos no meio. Faz-se necessário analisar as diferenças e semelhanças, dentre outros aspectos significativos, nas teorias de Jean Piaget e Lev Vygotsky.
- A TEORIA DE JEAN PIAGET
Jean Piaget nasceu em 1896 e desenvolveu a sua teoria a partir do viés construtivista, a qual sugere que o conhecimento é resultado de interpretações e interações com o mundo. Sua obra tem enfoque no conhecimento e na capacidade do desenvolvimento cognitivo a partir das estruturas mentais. O questionamento norteador de suas pesquisas é: como os indivíduos constroem o conhecimento e como ele evolui?
Ao longo de sua teoria, Piaget abordou vários aspectos conceituais importantes. Sua Principal teoria é a da Epistemologia Genética. Segundo Abreu (2010, v. 20, n. 2, p. 361-366), Epistemologia Genética objetiva explicar a continuidade entre processos biológicos e cognitivos, sem tentar reduzir os últimos aos primeiros, o que justifica, e ao mesmo tempo delimita, a especificidade de sua pesquisa epistemológica: o termo genético.
.
Piaget caracterizava a inteligência como uma forma de adaptar o sujeito ao mundo, seguindo o pressuposto construtivista. Além disso, também percebia a inteligência como uma estrutura organizadora de processos e elementos mentais, organizados em níveis de conhecimento, para que assim informações fossem reorganizadas no psiquismo.
Uma das suas principais teorias é a Teoria da Equilibração, que é esclarecida a partir dos conceitos de assimilação e acomodação. A assimilação consiste na interação do sujeito com um objeto desconhecido, dessa forma, ele reordena suas estruturas mentais para assimilar esse novo objeto. Já a acomodação acontece quando o indivíduo é capaz de alterar e reorganizar a informação previamente assimilada, funciona como um mecanismo adaptativo do psiquismo. Sendo assim, a partir desse constante movimento de equilíbrio, desequilíbrio e reequilíbrio, acontece o desenvolvimento cognitivo e a incorporação de conhecimento pelas estruturas mentais.
Quanto ao processo do desenvolvimento, Piaget atribui à criança diferentes estágios que ocorrem de acordo com a idade. Segundo ele, existem três estágios definidos, o sensório motor, que ocorre dos 0 aos 2 anos; o pré-operatório, presente dos 2 aos 7 anos e o operatório que domina a partir dos 7 anos. Porém, o estágio operatório é subdividido em dois estágios, o operatório concreto, que acontece dos 7 aos 11 anos e o operatório abstrato, dos 12 anos em diante.
De acordo com a teoria dos estágios de desenvolvimento, o estágio sensório motor ocorre antes do desenvolvimento da linguagem pela criança. Nesse estágio não há muitas estruturas mentais, porém há foco nas ações e percepções. Já no estágio pré-operatório, a criança percebe de forma mais incisiva a realidade em si, a partir disso desenvolve a linguagem e seu psiquismo se organiza para operações concretas. Já no estágio operatório concreto, ocorre a interiorização das ações da criança, maior desenvolvimento do raciocínio lógico e maior compreensão das regras e normas vigentes. Além disso, no estágio operatório abstrato, apresenta-se maior capacidade de compreensão de situações e fatores abstratos. Há maior desenvolvimento de hipóteses, teorias e possibilidades, com isso os processos mentais já acomodam mais bagagem de conhecimento para favorecer a assimilação e interiorização de novos conceitos.
- A TEORIA DE LEV VYGTOSKY
Lev Vygotsky já desenvolve seus estudos a partir de uma base marxista e uma perspectiva social. Cria então, a teoria Sócio-histórica ou Socioconstrutivista com os princípios advindos do materialismo histórico, a fim de perceber a influência das interações sociais e culturais no psiquismo humano. Diante disso, para ele, a inteligência é um fenômeno psicológico humano que se desenvolve a partir do contato externo e depois é internalizado.
Dentro da sua teoria existem três ideias principais. A primeira afirma que as funções psicológicas tem um suporte biológico, a segunda infere que o psiquismo funciona e se desenvolve a partir das relações entre o indivíduo e o meio e a terceira afirma que a relação homem / mundo é mediada por símbolos.
...