ESTUDO DA TEORIA DO PSICOLOGO RUSSO LEV VYGOTSKY
Por: FLAVIA2009 • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 8.403 Palavras (34 Páginas) • 643 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA DE CAMPINAS
UNIP
ESTUDO DA TEORIA DO PSICOLOGO RUSSO LEV VYGOTSKY
CAMPINAS - SWIFT
2014
AMANDA CRISTINA DOS SANTOS - B62104-4
ALESSANDRA GALVÃO VIEIRA – B793BA-5
CARLA CRISTINA FERNANDES B8409J-1
FLAVIA CRISTINA PRIMO KUHN - B719JJ-1
MARIANA SILVA - B61BEF-4
PRISCILA PEREIRA BATISTA DIAS – B97258-0
ESTUDO DA TEORIA DO PSICOLOGO RUSSO LEV VYGOTSKY
Pesquisa realizada sobre a aplicação dos JOGOS DAS CORES PROIBIDAS DE VYGOSTSKY. Apresentado à disciplina: Psicologia Sócio Interacionista do curso de Psicologia. Orientadora: Profª Deolinda Rita Geralde
CAMPINAS - SWIFT
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................4
2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................5
3. ENTREVISTAS........................................................................................6
4. CONCLUSÃO..........................................................................................50
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................51
6. ANEXOS.................................................................................................52
1. Introdução
Neste trabalho vamos relatar sobre a interação das crianças com o jogo das cores proibidas, com ele conseguimos perceber que com o esforço da criança de raciocinar e pensar implica logo com as linhas de desenvolvimentos que pode beneficiar os fracasso e sucessos intelectuais.
Vygotsky preocupou-se com o desenvolvimento humano, o aprendizado e as relações entre desenvolvimento psicológico ao longo da história do homem e da história individual, atribuindo uma “abordagem genética”.
O conceito mais importante para entendermos as teorias vygotyskyana sobre como funciona o cérebro humano é a mediação. De acordo com Vygotsky, "mediação... é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento”. Acrescenta ainda que ”A mediação é um processo essencial para tornar possíveis atividades psicológicas voluntárias, intencionais, controladas pelo próprio indivíduo”
Falar da proposta de Vygotsky implica considerar que seu trabalho é extremamente complexo, visto que sua elaboração tem por meta à constituição de um projeto de psicologia que pudesse analisar os problemas de aplicação prática do homem, em atendimento às necessidades emergentes da nação russa que acabava de nascer após a revolução socialista de 1917. Vygotsky surge na psicologia num momento significativo para a nação russa. Logo após ter-se consolidado a revolução, emerge uma nova sociedade, que, consequentemente, exige a constituição de um novo homem. Nesse sentido, a primeira missão que a Revolução imprimiu para a psicologia foi à análise dos problemas de aplicação prática. Por sua formação humanista e sua bagagem cultural, Vygotsky reunia as condições necessárias para idealizar uma nova concepção de Educação, Pedologia (ciência da criança) e Psicologia.
Diante da teoria Sócio Interacionista, onde primeiro o individuo aprende para depois se desenvolver, Vygotsky reforça a importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil. É fundamental que a criança tenha oportunidades para brincar, se movimentar, conhecer, experimentar, sentir, descobrir, explorar, criar, interagir, para que possam desenvolver suas potencialidades. A teoria Vygotsky enfatiza ainda mais a responsabilidade do profissional envolvido no desenvolvimento da criança, é fundamental que o profissional em suas práticas pedagógicas e metodológicas de ensino insira jogos e brincadeiras com fins educativos, para que possam propiciar as crianças excelentes experiências como este jogo das cores proibidas na qual desenvolvemos nas crianças envolvidas neste trabalho, com intuído em que possam desenvolver e aprender com maior facilidade.
O brincar desenvolve a função simbólica e a linguagem e trabalha com os limites existentes entre o imaginário e o concreto. Para Vygotsky, o uso de jogos proporciona ambientes desafiadores capazes de estimular o intelecto proporcionando a conquista de estágios mais avançados de raciocínio. Quando o profissional propõe situações de jogos na aplicação dos mesmos, ocasiona momentos de afetividade entre a criança e o aprender tornando a aprendizagem significativa e prazerosa, e isto que foi desenvolvido no trabalho a aprendizagem junto ao interesse do saber.
Enfim jogos e brincadeiras combinados ao processo de ensino é uma excelente oportunidade de aprendizagem, além de propiciar as crianças desenvolvimentos físicos, motor, intelectual, psicológico, e aprimorar as habilidades sociais, a interação e raciocínio. E neste foco que desenvolvemos a elaboração deste trabalho com experimento dos jogos das cores proibidas nas crianças.
2. DESENVOLVIMENTO
Vygotsky nos seus estudos deu ênfase aos processos mentais superiores, procurando compreender os mecanismos psicológicos mais complexos, os quais envolvem o controle consciente do comportamento e a ação intencional. Um conceito sobre o funcionamento psicológico é o conceito de mediação.
Segundo Vygotsky existem dois tipos de elementos mediadores, os instrumentos são elementos externos ao individuo, sua função é provocar mudanças
...