Teorias psicanalitcas
Por: tainajeronymo • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.982 Palavras (8 Páginas) • 296 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
[pic 1]
Nomes :
Marina Baccarin Jorge: 8430168431
Taina Elisa de M. Jeronymo : 8430162987
Thais Fernanda O. dos Santos : 8409958997
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
A psicanálise como método de investigação do psiquismo. A descoberta
e a construção do conceito de inconsciente.
LEME-SP
2015
Marina Baccarin Jorge 8430168431
Tainá Elisa de M. Jeronymo 8430162987
Thais F. Oliveira dos Santos 840958997
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADA
A psicanálise como método de investigação do psiquismo. A descoberta
e a construção do conceito de inconsciente.
Trabalho apresentado à
disciplina de Teorias Psicanalíticas I
Sob orientação do Professor Dr. Eugênio G. Wenzel
LEME
2015
Sumário
INTRODUÇÃO
Texto “A psicanalise” e “É divisível a inconsciência”
Principais autores da psicanalise
Resenha sobre os autores
CONCLUSÃO...................................................................................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................................................11
INTRODUÇÃO
A psicanalise foi criada por Freud, trazendo para nós a estrutura do sistema psíquico humano, o inconsciente, seus mecanismos de defesa, a sexualidade infantil e a interpretação dos sonhos.
Suas técnicas são utilizadas até hoje por profissionais, que também buscam respostas no inconsciente.
Depois de sua primeira teoria, muitas outras vieram para reformular, e trazer novos conceitos e técnicas para a psicanalise.
Texto “A psicanalise” e “É divisível a inconsciência”
O texto “A psicanalise” traz a primeira e segunda teoria sobre a estrutura psíquica do ser humano, o descobrimento do inconsciente, mecanismos de defesa e o recalque, a sexualidade infantil, os métodos e técnicas de atuação da psicanalise freudiana e a interpretação dos sonhos.
A psicanalise nasceu em 1980 com o médico Sigmund Freud, com a intenção de estipular tratamentos dos sintomas de desequilíbrio psíquico. Afirmou a partir disso que o sistema psíquico é controlado pelos primórdios da realidade e do prazer.
O primórdio da realidade leva a recusa da satisfação instantânea tendo uma situação real na realidade, já o primórdio do prazer é o meio básico que liberta e quebra barreiras distantes da razão.
A partir de Freud, houve uma transformação que capacitou a mudança do pensamento pertinente a vida psíquica humana. Seguindo uma abordagem cientifica, o autor gerou a psicanalise por meio de observações das regiões sombrias e dos processos obscuros do psiquismo, transformando-a em métodos e teorias.
Segundo Freud o entendimento do ser humano só ocorre por meio de uma revisão da história pessoal do indivíduo, ligada a sociedade e grupos a que ele pertence.
A psicanalise Freudiana consistiu-se em um processo interpretativo, procurando o significado das criações imaginarias do indivíduo. Por consequência acabou se tornando uma pratica profissional, que procurava o autoconhecimento e a cura.
A primeira teoria criada sobre as estruturas psíquicas do ser humano, foi o primeiro passo para o entendimento da personalidade, que foi dividida em três instancias psíquicas: Pré-consciente, inconsciente e consciente.
O pré-inconsciente é visto como um sistema de ideias que acessam a consciência.
O inconsciente trouxe uma modificação no entendimento sobre o posicionamento subjetivo do homem, imergindo o homem moderno na vitória do espaço subjetivo. É compreendido portanto, como aquele que mostra as ideias reprimidas da consciência. Direciona-se para a sugestão de uma existência psíquica, compreendida como uma área de pulsões =, tendências, desejos e medos.
No entanto, o consciente é tido como um complexo do aparelho psíquico suscetível a informações interiores e exteriores, ressaltando a atenção, percepção e raciocínio.
O descobrimento da sexualidade infantil, se deu por meio de pesquisas feitas por Freud na prática clínica, entendendo que os desejos e pensamentos recalcados eram provenientes de conflitos sexuais durante a vida infantil
Dividiu o desenvolvimento infantil em fases que começavam desde o início da vida, ao nascer a criança tem a fase oral, onde reconhece a boca como o lugar mais sensível.
A fase anal começa por volta do segundo ano de vida, é a fase de maturação, onde ela começa a controlar os músculos, nessa etapa ela desenvolve o andar, a fala, e tem o controle esfincteriano.
A fase fálica acontece por volta dos três anos de idade, é quando as crianças começam a descobrir a diferenciação entre meninos e meninas, essa etapa vai promover organizações psicológicas de masculino e feminino; nessa fase ocorre o complexo de édipo.
Temos também o período de latência, onde há a canalização do libido para o desenvolvimento social. Sendo seguida pela fase genital, onde as zonas de erotização são as genitálias. Nesta fase o indivíduo alcança o pleno desenvolvimento adulto normal, pois ai já aconteceram as adaptações psicológicas e biológicas, discriminação do papel sexual e o desenvolvimento social e intelectual.
...