Terapia Sistêmica Familiar Psicanalítica
Por: Gianni Nunes • 3/6/2024 • Trabalho acadêmico • 4.763 Palavras (20 Páginas) • 59 Visualizações
TERAPIA FAMILIAR PSICANALÍTICA
Trabalho apresentado para a Disciplina de Terapia Familiar Sistêmica do Curso de Psicologia
JAÚ
2024
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. OBJETIVOS 04
3. METÓDO 04
4. DESENVOLVIMENTO 05
4.1 Formulação Teórica .05
4.2 A Psicologia Freudiana da Pulsão .05
4.3 A Psicologia do Self .06
4.4 A Teoria das Relações Objetais .06
5. DESENVOLVIMENTO FAMILIAR NORMAL 07
6. DESENVOLVIMENTO TRANSTORNOS DE COMPORTAMENTO 09
7. OBJETIVOS DA TERAPIA ........10
7.1 Condições Para a Mudança de Comportamento .10
8. TERAPIA ........12
8.1 Avaliação .12
9. CONCLUSÃO ........13
10. REFERÊNCIA 15
- INTRODUÇÃO
A família ocupa um importante papel para o indivíduo e sociedade. Entende-se que ela desempenha a função de preparar seus membros no sentido de auxiliá-los no processo de internalização de valores e crenças que são importantes para o convívio em sociedade (Passos, 2009; Magalhães e Féres-carneiro, 2009).
A terapia familiar psicanalítica, se estrutura com a proposta de intervenção nas relações apresentadas como problemáticas em um núcleo familiar determinado, guiado por um profissional capacitado, o terapeuta familiar. Através de um setting acolhedor e sigiloso, a família se reúne para embarcar em uma jornada de exploração profunda das dinâmicas inconscientes, buscando compreender as raízes dos conflitos, padrões repetitivos e sofrimentos que persistem no seio familiar (Freud,1905).
Embora não tendo como foco principal no inconsciente de cada paciente e de como aquele episódio o afeta individualmente, o terapeuta em algum momento poderá abordá-lo de diversas formas, dependendo da abordagem utilizada e das necessidades apresentadas sobre o caso. Na terapia familiar, o foco se desloca dos indivíduos para a família como um todo, reconhecendo-a como um sistema complexo e interligado, onde cada membro influencia e é influenciado pelos demais (Minuchin,1974).
Kerr & Bowen, (1988), afirmam que ao longo da terapia familiar, os membros da família são convidados a desenvolver novos olhares para eventos padrões de interação, reconhecendo impactos negativos de comportamentos disfuncionais e buscando novas formas de se relacionar.
A terapia familiar apesar de trabalhar de forma grupal é moldado de acordo com as necessidades e dinâmicas específicas de cada grupo, por tanto tem sua individualidade, o tempo de duração também varia para cada caso.
- OBJETIVOS
Para análise e interação familiar, volta-se primeiramente para o individual, curando a raiz que impede o bom funcionamento familiar.
Um dos objetivos dessa terapia é proporcionar e restituir relacionamentos disfuncionais, promovendo um convívio autêntico, respeitoso e harmonioso, onde cada indivíduo possa se sentir acolhido, valorizado e livre para expressar sua verdadeira identidade.
Auxilia também o paciente a explorar seu mundo interno, buscando seu autoconhecimento para a intervenção no meio ao qual está inserido. Tendo em vista a essência do tratamento psicanalítico, cabe ao profissional ajudá-lo a entender seus impulsos inconscientes para reatar uma convivência bem estruturada na sociedade, e uma qualidade de vida sadia e equilibrada entre todos os membros.
- METODO
Foram compilados artigos sobre temáticas relacionadas à terapia familiar psicanalítica, foi realizada ainda uma pesquisa com ênfase à importância das interações familiares e como o sistema familiar interferem no relacionamento intersocial, outros artigos sobre temáticas como relações entre pares e familiares também foram investigados (Souza, J. C., 2020). A busca por esses artigos se deu a partir das bases de dados do Google Acadêmico, onde foi considerado os últimos 5 anos em que foram desenvolvidas no período de 2019 à 2023, a descrição principal utilizada foram: “terapia familiar psicanalítica”, “Freud familiar” e “psicanalise família”, e como refinamento dessa busca, empregaram-se os termos “terapia psicanalítica freudiana”, onde inicialmente tal pesquisa apresentou um total de aproximadamente 21 mil artigos.
A partir disso, realizou-se a leitura dos títulos mais condizentes com o descritor e em seguida a leitura dos resumos dos artigos selecionados com “terapia familiar psicanalítica”. A análise do conteúdo encontrado foi realizada tendo em vista os artigos que descreviam a temática sobre psicanalise familiar e suas compreensões. Deu-se maior importância aos artigos que descreviam associações sobre a psicanalise familiar e quais as maneiras de compreensão dos mesmos e os possíveis impactos ou à influência das relações familiares na sociedade do indivíduo.
Diante disso, constatou-se que as relações familiares são fundamentais aos processos de desenvolvimento e aprendizagem num contexto singular e contextual dos seres humanos.
- DESENVOLVIMENTO
- Formulações Teóricas
A essência do tratamento psicanalítico, é tanto descobrir quanto interpretar os impulsos inconscientes e, quais são as defesas contra eles.
O foco da terapia familiar psicanalítica é descobrir os desejos e medos básicos que impedem os indivíduos de interagir de maneira madura. Os terapeutas familiares veem as ações de seus clientes como produtos de suas interações.
- A Psicologia Freudiana da Pulsão
“(...) conceito situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam dentro do organismo e alcançam a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em consequência de sua ligação com o corpo (FREUD, 1915/1996, p. 127).
No âmago da natureza humana, segundo Freud, estão as pulsões, que são sexuais e agressivas, o conflito mental surge quando as crianças aprendem, e aprendem erroneamente, que agir em função desses impulsos pode levar à punição.
...