Terapia ocupacional na saúde do trabalhador
Por: Lilicato • 24/9/2016 • Trabalho acadêmico • 338 Palavras (2 Páginas) • 488 Visualizações
O relato mostra, sem dúvida, para a relevância da análise acerca do trabalho e sua relação com a saúde dos indivíduos, sendo a saúde do trabalhador uma área importante de intervenção, na qual o terapeuta ocupacional vem ocupando cada vez mais espaço. Para tanto, compreender a relação homem-trabalho sob uma perspectiva sistêmica, possibilita ao terapeuta ocupacional a construção de um conhecimento do ser humano, suas relações e seus contextos em seus múltiplos aspectos, distanciando-se do risco de compreendê-los apenas pelas suas partes ou fragmentos.
O desempregado, o sub-emprego e o trabalho informal tornam se presente nas sociedades atuais, sendo assim provendo trabalhos precários que acabam atingindo a saúde do trabalhador. Esse novo meio com poucas oportunidades levam o trabalhador salariado a ceder a perda de direitos trabalhistas. Essas mudanças provocam um impacto na vida dos trabalhadores criando uma constante instabilidade e de ameaça que e vivida como um mal inevitável atribuída a economia.
O trabalho tem fundamental importância para vida psicológica do trabalhador, e a valorização do trabalho significa uma circunstância positiva, que defini sua identidade social que está ligada pelas relações que desenvolve em seu trabalho. O trabalho pode tanto leva o trabalhador a um sofrimento ou ser uma fonte de prazer, porem quando o reconhecimento do trabalho não existe atinge outros espaços da vida do trabalhador contaminado tudo do seu cotidiano.
terapia ocupacional propõe a inclusão dos indivíduos no trabalho como um processo de reabilitação, procurando adaptar e adequar os indivíduos ao trabalho e vise e verso. Dessa forma na área de saúde e trabalho ganham uma nova dimensão e aplicação, a análise de atividades deixa de ser centrada no fazer individual e passa a compreender situações de trabalho tanto no âmbito organizacional como nas condições de trabalho.
Enfim, estamos afrente de um novo campo complexo e inovador, sendo que ainda há muito o que desenvolver, tanto teórico quanto metodológico, no entanto a partir da atuação dos terapeutas ocupacionais nesta área e da reflexão que se pode forma sobre essa pratica, pode se dizer que este desafio pode ser enfrentado.
...