Titchener e sua metodologia
Por: Alexandre Lemos • 15/9/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.222 Palavras (5 Páginas) • 673 Visualizações
O estruturalismo
A vida de E.B. Titchener
Titchener nasceu em Chichester, Inglaterra, numa família tradicional e com pouco dinheiro, mas possuía uma capacidade intelectual que o ajudava a manter suas bolsas de estudos, prosseguiu em sua educação dedicando-se a filosofia na Universidade de Oxford onde se tornou assistente de filosofia.
Na Universidade de Oxford se interessou pela nova psicologia de Wundt, então fez uma jornada a Leipzig para estudar com Wundt, tendo obtido o grau de doutor em 1892. Embora Titchener tivesse pouco contato com Wundt, parece não haver dúvidas que deixou uma grande impressão permanente no jovem aluno.
Titchener alterou dramaticamente o sistema de Wundt, enquanto jurava ser um seguidor leal. Ele propôs a sua própria abordagem, a que deu o nome de ESTRUTURALISMO, e afirmou que ela representava a forma de psicologia esposada por Wundt.
Os anos de Titchener em Leipzig determinaram o se futuro na psicologia e o de seus alunos. Ele teve um impacto sobre a psicologia americana, mas dentro de pouco tempo, a psicologia na América iria seguir seu próprio curso, mas numa direção que divergia as abordagem de Titchener.
Titchener planejava se tornar o pioneiro da nova psicologia experimental na Inglaterra, mas os ingleses acadêmicos mostraram se céticos diante da abordagem cientifica de um dos seus tópicos filosófico favorito. Portanto, pouco meses depois, foi para os Estados Unidos ensinar psicologia e dirigir o laboratório da universidade Cornell, onde permaneceu dos seu vinte e cinco anos ate o resto de sua vida.
A psicologia estrutural atingiu nos Estados Unidos uma proeminência que durou vários anos, até ser desafiada e derrubada por movimentos mais novos. Embora Titchener fosse sem dúvida uma influente figura da história da psicologia americana, seus contemporâneos, estavam desenvolvendo diferentes definições de psicologia
Titchener aceitou o foco empirista e associacionista sobre elementos ou conteúdos mentais e sua ligação mecânica através do processo da associação, descartou a ênfase wundtiana na apercepção e se concentrou nos elementos que compõem a estrutura da consciência. Segundo Titchener, a tarefa fundamental da psicologia é descobrir a natureza dessas experiências assim, determinar suas estruturas.
Entre 1893 e 1900, ele desenvolveu seu laboratório, comprando equipamentos, fazendo pesquisas e escrevendo artigos. A medida que sua reputação ia atraindo mais alunos para Cornell, ele ia se afastando da exigente tarefa de participar pessoalmente das pesquisa, quando começou a envelhecer se afastou da vida social e acadêmica e passou a trabalhar em seu laboratório em sua casa.
Embora fosse autocrático a maneira de um mestre alemã, Titchener era gentil e prestativo com seu alunos e colegas desde que eles o tratassem com a deferência e respeito que ele achava que merecia.
Por volta de 1910 Titchener começou a trabalhar no que concebeu como uma exposição completa do seu sistema. Infelizmente faleceu de um tumor cerebral aos setenta anos, antes de terminar sua obra. Algumas de suas partes foram publicadas numa revista, e mais tarde reproduzidas num livro póstumo.
Conta-se que o cérebro de Titchener foi conservado e está em Cornell em exibição.
O Sistema de Psicologia de Titchner
De acordo com Titchener, o objeto de estudo da psicologia é a experiência consciente. Todas as ciências, observou ele, compartilham desse objeto – uma parcela do mundo da experiência humana -, mas cada qual se ocupa de um aspecto diferente.
Titchener alertou para o fato de que, no estudo a experiência consciente, não se deve cometer o que ele denominou de erro de estimulo, isto é, confundir o processo mental com o estimulo ou com o objeto a ser observado.
Titchener definiu a consciência como assoma das experiências num dado momento de tempo, e a mente como a soma das nossas experiências acumuladas ao longo da vida. Mente e consciência são realidades semelhantes, mas, enquanto a consciência envolve processos mentais que ocorrem no momento, a mente envolve o acumulo total desses processos.
A psicologia estrutural é uma ciência pura, pois ele alega que a psicologia tem de estudar, e chegar a compreender, a mente humana generalizada, não as mentes individuais e, certamente, não as diferenças, individuais entre mentes. Sua psicologia portanto, não tem preocupações pragmáticas ou utilitárias. A psicologia segundo Titchener não se ocupa da questão da cura de mentes enfermas, nem da reforma de individuas ou da sociedade. Seu único proposito legitimo é descobrir os fatos ou a estrutura da mente.
O Método de Estudo: introspecção
A psicologia, como todas as ciências, depende da observação, mas da observação da experiência consciente. A forma de alto – observação de Tithener, ou introspecção, era realizado por observadores bem treinados que tinham de reaprender a perceber para que pudessem descrever seu estado consciente, e não o estimulo. Tithiner percebeu que todos aprendem a descrever a experiência em termos do estilo e que, na vida cotidiana, isso é benéfico e necessário.
Para descrever sua abordagem, Tithiner adotou o rotulo de culpe, introspecção experimental sistemática, ele usava relatos detalhados, qualitativos e subjetivos das atividades mentais do sujeito durante o ato de introspecção, ele se opunha a abordagem wundtiana, com seus equipamentos e sua concentração em medidas objetivas.
...