Trabalho apresentado para disciplina de Processos Psicológicos Básicos
Por: Camila Zanon • 16/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.859 Palavras (8 Páginas) • 464 Visualizações
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
PERCEPÇÃO
AMANDA LETICIA A. BARROS RA: C990GD-0
CAMILA ZANON CARPANEZE RA: D03661-0
GEOVANNA DE GÊNOVA RA: C 94EB-0
KEVILLY M. CARMONA RA: N1113D-7
SILVIO MATHEUS S. KARAS RA: D113CH-6
LEONARDO S. KOPANYSHYN RA: D0770D-9
Campus Assis – São Paulo
2016
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
AMANDA LETICIA A. BARROS RA: C990GD-0
CAMILA ZANON CARPANEZE RA: D03661-0
GEOVANNA DE GÊNOVA RA: C 94EB-0
KEVILLY M. CARMONA RA: N1113D-7
SILVIO MATHEUS S. KARAS RA: D113CH-6
LEONARDO S. KOPANYSHYN RA: D0770D-9
PERCEPÇÃO
Trabalho apresentado para disciplina de Processos Psicológicos Básicos, sob a orientação da Professora Marisa Silva.
Campus Assis – São Paulo
2016
SUMARIO
RESUMO
1. INTRODUÇÃO
2. METODOLOGIA
2.1 LOCAL:
2.2 INSTRUMENTOS:
2.3 POPULAÇÃO
2.4 PROCEDIMENTO:
3. RESULTADO
4. DISCUSSÃO
5. CONCLUSÃO
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
ANEXOS
RESUMO
Este trabalho tem como tema a análise da percepção sensorial dos indivíduos. Durante a execução do trabalho, foi realizada a experiência de apresentar duas imagens distintas a uma pessoa: uma das imagens colorida; a outra em preto e branco. A pessoa então nos verbalizou o que foi percebido por ela através das diferentes imagens e o porquê de ter percebido a imagem daquela forma. Assim, pretendem-se partir da análise da narrativa para elaborarmos de um caso empírico possível quadros teóricos sobre a percepção humana.
INTRODUÇÃO
Percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, ou seja, detectamos o fato e depois codificamos com sinais neurais (processo que chamamos de sensação).
Devemos levar em consideração o fato de que cada sujeito percebe o mundo de maneira diferente e isso ocorre por diversos fatores, como o fato de possuirmos o genoma e os neurônios ligeiramente distintos, pela nossa subjetividade, por termos vivenciado experiências diferentes ao longo da vida e também o estado fisiológico (pessoas que fazem uso de álcool ou drogas) e o estado psicológico (pessoas que estão em estado depressivo, maníaco, psicose entre outros).
METODOLOGIA
- LOCAL: Casa da voluntaria
- INSTRUMENTOS: Caneta, papel, lápis.
- POPULAÇÃO: Uma mulher de aproximadamente 19 anos.
- PROCEDIMENTO: Após apresentar carta de apresentação e termo de consentimento assinado pela voluntaria, lhe foi mostrado as imagens aqui anexadas, pedido para que ela dissesse o que via, após falar as imagens que via foi perguntado o motivo dela ter tido essa percepção.
RESULTADO
Ao mostrarmos a primeira imagem a voluntaria afirma que enxerga um cálice de fogo , perguntamos então o porque , ela respondeu que havia acabado de assistir Harry potter , em seguida enxergou uma narguilé e por fim conseguiu ver a projeção do branco no preto , enxergando assim os dois rostos. Ao mostrarmos a segunda imagem afirma que a primeira coisa que enxergou foi um rosto de um senhor e logo depois percebeu a mulher em pé carregando algo, em seguida disse que havia um cachorro “morto” ao lado, perguntamos o porquê, afirma que por ele estar deitado e quietinho passou a sensação de estar morto, encontrou também nos pilares do lado esquerdo dois rostos e no do lado direito um rosto de mulher e um pássaro.
...