UM BREVE RESGATE DA PEDAGOGIA HISTÓRICO – CRÍTICA EM GASPARIN
Por: robsonjmc • 30/3/2016 • Resenha • 884 Palavras (4 Páginas) • 425 Visualizações
[pic 1] | Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos Instituto Superior de Educação |
UM BREVE RESGATE DA PEDAGOGIA HISTÓRICO – CRÍTICA EM GASPARIN
2015
CINCO PASSOS PEDAGÓGICOS NA OBRA DE GASPARIN
Na obra de João Luiz Gasparin são expostos cinco passos para uma prática docente na perspectiva histórico-crítica: Prática social inicial do conteúdo, problematização, instrumentalização, catarse e Prática social final do conteúdo. Tais passos serão brevemente explicados a seguir.
Prática Social Inicial
A prática Social Inicial é o ponto de partida do processo pedagógico, nesta etapa deve-se trazer para a sala de aula todas as vivências e experiências que o educando já tem sobre o conteúdo a ser trabalhado. Isso é necessário para que o conteúdo mostre relação com a realidade social. Professor estimular os alunos para que possam vivenciar este conteúdo, tanto para mostrar que ele está presente no seu cotidiano quanto para retirá-los da tradicional posição de meros receptores de um conteúdo já pronto.
Problematização
Nesta etapa há a discussão de questões ligadas ao conteúdo proposto, aqui podemos visualizar o conteúdo em diferentes dimensões sociais: conceitual, histórica, social, política, estética, religiosa, etc. Para o autor este momento de investigação abre um caminho que pode sensibilizar o educando para uma aprendizagem significativa. A problematização seria a transição entre prática social inicial e teoria, nela se relaciona à vivência do conteúdo percebida no momento da prática social o inicial ao conteúdo em sua teoria, é quando se aproximam conhecimentos espontâneos dos conhecimentos científicos.
Instrumentalização
Na instrumentalização o educando vai se apropriar de instrumentos culturais e científicos necessários para modificar aqueles conhecimentos espontâneos mostrados na prática social inicial, para isso o professor deve se colocar como mediador entre o aluno e o conhecimento científico. Através da análise, o conhecimento inicial vai se ampliando para um conhecimento mais complexo e abrangente. Nesta etapa, o professor deve trabalhar o conteúdo de modo sistematizado, buscando conceituar os problemas levantados na etapa anterior. Percebendo esses níveis em cada um de seus alunos o professor poderá melhorar o seu processo de ensino.
Catarse
A catarse é o momento em que ocorre a síntese mental por parte do educando dos conteúdos trabalhados, é quando o educando compreende e fala sobre o conteúdo, mostrando que o mesmo foi assimilado e ajudou na transformação de seus conceitos prévios. Na visão de Gasparin (2005, p.130), neste momento, o aluno: 8 traduz oralmente ou por escrito a compreensão que teve de todo o processo de trabalho. Expressa a sua nova maneira de ver o conteúdo e prática social. É capaz de entendê-los em um novo patamar, mais elevado, mais consistente e mais bem estruturado. Compreende, da mesma forma, com mais clareza, tanto a Problematização quanto a Instrumentalização. Ao professor cabe criar mecanismos de avaliação para perceber se essa síntese mental ocorreu e como ocorreu, para depois propiciar a realização do último passo que é a prática social final.
...