TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISÃO COMPARTILHADA

Pesquisas Acadêmicas: VISÃO COMPARTILHADA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  3.419 Palavras (14 Páginas)  •  1.705 Visualizações

Página 1 de 14

VISÃO COMPARTILHADA

1. INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo conceituar o que é visão compartilhada, diferenciá-la de visão pessoal, e principalmente mostrar qual a sua importância dentro de uma organização. Além disso, também será mostrado a diferença entre participação, comprometimento e aceitação, e a diferença entre conhecimento tácido e explícito, ambas explicações relevantes ao tema de visão compartilhada.

O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e exigente, as organizações devem agir rapidamente nas tomadas de decisões e nas respostas ao mercado, pois as mudanças são constantes. Essas mudanças tendem a aumentar, forçando as empresas a mensurar custos, melhorar sua qualidade de produtos ou serviços, visar crescimento e produtividade. Com isso a atuação das pessoas se torna essencial, tendo reconhecimento pelos administradores das empresas.

Não basta apenas a empresa ter objetivos e metas claras, estabelecer estratégias para crescer, isso deve ser compartilhado pelas pessoas que fazem parte da empresa. Quanto maior o nível de comprometimento e envolvimento, maior é o desempenho, e com isso a empresa tem grandes chances de permanecer no mercado por muito tempo. Essa inclusão das pessoas com os objetivos da empresa é fundamental para concretizar os objetivos.

Há a necessidade de uma visão compartilhada por todos os colaboradores a respeito do futuro da empresa. Entretanto em muitas organizações isso só funciona no papel ou nos discursos, pode-se citar aquelas que têm como formas de administração as Prisões Psíquicas, Instrumentos de Dominação e Máquinas.

Muitos profissionais não conhecem ou não lembram quais eram os objetivos e a visão de futuro das empresas que trabalham, afetando assim seu desempenho nas atividades e prejudicando a efetivação desses objetivos e dessa visão. O compartilhamento da visão do futuro e das estratégias cria um ambiente de sinergia, melhorando o desempenho da equipe.

2. CONCEITOS

Para um melhor entendimento do tema visão compartilhada alguns conceitos embasados no livro “A quinta disciplina”, de Peter M. Senge estão citados à seguir:

• Visão da organização: são acontecimentos futuros que projetamos para o presente da organização. Determina uma direção e influencia as ações. Para que seja uma visão partilhada, terá de surgir da reflexão de um grupo de pessoas sobre o futuro da organização.

• Missão: é a razão básica para a existência da organização, o propósito de uma organização só é aperfeiçoado ao longo do tempo de reflexão e ação.

• Valores: série de princípios pelos quais as pessoas são guiadas através de uma visão. A partir do momento que se define um perfil de comportamento que é aceito e praticado pela equipe/grupo, torna-se mais fácil à inter-relação e mais coerente o conceito da empresa interna e externamente.

• Objetivos: são as ações ou resultados que a organização se compromete em alcançar para concretizar a visão da empresa ou do grupo/equipe. Definir um rumo para a organização, reconhecido e apoiado por todos.

• Compartilhar: Ter ou tomar parte em; participar de; compartir, dividir partilhar. Principalmente na visão compartilhada significa comunicar e participar.

3. VISÃO COMPARTILHADA

O novo recurso que hoje tem se mostrado como fonte de agregar valor à organização é visão compartilhada ou pode ser chamado de conhecimento compartilhado. E vem sendo cada vez mais difundido dentro das empresas. Essa pratica torna-se inevitável uma vez que nada adianta dispor de conhecimentos se não os partilhar. É necessário a existência de fluxos de conhecimentos, que são canais de rede que facilitam a rápida difusão de conhecimentos e experiências.

“É uma disciplina coletiva que visa estabelecer objetivos comuns. As pessoas devem ter um senso de compromisso em grupo ou organização. Além disso, precisam criar imagens do futuro que pretendem criar.” (CHIAVENATO; IDALBERTO, 2004, p. 162.).

3.1 INTERESSE EM COMUM

Para se criar uma visão compartilhada é necessário que as pessoas tenham interesses em comum entre si. Com isso, o aprendizado dentro da organização torna-se mais fácil. Isso acontece porque quando as pessoas realmente compartilham uma visão, elas sentem-se conectadas, ligadas por uma aspiração comum. Além disso, a visão compartilhada conta com o comprometimento verdadeiro de muitas pessoas, uma vez que reflete a visão de cada uma delas.

Uma visão compartilhada pode começar através de uma ideia, mas quando se torna estimulante o suficiente para obter apoio de mais de uma pessoa, ela deixa de ser uma abstração. Ou seja, as pessoas começam a vê-la como se realmente existisse. Existem poucas forças nas questões humanas que são poderosas quanto uma visão compartilhada, e que tem um poder de motivação tão grande quanto ela.

3.2 POR QUE AS VISÕES COMPARTILHADAS SÃO IMPORTANTES?

Uma visão compartilhada é o primeiro passo para que grupos se tornem equipes, e assim, pessoas que normalmente não conseguem trabalhar juntas, passam a confiar uma nas outras, e desenvolvem assim um ótimo trabalho. A visão compartilhada muda o relacionamento das pessoas com a empresa, ou seja, em lugar de “sua empresa”, ela se torna “nossa empresa”. Na verdade, a noção compartilhada de propósito, visão de valores operacionais da organização, estabelece o nível mais básico de compartilhamento.

Através das visões compartilhadas as pessoas se sentem corajosas de uma forma natural, a ponto de não perceberem mais a extensão da sua coragem. Ter coragem é simplesmente fazer o que for necessário para realizar a visão.

Uma visão compartilhada também prevê um lema para manter o processo de aprendizagem em curso quando o estresse se desenvolve. Com uma visão compartilhada estamos mais propensos a expor nossas ideias, desistir de posições extremamente arraigadas e reconhecer dificuldades pessoais e organizacionais.

Além disso, através da visão compartilhada as empresas conseguem finalmente que os funcionários se comprometam com o longo prazo. Afinal, as pessoas não focalizam a longo prazo porque precisam, e sim porque querem. E é apenas com a visão compartilhada que as pessoas passam a focalizar o longo prazo.

A importância da visão compartilhada aparece claramente na criação de grandes empresas como Apple e Ford, pois ela só foi possível graças a visão compartilhada de seus criadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com