Vida e Obra Rorschach
Por: Aryadneia • 28/8/2017 • Trabalho acadêmico • 4.802 Palavras (20 Páginas) • 354 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH
CURSO DE PSICOLOGIA - CAMPUS MANAUS
HERMANN RORSCHACH
MANAUS
2017
HERMANN RORSCHACH
Trabalho apresentado como exigência na obtenção de nota para a média do segundo semestre da disciplina Técnicas de Investigação de Personalidade pela Universidade Paulista – UNIP campus Manaus, sob orientação da professora.
MANAUS
2017
Sumário
Vida e Obra 4
Histórico e Objetivo da Técnica 5
Método de Rorschach 5
Técnica de Aplicação 7
Fase de Associação 7
Fase de Inquérito 8
Classificação das Respostas: 9
Modalidades Principais 9
Modalidades Secundárias 11
Determinante Forma. 11
Respostas de Forma - rf 12
Conteúdo e Resposta Vulgar. 12
Determinante Cor. 13
Respostas de cor – rc 13
Determinante Movimento 14
Determinante Luminosidade. 15
Determinante Rerspectiva. 16
Critérios para a Interpretação do Tipo de Trabalho Mental. 16
Tipo de Trabalho Mental 16
Capacidade Associativa e Tempo de Produção de Respostas 17
Capacidade Associativa: 17
Modalidades principais: 17
Modalidades secundárias: 18
Conclusão 20
Referência Bibliográfica: 21
VIDA E OBRA
Hermann Rorschach nasceu em Zurique, Suíça, em 8 de novembro de 1884. Seu pai era professor de desenho e, desde cedo Rorschach pareceu ter herdado a sensibilidade artística do pai. Já no curso secundário dedicava-se ao desenho, fazendo caricaturas e criando formas curiosas com borrões de tinta. Devido a essas brincadeiras, seus colegas o apelidaram de “Klex” (desenhista de borrões, caricaturista).
Forma-se médico em 1909 e em 1921 publica sua clássica monografia Psychodiagnóstik, cujo subtítulo, traduzido, seria: Métodos e resultados de experimentos de diagnóstico através da percepção. Através da comparação das respostas de diferentes pacientes e pessoas que conhecia, Rorschach procurou descobrir dimensões importantes da personalidade nas respostas às pranchas e encontrar padrões que poderiam ser utilizados para o diagnóstico de pacientes.
Em seu livro, reuniu o resultado de seus estudos com as manchas coloridas mostradas aos pacientes para que dissessem suas impressões. A partir dessas experiências, criou uma importante prova para análise da personalidade que foi discutida, ampliada e modificada no decorrer dos anos por inúmeros autores.
Apesar da maioria das pessoas considerá-lo uma prova imaginativa, na realidade, sua interpretação envolve um complexo processo de que participam a percepção e os dados aperceptivos e mnêmicos da personalidade, através dos quais o psicólogo poderá compreender a estrutura emocional dos indivíduos. O seu interesse, portanto, não se apoiou tanto no que o sujeito via, mas muito mais na maneira com que ele manuseava o material de estimulação.
Hermann Rorschach vem a falecer em 1922 de peritonite aguda inoperável. Sua morte prematura interrompeu seus estudos sobre sua técnica. Mas outros autores, seduzidos por suas idéias, deram seguimento às pesquisas na Europa, e no final da década de vinte, nos Estados Unidos. Desde então, o interesse a respeito tem se mantido contínuo e vigoroso.
No Brasil, um dos primeiros nomes ligados à prova de Rorschach é o do psiquiatra Aníbal Silveira (1902-1979). Silveira passou a utilizar e a sistematizar a prova de Rorschach desenvolvendo uma concepção própria, a qual considera a prova não só como um exame psicológico, mas como um recurso sutil para investigar as interações existentes entre as funções subjetivas e para caracterizar o processo de adaptação do indivíduo ao ambiente físico e social.
A partir de 1945, um grupo de especialistas brasileiros do Hospital do Juqueri em São Paulo, se reúne para trocar experiências e aprofundar seus conhecimentos sobre a técnica criando em 1952, a Sociedade Rorschach de São Paulo – tendo como fundador o Dr. Aníbal Silveira, que já estudava esta prova desde 1927. Seus trabalhos sobre o teste são vastos; até 1963 apresentava 112 títulos abordando o Psicodiagnóstico de Rorschach. Em suas mãos, este instrumento de análise permitiu elucidar quadros clínicos psiquiátricos, distúrbios psicológicos e até mesmo desordens estruturais e funcionais do sistema nervoso. É sua sistematização que adotamos no curso.
HISTÓRICO E OBJETIVO DA TÉCNICA
1884 – Nasce Hermann Rorschach em Zurique
1909 – Forma-se médico psiquiatra em Zurique
1910 – Casa-se com Olga Stempelin e tem 2 filhos
1912 – Apresenta sua tese “Alucinações Reflexas e Fenômenos Associados”
1918 – Elaboração das pranchas
1921 – Publicação do livro “Psicodiagnóstico”
1922 – Morre de peritonite aguda inoperável aos 38 anos
1932 -- 1952 – Introduzido no Brasil (Hospital do Juqueri)
MÉTODO DE RORSCHACH
“O Método de Rorschach é classificado entre as técnicas projetivas, porque se fundamenta no conceito de projeção”.
...