Violencia E Agressividade
Ensaios: Violencia E Agressividade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rejanecosta32 • 11/6/2013 • 2.700 Palavras (11 Páginas) • 389 Visualizações
Violência e Agressividade
“Estaremos a tornar-nos cegos perante as evidências?”
.
.
. Introdução
Este é o trabalho de Filosofia de carácter obrigatório do 3º Período. Neste trabalho iremos apresentar o tema da Violência e Agressividade.
A maior parte das pessoas pensa que a violência se manifesta apenas quando há recurso à violência física, mas não é verdade: a violência engloba também a violência verbal e psicológica. Pode ser praticada por qualquer pessoa, contra qualquer ser. Agressividade é um complemento da violência e neste trabalho pretendemos demonstrar as diferenças ou semelhanças entre ambas.
Escolhemos este tema porque a violência é um problema que atinge milhares de pessoas e não só as crianças, adolescentes ou as mulheres. É praticada por qualquer pessoa e pode ser realizada contra quase tudo – pessoas, animais e objectos. É um tema que possui muitas vertentes.
Realizamos este trabalho em busca de mais conhecimento próprio e enriquecimento da nossa cultura pessoal. Este género de assunto não é debatido em muita profundidade na comunicação social. Dado que é bastante falado – e é cada vez mais comum – não queremos “cegar” perante as evidências pelo que vamos procurar conhecimentos que nos permitam avaliar correctamente as situações com que nos deparemos quer de forma directa quer indirecta.
O Tema
Definição de Violência e Agressividade
Violência é a conduta que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objecto. Recusa a autonomia, prejudica a integridade física ou psicológica chegando a atentar contra a vida de outrem. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.
A noção de violência afasta-se da de força, palavra que no quotidiano costuma estar presente quando se pensa em violência. Enquanto força designa, em termos filosóficos, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação devassa, impaciente e baseada na fúria, que não tenta dialogar ou fazer prevalecer a sua opinião, apenas o demonstra a partir da violência.
Considera-se violência explícita quando as normas ou regras morais sociais são desrespeitadas. Mas, uma vez que nem todas as sociedades partilham as mesmas normas, também o conceito de violência varia.
Agressividade é a tendência humana de ter vontade de cometer um acto de violência contra outro humano. Pode ser também o conjunto de tendências que se concretizam em condutas que pretendem causar danos a outras pessoas, destruí-las, coagi-las ou até mesmo humilhá-las.
Muitas vezes a agressividade é, por motivos religiosos ou culturais, comparada a violência ou destrutibilidade quando, na realidade, os dois últimos são comportamentos patológicos da conduta humana que podem pôr em causa a sobrevivência da espécie enquanto a agressividade é um fenómeno comum no dia-a-dia.
A pessoa agressiva é alguém que reage a tudo como se fosse uma disputa, uma prova às suas capacidades mentais. A competição passa a fazer parte da sua vida e desde cedo esforça-se para nunca falhar, nunca ser excluído. Para uma pessoa agressiva por natureza, a crítica é avassaladora.
É importante salientar que a sociedade amplia o conceito de agressividade, chegando ao absurdo de considerar a sinceridade e a autenticidade como resultados de agressividade.
Na sociedade competitiva em que vivemos todas as decisões são tomadas tendo em consideração possibilidade de agressão quando o nosso espaço pessoal é violado. As consequências destas acções não são apenas os efeitos da agressividade em si como também da culpa resultante.
No entanto deve-se ter em mente que tais comportamentos são úteis no âmbito da reflexão profunda sobre o tipo de reacção necessária para demonstrar os verdadeiros sentimentos perante os outros. O obstáculo deste processo passa por descobrir como o fazer sem causar demasiados danos.
Para explicar porque determinadas pessoas reagem de certas maneiras a diferente situações há a necessidade de citar o complexo de inferioridade, complexo em que alguém acredita completamente, desde a sua infância, que é menos que qualquer outra pessoa. Como consequência a pessoa desenvolve uma personalidade tímida e retraída e em situações sociais tende a criar muita raiva e ódio para se compensar psicologicamente.
Para o desenvolvimento de uma relação sem agressividade são precisas paciência, dedicação e confiança.
Agressão verbal, física e emocional
Agressão verbal
O praticante de agressão verbal ataca a sua família mesmo na presença de desconhecidos. Uma vez que precisa de menos força física a mulher tende a especializar-se neste tipo de violência.
A violência verbal consiste em agredir directamente sem uso de força física. Um agressor pode agredir pelo que diz ou pelo que não diz.
Um agressor verbal pode também ofender moralmente o agredido. Criticando o seu trabalho, o corpo, ou a forma de realizar determinadas tarefas.
Agressão física
Agressão física é praticada quando é usada a força com o objectivo de ferir. Normalmente o agressor aplica murros ou estaladas, agressões com objectos ou queimaduras.
As formas de agressão física variam consoante o agredido e o agressor. Se a vítima for um homem é natural, uma vez que possui maior força física, que o acto de agressão seja praticado por terceiros como profissionais contratados ou durante o sono do agredido.
Apesar de todas as medidas de precaução, apesar de toda a protecção dada a crianças e adolescentes, o número de agressões praticadas por estas contra pais, avós e outro familiares tem vindo a aumentar.
O álcool é uma agravante do comportamento agressivo. A Embriagues Patológica é o estado em que a pessoa que bebe se torna muito agressiva e por vezes não se relembra do que fez durante os seus ataques de ira. Além de alcoólicos, os chamados portadores de Transtorno Explosivo de Personalidade são
...