Violência urbana
Por: Mirta9653 • 23/11/2015 • Dissertação • 324 Palavras (2 Páginas) • 3.286 Visualizações
A partir da situação narrada, elabore um texto dissertativo sobre a violência urbana, apresentando:
- Análise de duas causas do tipo de violência descrita no texto; (valor 7,0 pontos)
A violência urbana é a expressão que designa o fenômeno social de comportamento deliberadamente transgressor e agressivo ocorrido em função do convívio urbano. A pobreza não e que causa a violência. Mas fatores importantes contribuem para o crescimento do crime que são a impessoalidade das relações nas grandes metrópoles e a desestruturação familiar. Esta última é causa e também efeito. É causa porque sem laços familiares fortes, a probabilidade de uma criança vir a cometer um crime na adolescência é maior. A desestrutura familiar tem a ver com as condições mínimas de afeto e convivência dentro da família, o que pode ocorrer em qualquer modelo familiar.
Como consequência surge graves problemas sociais como fome, miséria, desemprego e marginalização, que associados à ineficiência das políticas de segurança pública contribuem para o aumento dos atos de violência no mundo. Um crescimento populacional desordenado trás diversos problemas sociais, dentre eles o aumento da criminalidade.
- Dois fatores que contribuíram para evitar o fato descrito na notícia. (valor de 3,0 pontos )
B) O desemprego não e considerado um fator para a violência urbana, mas o desemprego de ingresso sim, pois quando o jovem procura o primeiro emprego, objetivando sua inserção no mercado formal de trabalho, e não obtém sucesso tem relação direta com o aumento da violência, porque torna o jovem mais vulnerável ao ingresso na criminalidade. Na verdade, o desemprego, ou o subemprego, mexe com a autoestima do jovem e o faz pensar em outras formas de conseguir espaço na sociedade, de ser, enfim, reconhecido. E, ainda, outro fator que infla o número de homicídios no Brasil é a disseminação das armas de fogo, principalmente das armas leves. Discussões banais, como brigas familiares, de bar e de trânsito, terminam em assassinato porque há uma arma de fogo envolvida.
...