Vygotsky Aprendizado e Desenvolvimento um Processo Sócio-Histórico
Por: DaianePio10 • 9/4/2016 • Trabalho acadêmico • 301 Palavras (2 Páginas) • 430 Visualizações
PIO DÉCIMO
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DAIANE PIO DÉCIMO
Biofísica
Fichamento apresentado no curso de Ciências Biológicas da Faculdade PIO DÉCIMO como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Biofísica no 5º período, sob orientação do Prof.ª. Flávia Alcântara
Aracajú - SE
Abril de 2016
A biofísica é uma ciência interdisciplinar que parte do princípio e utilização de métodos da física para solucionar situações atribuídas à biologia.
Neste sentido, estuda-se a biofísica da circulação sanguínea, no que diz respeito a função de comunicação entre matéria e energia nos diversos comprimentos biológicos. A circulação sanguínea tem um mecanismo de vai-e-vem ininterrupto de nutrientes e compostos metabólitos diversos, ministrados por uma energia potencial e cinética no sistema do organismo (HENEINE, 2010).
O sistema circulatório dos vertebrados tem como características a circulação fechada, completa e dupla a qual impossibilita a mistura do sangue arterial e venoso. O coração é o órgão responsável pelo bombeamento sanguíneo, é constituído de um tecido muscular denominado miocárdio, que fica encerrado num saco fibroso, uma serosa chamada pericárdio. Encontra-se dividido internamente longitudinalmente, formado de duas câmaras que se comunicam: átrios e ventrículos (SOARES, 1998).
O movimento de bombeamento do coração é responsável por pulsar o sangue por todo o corpo, que tem a velocidade maior que a corrente sanguínea. A contração responsável por essa pulsação é a sístole e diástole, a sístole contrai os músculos do coração, expulsando o sangue do órgão, já a diástole faz os músculos relaxarem e permitem a entrada de matéria no coração.
Referente ao que mencionado acima, Heneine ressalta:
Durante a sístole, o sangue é subitamente acelerado em todas as artérias, pela massa sanguínea que é ejetada nos ventrículos. A pressão e velocidade do sangue atingem um nível máximo. Durante a diástole, tanto a pressão como a corrente sanguínea continuam, embora em nível menor (p. 250).
...