A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MÉDIA COMPLEXIDADE: Os desafios enfrentados por este profissional no combate a violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes.
Por: Neusa Aparecida Ferreira Batista • 18/5/2021 • Monografia • 16.555 Palavras (67 Páginas) • 354 Visualizações
UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Curso de Serviço Social
Aline Cristine Batista Gomes
Brenda Soares de Oliveira
José Koti Júnior
Luciene Duarte de Brito
Leandro de Morais
A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MÉDIA COMPLEXIDADE:
Os desafios enfrentados por este profissional no combate a violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes.
Registro/ SP. 2020
Aline Cristine Batista Gomes
Brenda Soares de Oliveira
José Koti Júnior
Luciene Duarte de Brito
Leandro de Morais
A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MÉDIA COMPLEXIDADE:
Os desafios enfrentados por este profissional no combate a violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes.
Monografia apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade de Santo Amaro - UNISA como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social. Orientador: Professora Especialista Luana Euzébia da Silva.
Registro/ SP
2020
Aline Cristine Batista Gomes
Brenda Soares de Oliveira
José Koti Júnior
Luciene Duarte de Brito
Leandro de Morais
A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MÉDIA COMPLEXIDADE:
Os desafios enfrentados por este profissional no combate a violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade de Santo Amaro - UNISA como requisito parcial para obtenção do título Bacharel em Serviço Social.
Orientador: Professora Especialista Luana Euzébia da Silva
São Paulo,......de.................... de 2020.
Banca Examinadora
..............................................
Professora Especialista Luana Euzébia da Silva
“Dedicamos este trabalho a Deus e aos nossos pais, que não mediram esforços em nossa criação, onde a dedicação, o carinho e a cumplicidade, sempre estiveram presentes para que pudéssemos chegar a este momento, a todos os familiares, amigos, conhecidos e profissionais que nos incentivaram e contribuíram para nossa formação profissional”.
Agradecemos a Deus por ter nos dado saúde e força para superação de todas as dificuldades.
Aos nossos pais, por existirmos, pelo amor, incentivo e apoio incondicional nesta jornada.
Aos companheiros, que compartilharam nossos anseios, desequilíbrios, medos, mas sempre mantendo a cumplicidade, o carinho e o estímulo para vencermos esses obstáculos.
Aos nossos amigos que compartilharam esta experiência, nos dando força e incentivo para prosseguir.
À nossa Tutora e Supervisora acadêmica Ivonilce Antonia da Silva, que nos acompanhou desde o início, dando o suporte necessário para que chegássemos até este momento.
Ao nosso orientador do TCC Professora especialista Luana Euzébia da Silva, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube, pelas suas correções e incentivos.
Aos colegas de curso que nos proporcionaram grandes discussões e trabalhos durante as aulas, dividindo suas reflexões e metodologias de aprendizagem com clareza e objetividade, buscando o aprimoramento do estudo em cada dinâmica exercida em sala.
A esta universidade, seu corpo docente, direção e administração que oportunizaram a janela que hoje vislumbramos um horizonte superior de confiança e mérito presentes nesta formação.
E a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da nossa formação, o nosso muito obrigado e que Deus os abençoe!
“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”.
Madre Teresa de Calcutá
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo revisar a literatura existente e analisar a atuação do Assistente Social na Média complexidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e os desafios enfrentados por este profissional no combate a Violência e o Abuso Sexual de crianças e adolescentes, apontando ainda, o histórico desse tema que vem desde a antiguidade até a atualidade sendo constantemente praticadas, tornando este assunto cada vez mais preocupante, discutido em todos os âmbitos políticos, sociais e acadêmicos. O objetivo é verificar-se também, a importância de se compreender quais medidas de proteção devem ser tomadas pelo Assistente Social junto às vítimas e à família e as intervenções que deverão ser realizadas para garantir a defesa de direitos e combate a violência e o abuso sexual, com crianças e adolescentes dentro e fora do contexto familiar. A hipótese sobre os desafios enfrentados pelos Assistentes Sociais na média complexidade, em sua maioria é o silêncio das vítimas que tem medo de apontar seus agressores. O uso da pesquisa qualitativa, exploratória bibliográfica, por sua vez, serve para proporcionar maior familiaridade com o tema, tornando-o explícito e construindo hipóteses sobre ele através das bases de dados consultados, justificando a importância da intervenção do profissional do Serviço Social, que busca não só formas de identificação e solução desses casos, como também, possibilidades de defesa e garantia dos direitos das vítimas, através de sua capacidade teórica e metodológica, para amenizar com seu trabalho, as dificuldades enfrentadas pelos usuários, como também demonstrar nesse contexto, que o profissional do Serviço Social é de extrema importância no auxílio dessas vítimas, buscando encaminhamento dentro da equipe técnica e dos órgãos de competência para o combate destas expressões das questões sociais.
...