TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contextualização do Creas

Por:   •  25/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.110 Palavras (13 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO.......................................................................................... 

2 DESENVOLVIMENTO:...................................................................................

3.CONCLUSÃO......................................................................................

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................

        

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

1 INTRODUÇÃO

Falta fazer

2 DESENVOLVIMENTO

  1.  CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

  1. – IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO CAMPO DE ESTÁGIO

A instituição do CREAS foi inaugurado no dia 25 de junho de 2011, com o intuito de garantir direitos aos cidadãos deste município. Sendo uma ramificação da Secretaria de Assistência Social, tem em seus registros atendimentos a idosos, crianças, adolescentes,mulheres e jovens em situação de violação de direitos.

O município de Paratinga possui uma área de aproximadamente 2.956Km e está localizado na Região econômica do baixo médio São Francisco, na região Oeste da Bahia. Encontra-se a 708 km da capital baiana e limita-se com os municípios de Ibotirama, Bom Jesus da Lapa, Oliveira dos Brejinhos, Boquira e Macaúbas.

Como a referida lei estava defasada no que diz respeito ao pleito dos recursos humanos e sua remuneração, não só no âmbito da Política de Assistência, mais na demais do município, dá uma nova denominação às secretarias e modifica o quadro de cargos, vagas e remuneração.

Com a implantação do SUAS o município é configurado como Gestão Básica Porte II, com isso, a política de assistência social passa a ser executada para proteção social de famílias e indivíduos, em situação de risco e vulnerabilidade social.  

Com a Política Nacional de Assistência Social – PNAS – 2004, com a implantação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e com a Tipificação através da Resolução nº 109 de 11 de Novembro de 2009 que veio dimensionar e direcionar os serviços socioassistenciais, nos Serviços de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos – PAEFI; Serviço Especializado em Abordagem Social; Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida – LA e de Prestação de Serviços à Comunidade – PSC; Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias e Serviço Especializado para Pessoa em Situação de Rua ampliando, dessa forma suas possibilidades de resposta ao Poder Público às situações de contingências e violação de direitos vivenciadas por famílias e indivíduos no País.

O CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social, onde são oferecidos os serviços do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), tendo como objetivo, o desenvolvimento local, buscando potencializar o território de modo geral.  

O processo de monitoramento do SUAS, iniciado através dos Censos CRAS e CREAS, representa também uma significante ação para a consolidação do Sistema, tendo em vista permitir o acompanhamento contínuo da operacionalização de serviços no âmbito da Política Púbica de Assistência Social.

  1. – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

No CREAS de Paratinga exercem  como gestores atuais a equipe composta por:

  •  Coordenadora do CREAS;
  • Assistente Social, Advogado, Psicólogo, Fisioterapeuta
  • .Agentes Operacionais

A finalidade da instituição é articular um conjunto de serviços socioassistênciais na zona urbana bem como na zona rural, encaminhando as famílias atendidas para a rede de serviços e benefícios no território, estabelecendo em consonância com o individuo o seu traçado de liberdade plena, onde se destina a população que se encontra em condição de vulnerabilidade e risco social, proveniente da pobreza, privação e fragilização de vínculos afetivos e também que convivem em circunstância de discriminação etária, étnica, de gênero ou decorrente de deficiência.

A missão do CREAS é proporcionar à criança, adolescente, mulher, idoso e no conjunto às famílias em situação de risco social, ações de desenvolvimento, reabilitação, fortalecimento de vínculos familiares, estabelecendo o resgate da cidadania e a inclusão social. O CREAS, sendo uma referência no município de Paratinga Bahia, situado na região norte da Bahia. Configurado pelo Sistema Único de Assistência Social de médio porte II e sua proteção é básica na ação e proteção da cobertura demandada pela zona urbana e rural. No emprego de uma atuação legítima e eficaz o CREAS conta com alguns regulamentos, para uma aplicação correta dos seus serviços.

A equipe do CREAS conta atualmente com os seguintes gestores de:

Quantidade

Profissional

01

Agente Administrativo

01                

Faxineira

01

Coordenadora

01

Assistentes Sociais

02

Psicólogas

02

Agentes Sociais

01

Agente de Serviços Gerais

  • Organograma da Instituição:

[pic 1]

2. OBJETIVO INSTITUCIONAL

O CREAS tem como objetivo prevenir situações de risco por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Seus programas, projetos, serviços e benefícios destinam-se a população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias e étnicas, de gênero ou por deficiências).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (263.9 Kb)   docx (217.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com